Como escolher a melhor escola para os seus filhos

escolher a melhor escola

Uma atitude decisiva para o futuro da sua família é escolher a melhor escola para os seus filhos. Porém, fazer isso não é nada fácil, pois exigirá muita pesquisa e reflexão.

Neste artigo, você encontrará dicas sobre os principais fatores que devem pesar nessa decisão, tanto os de caráter prático quanto os educacionais. Então, continue com a leitura para descobrir.

O que devo considerar antes de escolher a melhor escola?

Primeiramente, devemos mencionar que a avaliação da qualidade de uma instituição educacional envolve critérios objetivos e subjetivos. Além disso, existem questões pessoais e familiares que podem influenciar a sua escolha, como a sua rotina. Desse modo, em vez de se perguntar se a escola é boa, você deve refletir se ela é adequada para os seus filhos. Veja a seguir os vários quesitos a se considerar nessa seleção.

Aspectos técnicos

1) Preço da mensalidade

Analisar o impacto do preço cobrado pela escola no orçamento da sua família é um dos primeiros passos nesse percurso. Por exemplo, é bastante comum que as mensalidades escolares tenham um custo elevado nas grandes cidades. Desse modo, o ideal é coletar vários orçamentos e negociar condições vantajosas de pagamento.

De antemão, fica aqui um alerta: cuidado com escolas que cobram preços muito abaixo da média do mercado. Existe uma grande possibilidade de elas não serem de boa qualidade.

2) Proximidade da residência

Não adianta que a escola dos seus filhos seja excelente se você perder várias horas do seu dia para o deslocamento até ela. Então, o ideal é escolher uma instituição com localização próxima à sua residência. Idealmente, no máximo até trinta minutos de carro.

3) Círculo social

Vale a pena coletar informações e indicações com amigos e familiares sobre as escolas em que os filhos deles estudam. Assim, você terá uma compreensão dos pontos positivos e negativos do local, advinda da opinião direta de quem é cliente da instituição. Portanto, a reputação da escola é sempre um fator a se considerar.

Além disso, seria bastante enriquecedor se crianças e adolescentes do mesmo círculo de amigos estudassem na mesma escola. Desse modo, a experiência deles seria mais proveitosa e isso abriria uma facilidade para as famílias, pois elas poderiam compartilhar em caso de necessidade a responsabilidade do transporte dos alunos.

4) Horário das aulas

Cada escola tem o seu próprio turno de aulas e horários de início e de término das atividades. Então, considere isso no processo de escolha, levando em conta o seu trabalho e a rotina da sua família. A saber, um centro de ensino que começa o dia muito cedo irá demandar que os seus filhos durmam em horário apropriado na noite anterior, o que requer uma grande adaptação.

Por outro lado, existem escolas de educação integral, com aulas de manhã e de tarde. Se você desejar essa modalidade, procure saber quais são os momentos de intervalo e de alimentação na escola, além dos horários de entrada e de saída.

Critérios educacionais para escolher a melhor escola

1) Equilíbrio entre formação humana e conteudismo

O papel da escola não é só criar um ambiente de aprendizagem significativa dos conhecimentos curriculares. Igualmente, ela deve formar cidadãos conscientes do seu papel no mundo e promover a sociabilidade entre todos que participam da rotina escolar.

As instituições de ensino têm a sua própria filosofia e vocação educacional, como você verá adiante. Algumas escolas podem ter foco em formação humanista e/ou religiosa, ao passo que outras enfatizam essencialmente a aprovação para o vestibular. Logo, a decisão fica a seu critério. Nesse sentido, aconselhamos buscar uma escola que equilibre essas duas dimensões em seu projeto pedagógico.

2) Competências socioemocionais

Um critério fundamental para escolher a melhor escola é o ensino de competências socioemocionais. Matemática, história e português são disciplinas essenciais para a aprendizagem dos estudantes, mas eles também precisam praticar e cultivar sentimentos que os aperfeiçoem enquanto seres humanos. Dessa maneira, podemos citar como exemplos:

  • empatia;
  • liderança;
  • inteligência emocional;
  • resiliência;
  • autocuidado;
  • senso crítico;
  • confiança;
  • organização;
  • responsabilidade.

Essas competências podem ser trabalhadas tanto nas matérias, de forma transversal, quanto em uma atividade pedagógica complementar. Enfim, o importante aqui é desenvolver nos estudantes a percepção de que o conhecimento é plural, tem consequências e ultrapassa os limites da escola.

3) Habilidades para o mercado de trabalho

Ademais, outro fator relevante a se considerar é se a escola desenvolve habilidades que os estudantes utilizarão futuramente na vida e no mercado de trabalho. Certamente, essa característica trará um enorme diferencial para a carreira futura deles. Logo, confira alguns tópicos de interesse:

4) Educação digital

A atual geração de estudantes já nasceu conectada. Dessa forma, a educação do século XXI precisa acompanhar a digitalização e as transformações tecnológicas da sociedade, o que reforçaria o interesse dos alunos nos conteúdos escolares.

Assim, procure descobrir se a escola tem laboratórios de informática apropriados e boa velocidade de internet, se utiliza plataformas online para aprendizagem e se incentiva o manejo de ferramentas digitais em sala de aula.

5) Didática inovadora

Outro quesito importante para escolher a melhor escola para os seus filhos é conferir qual é o método didático da instituição. Entretanto, se ela utilizar métodos tradicionais e ultrapassados, excessivamente focados em aulas expositivas nas quais os alunos são passivos no processo de assimilação dos conteúdos, escolha outra alternativa!

Atualmente, as escolas mais modernas e desenvolvidas empregam as metodologias ativas no ensino, as quais incentivam a autonomia dos estudantes e fazem com que eles participem diretamente da construção do conhecimento dentro e fora da sala de aula.

6) Proximidade entre família e escola

É essencial que a escola tenha um relacionamento transparente com as famílias e proporcione momentos constantes de trocas de impressões e feedbacks. Portanto, esse acesso facilitado proporcionará um acompanhamento direto e eficaz do desempenho escolar dos seus filhos.

Assim, procure escolas com uma boa frequência de reunião de pais e mestres e com canais de atendimento online e presencial. Além disso, também é bom ter uma coordenação pedagógica disposta a ouvir elogios e críticas das famílias caso seja necessário.

7) Indicadores de qualidade

Existem critérios objetivos que você pode considerar para selecionar a escola dos seus filhos. A saber, eles são indicadores quantitativos que atestam a qualidade de uma instituição de ensino. Veja aqui os principais:

  • nota do IDEB;
  • número de alunos matriculados;
  • quantidade de estudantes aprovados em vestibulares;
  • prêmios recebidos por instituições de renome da sociedade;
  • número de professores por aluno;
  • taxa de reprovação e de evasão escolar;
  • orçamento anual da escola.

8) Atividades extraclasse

A educação escolar não pode se restringir à sala de aula. Logo, os centros de ensino devem organizar projetos interdisciplinares, aulas de música, teatro, feiras de ciências, eventos esportivos, atividades culturais e momentos de socialização nos quais todos os integrantes da comunidade possam interagir.

9) Infraestrutura de ponta

Para escolher a melhor escola, é imprescindível analisar a qualidade da sua infraestrutura. Ou seja, avaliar o estado dos espaços físicos (salas de aula, banheiros, corredores, cantinas e estacionamento) e a condição do edifício (tamanho, pintura, estética, segurança e acessibilidade). Igualmente, identifique se ela tem diferenciais como laboratórios de informática e robótica, complexos poliesportivos, bibliotecas com muitos livros, dentre outros.

10) Filosofia educacional adequada

No Brasil, as escolas têm autonomia para selecionar a sua linha pedagógica, desde que essa seja plenamente explicada no Projeto Político-Pedagógico da instituição e divulgada aos membros da comunidade escolar. Podemos citar como exemplo de filosofias educacionais os métodos Montessori, Waldorf, Humanista, Tradicional, Confessional e Construtivista. Além disso, é importante que você avalie o posicionamento da escola em relação a temas como:

  • ensino bilíngue;
  • formação política e religiosa;
  • conteúdos dos livros didáticos;
  • inclusão para alunos portadores de necessidades especiais;
  • gestão democrática;
  • educação integral.

11) Higiene e alimentação

Adiante, outro critério para escolher a melhor escola é identificar o grau de limpeza e de higienização dos espaços escolares. Veja se o centro de ensino tem profissionais que limpam o prédio com frequência, se possui lixeiras em quantidade adequada e se incentiva a cultura do respeito ao meio ambiente.

Além disso, a alimentação oferecida na escola deve ser alvo da sua atenção. De preferência, opte por instituições que promovam o consumo de refeições saudáveis, o que contribuirá para a redução da obesidade infantil e juvenil.

12) Equipe pedagógica diferenciada

A qualidade dos professores e da coordenação pedagógica em uma escola é decisiva para o seu sucesso. Procure descobrir qual é a formação dos docentes, se eles têm pós-graduação, se a instituição fornece cursos de aperfeiçoamento contínuo, se têm experiência no ofício e como ocorre o recrutamento para contratação.

Por outro lado, também se recomenda selecionar escolas com apoio especializado de psicólogos no ambiente escolar. Esse aspecto contribui imensamente para a melhora do processo educacional, em especial em questões como disciplina e dificuldades na aprendizagem.

Dicas finais

Por fim, após conferir estas dicas, você deve ter notado que escolher a melhor escola para os seus filhos não é uma tarefa simples. Certamente, será muito complicado se matricular em uma instituição que atenda a todos esses requisitos.

Então, visite várias escolas, leve os seus filhos, converse com eles, pesquise bastante e faça uma lista de prós e contras baseada no que você leu neste artigo. Desse modo, você terá um bom conjunto de informações que lhe permitirá tomar uma decisão embasada. Como dissemos anteriormente: a melhor escola é a instituição que melhor se adapta à realidade da sua família.

Gostou deste artigo? Se você curte acompanhar conteúdo educacional de qualidade, sugerimos que se inscreva nas nossas páginas no Instagram e no Facebook. Lá você encontrará muitos materiais que irão expandir os seus conhecimentos.

Compartilhe

Mais posts

aula particular

Aula particular: onze motivos para fazer

Por que contratar uma aula particular? Os alunos da Geração Z necessitam de uma prática educacional capaz de suprir os desafios oferecidos pela sociedade do

Abrir chat
1
Olá 👋
Como podemos te ajudar?

Clique no botão abaixo para nos enviar uma mensagem.