Guia das carreiras mais promissoras para 2023

carreiras mais promissoras para 2023

O ENEM 2022 está chegando e com ele vem a dúvida estudantil sobre quais serão as carreiras mais promissoras para 2023. Afinal, escolher o curso universitário não é uma tarefa fácil e é necessário estar atento às demandas do mercado de trabalho.

Neste artigo, você vai conferir quais são as carreiras com mais potencial de empregabilidade e bons salários para o ano que vem, segmentadas por setor, principais cargos e nichos de atuação. Logo, prossiga com a leitura para descobrir.

Quais são as carreiras mais promissoras para 2023?

Primeiramente, a base para este levantamento vem do Guia Salarial 2023 produzido pela empresa Robert Half e divulgado pela VC S/A. Sobretudo, podemos destacar as áreas de tecnologia e ESG (“ambiental, social e governança”), as quais agregam a maior capacidade de criação de oportunidades de emprego de altos salários.

Dessa maneira, apresentamos a seguir uma lista detalhada das seis áreas de trabalho mais promissoras para o ano que vem, com as suas respectivas características e cargos de referência.

1) Mercado financeiro

De antemão, este setor abarca profissionais que operam serviços bancários e financeiros no mercado, como o gerenciamento de investimentos. Os cargos mais promissores dessa área são os de gerente de relacionamento private, analista de fusões e analista de compliance. Além disso, os seus nichos de maior empregabilidade serão os de:

• fintechs;
  • assets;
  • fundos de private equity;
  • bancos de investimentos;
  • meios de pagamentos.

2) Tecnologia

Certamente, a área de tecnologia é uma das carreiras mais promissoras para 2023 devido à sua capacidade de inovação e transformação. A saber, ela constitui um mercado de trabalho bastante aquecido com salários atrativos.

Os cargos de maior destaque neste setor são os de coordenador de infraestrutura, desenvolvedor front-end sênior e coordenador de segurança da informação. Ademais, estes são os seus nichos de maior empregabilidade:

• suporte para mercado financeiro;
  • varejo;
  • startups;
  • logística;
  • tecnologia geral.

3) Jurídico

As carreiras ligadas ao Direito sempre oferecem um leque amplo de oportunidades no mercado de trabalho. Sobretudo, a tendência mais promissora dessa área atualmente é a que promove um intercâmbio com o segmento de tecnologia, por meio de suporte jurídico (Direito digital).

Nesse sentido, os cargos com grande potencial para 2023 serão os de advogado contencioso cível sênior, advogado de compliance sênior e advogado empresarial sênior. Além disso, os seus nichos de maior empregabilidade serão os de:

• agronegócio;
  • bens de consumo;
  • serviços;
  • e-commerce;
  • tecnologia.

4) Finanças

Adiante, a área de finanças tem um grande potencial para 2023. Entretanto, cabe diferenciá-la de outra participante desta lista, a do mercado financeiro. Assim, o profissional que opta por esta carreira atuará no ofício de expansão de negócios e de planejamento orçamentário.

Os cargos mais promissores para o ano que vem serão os de coordenador de planejamento, coordenador de modelagem financeira e controller. Por outro lado, os seus nichos de maior empregabilidade serão os de:

• serviços;
  • farmacêutico;
  • infraestrutura.

5) Engenharia

Em prosseguimento ao rol das carreiras mais promissoras para 2023, temos ainda o ramo da engenharia. Devido ao seu valor agregado de conhecimento e à sua imensa utilidade na sociedade, o engenheiro sempre será um profissional valorizado no mercado de trabalho.

Nesse sentido, os ofícios de maior destaque neste setor serão os de engenheiro de ESG, gerente de supply chain e engenheiro de vendas. Além disso, os seus nichos com maior empregabilidade serão os de:

• bens de consumo;
  • saúde;
  • tecnologia;
  • logística;
  • infraestrutura.

6) Marketing e vendas

Por fim, o último representante desta lista abarca o princípio geral de uma empresa: como vender bens e serviços, além de como expandir a sua fatia no mercado. Naturalmente, os ramos de marketing digital e de vendas online agregam o maior número de oportunidades. Em especial, valoriza-se cada vez mais o profissional que saiba interpretar dados e utilizá-los para o crescimento da sua empresa.

Logo, podemos afirmar que os cargos que estarão em alta serão os de analista de inteligência de mercado, gerente de marketing digital e gerente de e-commerce. Ademais, os seus nichos de maior empregabilidade serão os de:

• startups;
  • healthcare;
  • tecnologia;
  • varejo;
  • bens de consumo.

Como esta lista pode ajudar os vestibulandos?

Sobretudo, conhecer as carreiras mais promissoras para 2023 pode auxiliar na escolha da graduação correta e na entrada no mercado de trabalho. Dessa forma, com base nesta lista, podemos elencar os seguintes cursos como formações que atendem às demandas profissionais mais urgentes:

Além disso, caso você seja um aluno que esteja se preparando para o ENEM e programas como o SISU, PROUNI e FIES, é importante atentar para os conhecimentos transversais. Ou seja, além de considerar a graduação correta, vale a pena notar os nichos que estão presentes em diferentes áreas citadas nesta lista. De fato, a especialização em um setor é essencial para a sua carreira. Porém, não se pode negligenciar a sua expansão de saberes. Afinal, você precisará disso para se tornar no futuro um profissional cada vez mais completo e flexível.

Gostou deste artigo? Então, sugerimos curtir as nossas páginas no Instagram e no Facebook para mais conteúdos sobre carreiras.