O que é educação do século XXI?

educação do século XXI

A necessidade de renovação do sistema educacional é uma ideia constante para quem promove uma educação do século XXI. Desde o ano 2000, mais de duas décadas se passaram e o ensino ainda permanece obsoleto na maior parte do Brasil.

Neste artigo, você vai encontrar informações sobre as características de uma educação moderna, quais são as habilidades desenvolvidas, qual é o papel do professor nesse contexto e como a Milênio Reforço Escolar a aplica em sua prática pedagógica. Então, prossiga com a leitura para descobrir.

O que é educação do século XXI?

A educação se transformou imensamente com o surgimento da internet. Assim, as gerações Z e Alfa agregam crianças e adolescentes mergulhados na era digital no século XXI. Dessa forma, o modelo educacional tradicional do século XX, baseado na absorção e transmissão de conhecimento teórico em sala de aula, torna-se cada vez mais insuficiente.

Nesse sentido, plataformas como o Google, Youtube e as redes sociais despontam como concorrentes do método tradicional de ensino. A saber, esses canais apresentam novas formas de adquirir e divulgar informações e conhecimentos por meio da inovação e da criatividade.

Sobretudo, o processo de ensino e aprendizagem na escola pode adaptar esse princípio em sua prática pedagógica. Dessa maneira, implementaria-se o que se chama comumente de “educação 4.0”, ou seja, uma escolarização no século XXI baseada na tecnologia, nas metodologias ativas e no desenvolvimento de competências.

Habilidades educacionais do século XXI

Reconhecer que a educação do século XXI deve ser diferente do ensino do século XX é o primeiro passo para formarmos uma geração de alunos preparados para a universidade e o mercado de trabalho, e porque não dizer, para o mundo.

Por exemplo, a renomada organização educacional americana Partnership for 21st century identifica quatro habilidades necessárias para os estudantes de hoje em dia:

• pensamento crítico;
  • colaboração;
  • criatividade;
  • comunicação.

Qual é o papel do professor nesse novo cenário?

Logo, esse cenário impacta diretamente a responsabilidade dos professores. Antes considerados como guardiões do conhecimento verdadeiro na aula, agora frequentemente são desafiados por alunos munidos de informações da internet que muitas vezes não são verdadeiras.

Dessa forma, cabe ao professor estar conectado ao mundo digital, de preferência utilizando-o como ferramenta de ensino para saber lidar com essas situações. O docente precisa atuar aqui como um mediador e auxiliar os seus alunos no processo de descoberta do próprio conhecimento.

Contudo, devemos frisar que a educação do século XXI não pode se restringir ao método tecnológico. Ou seja, não pode ser simplesmente uma aula por computador na modalidade híbrida. Portanto, devemos repensar a própria cultura educacional. Isso significa aplicar concretamente as metodologias ativas na educação e posicionar o estudante como o centro do processo de ensino e de aprendizagem na escola.

Educação do século XXI: lema da Milênio Reforço Escolar

Apesar do aumento da interação digital dos alunos, o ensino tende a ser cada vez mais individualizado, com o objetivo de explorar e potencializar as habilidades e as competências dos estudantes. A aula particular surge aqui como um importante instrumento de educação complementar.

Certamente, a Milênio Reforço Escolar busca trabalhar essas habilidades nas aulas, sempre com respeito ao ritmo próprio de aprendizagem dos alunos. Nelas, os estudantes aprendem a:

• compreender criticamente o conteúdo estudado;
  • colaborar para o bom andamento da aula, participando e interagindo com o professor;
  • ter criatividade na resolução de exercícios e projetos;
  • comunicar-se com o professor, expondo dúvidas e dificuldades.

Em suma, desenvolver essas habilidades em conexão com o mundo digital é o grande objetivo para a educação do século XXI. Assim, seria possível desenvolvermos crianças e adolescentes cada vez mais preparados e autônomos para conseguir superar os desafios do futuro.

Se você tem interesse em mais conteúdos sobre educação moderna e digital, sugerimos que siga as nossas páginas no Instagram e no Facebook para mais artigos.