Projeto político-pedagógico: veja a sua importância para a escola

projeto político-pedagógico

O documento que define a abordagem educacional de uma escola é o seu projeto político-pedagógico (PPP). Dessa forma, é fundamental compreendê-lo para se posicionar sobre o desenvolvimento da experiência escolar de uma instituição.

Neste artigo, você verá o que é um PPP, quais são as suas características e como funciona a sua estrutura documental, além de conferir algumas dicas sobre o momento de matricular os seus filhos na escola. Então, prossiga com a leitura para descobrir.

O que é um projeto político-pedagógico (PPP)?

As diversas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil têm filosofias educacionais diferentes. Por exemplo, elas podem adotar métodos como o tradicional, o construtivista, o Montessori ou o Waldorf. Além disso, a sua estrutura administrativa talvez seja pública, privada, confessional, dentre outros modelos. Assim, o PPP é o documento que expressa a filosofia e a metodologia pedagógica de cada instituição.

O nome do termo já determina as suas duas principais dimensões: política e pedagógica. De antemão, vale a pena reforçar que a primeira característica não diz respeito a um movimento de partidarização dos estudantes. Ao contrário, ela indica a responsabilidade social da escola, a qual deve formar os alunos para a cidadania. Nesse sentido, a faceta pedagógica do documento apresenta como esse objetivo será atingido e sob quais mecanismos de ensino e aprendizagem.

Construção colaborativa

A existência do projeto político-pedagógico para os centros de ensino é ordenada pelo marco legal da educação brasileira, composto pela Constituição Federal (1988), pela LDB (1996) e pelo PNE (2014). Enfim, a legislação assegura às escolas autonomia para elaborarem as suas propostas pedagógicas.

Em suma, o PPP adota a filosofia da gestão democrática. Dessa maneira, ele deve ser construído de forma colaborativa por todas as instâncias presentes nas escolas, tais como: o conselho de classe; o grêmio estudantil; a diretoria; a associação de pais, mães e responsáveis; as entidades beneficentes. Logo, o documento necessita ser debatido, votado e confirmado em uma assembleia formal, a partir de métodos e de trâmites transparentes à toda a comunidade escolar.

O PPP enquanto documento

Sobretudo, o projeto político-pedagógico é um documento com planejamento explícito e período de implementação definido. Acima de tudo, ele precisa ser viável e exequível. Ou seja, o PPP deve se adaptar à realidade financeira e administrativa da escola. Nesse sentido, ele se estrutura a partir de três elementos: o marco referencial, o diagnóstico e a programação, como você pode conferir a seguir.

Marco referencial

Esse elemento explicita a filosofia educacional da escola, com foco nos conhecimentos e nas habilidades esperadas para os alunos. Assim, discute-se nessa fase sobre a construção do currículo e a proposta pedagógica. Além disso, aqui também se menciona quais são os valores da instituição e como ela se posiciona perante as questões sociais relevantes à sua existência.

Diagnóstico

A etapa do diagnóstico apresenta a lista de vantagens e desvantagens relacionadas à situação da escola. A saber, é nessa fase que são apresentados os indicadores do desempenho do centro de ensino.

Eles podem ser: quantitativos (número de alunos; nota no IDEB; índice de aprovação e reprovação; evasão escolar; nível do orçamento executado; recursos materiais); qualitativos (grau de eficiência do ensino; análise do cumprimento de metas; prêmios e honrarias concedidas); comportamentais (cultura da escola; hábitos dos estudantes; mudanças previstas).

Programação

A fase da programação pressupõe a indicação da maneira pela qual a escola vai cumprir os objetivos traçados. Nesse sentido, aqui se apresentará o conjunto de ações destinadas ao propósito do PPP. Desse modo, é fundamental que se estabeleça um objetivo geral e objetivos específicos relativos ao documento, acompanhados das metas e dos prazos para a sua implementação.

Dicas finais

Por fim, cabe às famílias verificar o projeto político-pedagógico da escola dos seus filhos, especialmente no momento de matriculá-los na instituição. Logo, pesquise bem acerca do conteúdo ensinado, dos valores transmitidos e do método pedagógico para não ter surpresas. Assim, será possível conferir se ela está no caminho certo.

Gostou deste conteúdo? Você pode ler mais artigos formativos de educação em nosso blog. Navegue por ele para descobrir!