Ensino híbrido: método de aprendizagem eficiente

ensino híbrido

A pandemia de COVID-19 fez com que o ensino a distância se tornasse a metodologia educacional em voga nas escolas. Agora que as aulas presenciais estão retornando em várias cidades no Brasil, fica a dúvida se não deveríamos aproveitar a oportunidade e fazer com que as aulas online se tornem permanentes. Uma ótima solução seria a adoção do ensino híbrido, também chamado de blended learning.

O ensino híbrido combina as metodologias de aula presencial e online, de forma que você possa desfrutar de uma aprendizagem mais criativa e dinâmica. Na sala de aula, são valorizadas as interações aluno/professor e aluno/aluno durante a transmissão do conteúdo. Além disso, você complementaria essa aprendizagem por meio de instrumentos online.

A metodologia de ensino híbrido respeita o diferente ritmo de aprendizagem dos alunos, por seu caráter personalizado. Ao utilizar ferramentas digitais, ela faz com que você se torne mais interessado na matéria estudada. Dessa forma, a flexibilidade é um dos grandes trunfos desse modelo. A possibilidade de ter as aulas em diferentes ambientes e horários torna a aprendizagem mais atraente. Isso potencializa a sua capacidade de aprender.

Aplicação

Primeiramente, uma forma inteligente de utilizar o ensino híbrido na aprendizagem é por meio da “Rotação de Laboratório”, prática presente em algumas escolas brasileiras. Nesse formato, os alunos mesclam a aula entre a sala e o laboratório de informática. O professor divide a turma em dois grupos. O primeiro realiza atividades em sala de aula e o segundo vai para o laboratório utilizar ferramentas digitais (como pesquisas na internet, exercícios online, vídeos no Youtube, podcasts). Em seguida, após um tempo determinado pelo professor, os alunos alternam os ambientes.

Outras formas de utilização do ensino híbrido rotacional são a sala de aula invertida, a rotação por estações e a rotação individual. Em todas essas propostas, mesclam-se diferentes ambientes de aprendizagem e se usam recursos tecnológicos para aprender. Além disso, existem outras formas de aplicação do ensino híbrido que não envolvem a prática rotacional, como os modelos flex, à la carte e o virtual aprimorado. Esses modelos mesclam a presença dos alunos na escola com a aprendizagem online em suas casas. Você pode descobrir de maneira detalhada como esses métodos são aplicados neste artigo.

Escola e professores

É importante dizer que para o ensino híbrido ser eficaz não adianta simplesmente embutir a tecnologia no ensino. Por isso, cabe às escolas montar um plano pedagógico adaptado para essa metodologia e fornecer a infraestrutura adequada para a sua implementação.

Portanto, o papel dos professores também é afetado nesse modelo. O ensino híbrido acentua a autonomia dos alunos na aprendizagem, devendo então o professor atuar como orientador e proponente de estratégias para que o objetivo final da aula não se perca no dinamismo desse método. Para isso, é necessário muito planejamento e preparo no assunto. Nesse sentido, a escola pode então fornecer uma formação continuada aos docentes por meio de cursos específicos em ensino híbrido. Já imaginou como seria fantástico aprender com professores e professoras treinados para ensinar com as tecnologias mais modernas de educação?

Ensino híbrido no século XXI

A característica digital da educação do século XXI tem tudo a ver com o ensino híbrido (veja mais aqui). Ele possui a grande vantagem de aproveitar os méritos do ensino presencial e fortalecê-lo com a inovação do ensino a distância. Afinal, sejamos sensatos, não existe um modelo educacional perfeito capaz de suprir todas as necessidades dos alunos e professores.

Essencialmente, a educação tem de ser plural e variada. Ou seja, se existem diferentes formas de aprender, devem existir também diferentes formas de ensinar! Em suma, o ensino híbrido é uma fórmula que dialoga com esse cenário, combinando as vantagens de diferentes metodologias pedagógicas. Acima de tudo, ele valoriza a sua autonomia e liberdade e te coloca como personagem ativo no processo de aprendizagem. Nas palavras do mestre em educação Carlos Jiupato:

Na proposta do Ensino Híbrido a escola passa a ser o local de produção e significação do conhecimento, além de ser espaço privilegiado de relações humanas. O aluno não frequenta a escola para obter informações, essas já lhe foram sugeridas pelo professor para suas atividades extraclasse e on-line. Na escola, os jovens vão com questões sobre como usar e organizar essas informações e transformá-las em conhecimento, ou seja, para atingir um objetivo específico. Além do mais, todos os lugares da escola se tornam espaços de aprender (JIUPATO, 2020, p. 35).

Em conclusão, a Milênio Reforço Escolar oferece os serviços de aula particular online e presencial, podendo tranquilamente oferecer o ensino híbrido caso seja a sua vontade. Satisfação garantida! Entre em contato conosco (quadro abaixo) ou reserve sua aula no site.