Como aplicar o projeto de vida na educação?

projeto de vida

Existe um elemento fundamental que deve estar presente em todo planejamento educacional: o projeto de vida. Desse modo, o ensino deve abarcar dimensões e competências que estruturem a vida dos estudantes e os capacitem a tomar decisões autônomas sobre o próprio futuro.

Neste artigo, você vai conferir como a BNCC aborda este tema, quais são as suas 8 vantagens para a educação, como aplicá-lo na escola e quais são os papéis do professor, da família e da instituição escolar nesse processo. Assim, continue com a leitura para descobrir.

Projeto de vida na BNCC

Primeiramente, esse termo representa como os alunos se veem e quais são os seus planos para a vida, tanto presente quanto futura. Contudo, chegar nessas respostas não é nada fácil. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem esse ideal como uma de suas competências gerais para a educação básica:

“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade” (BNCC, Competência Geral 6, p. 9).

Portanto, não basta incentivar os estudantes a tomar decisões, mas também orientá-los a se planejarem e atuarem no mundo de maneira cidadã. Para isso, a instituição escolar precisa desenvolver em seu projeto pedagógico uma formação integral. Ou seja, um ensino que valorize os seus aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais. Nesse sentido, veja a seguir os 8 benefícios que essa temática pode trazer para a educação.

8 vantagens de trabalhar esse projeto na escola

1) Promove um ensino útil e significativo

A saber, os conhecimentos puramente teóricos aprendidos em sala de aula não são suficientes para a realidade futura dos estudantes. De fato, existe infelizmente uma grande defasagem entre o que é ensinado na educação básica e o que será realmente utilizado na vida.

Ao contrário, trabalhar o projeto de vida auxilia a superar esse quadro. Assim, deve-se promover no ensino uma pedagogia que abarque conhecimentos contextualizados e que tenha importância para os alunos. Além disso, é fundamental desenvolver neles habilidades e competências úteis para a sua vida, especialmente aquelas que os oriente a planejar o próprio futuro.

2) Dialoga com a juventude

A atual geração de alunos é dinâmica, interativa e questionadora. Assim, a educação do século XXI exige um ensino que dialogue verdadeiramente com essa juventude, em prol do seu desenvolvimento.

Desse modo, debater o planejamento para a vida é um instrumento que agrada aos alunos, pois apresenta de maneira transparente as suas opções para o futuro. Contudo, cabe ressaltar a existência de várias culturas juvenis. Ou seja, diferentes formas dos jovens criarem e se expressarem em seus contextos, o que demanda uma abordagem plural por parte da escola.

3) Prepara para o mercado de trabalho

A competitividade no mundo profissional é intensa, o que torna fundamental que os estudantes adquiram, já no período escolar, habilidades que os prepararão para os seus futuros empregos. Dessa forma, um projeto de vida bem desenvolvido na escola precisa ajudá-los a reconhecer a sua vocação, em especial ao auxiliá-los a escolher as suas profissões. Além disso, é importante que o aluno expanda o seu horizonte mental ao desenvolver ideias como:

4) Valoriza a tecnologia

Ademais, outra característica marcante da atual geração de estudantes é a afinidade com a tecnologia. Contudo, a utilização de recursos digitais exige um conhecimento adequado e o estabelecimento de um padrão ético.

Então, um bom planejamento de vida precisa abordar essas duas facetas e preparar os alunos para o cenário de transformações socioculturais que os aguarda. Assim, eles estarão aptos a utilizar as tecnologias de modo a intervir positivamente no mundo e melhorar a vida das pessoas.

5) Enfatiza o protagonismo do aluno

A ideia de projeto de vida caminha lado a lado com o conceito de autoria estudantil, tanto pessoal quanto social. Nesse sentido, a escola precisa incentivar o potencial criativo e de engajamento dos alunos, a fim de que se destaquem e tomem o protagonismo de sua própria história. Dessa maneira, eles poderiam perfeitamente realizar todos os seus sonhos e aspirações.

Nesse sentido, a escola precisa valorizar as experiências dos alunos e posicioná-los como centro do processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de estimular que sejam autônomos e pensem por conta própria. A saber, a utilização de metodologias ativas é uma excelente opção para concretizar esse ideal.

6) Exerce a cidadania

Como mencionamos anteriormente, é essencial que o planejamento da vida dos alunos tenha uma base ética e cidadã. Assim, valoriza-se a formação de indivíduos conscientes, participativos, tolerantes com a diversidade e com as diferentes identidades culturais.

Logo, fica mais claro para os estudantes qual será o seu papel na sociedade e como eles poderão agir em seu meio. Um bom exemplo é o estímulo ao trabalho voluntário dentro e fora da escola, a fim de solucionar os problemas da comunidade.

7) Estimula um estilo de vida sustentável

Um projeto de vida sustentável requer a defesa de hábitos saudáveis tanto para o corpo quanto para a mente dos estudantes. Desse modo, isso inclui a alimentação, a prática de exercícios físicos e o respeito ao meio ambiente. Além disso, também podemos mencionar aspectos como a abertura para as novidades e o estabelecimento de relacionamentos interpessoais construtivos para as suas vidas.

8) Desenvolve o autoconhecimento

Responder às perguntas “quem sou eu?” e “quem quero ser” requer uma competência fundamental para a vida: o autoconhecimento. A tomada da melhor decisão para o seu futuro necessita de um entendimento integral sobre si, em especial sobre quais são os seus defeitos e as suas qualidades.

Por exemplo, uma autoavaliação estimulada na escola pode auxiliar os alunos a se reconhecerem enquanto sujeitos e a dirimir dúvidas que estejam atrapalhando a execução dos seus projetos.

Aplicação

Adiante, o projeto de vida precisa estar presente e ter relevância no planejamento pedagógico da escola, a qual deve proporcionar aos estudantes experiências para que eles o vivenciem. Confira a seguir algumas sugestões preciosas de como trabalhar isso com os alunos.

Disciplinas básicas curriculares

O professor pode desenvolver esse tema em suas próprias aulas a partir da aprendizagem significativa e da contextualização do conteúdo.

Por exemplo: na aula de geografia, a discussão sobre urbanização incentiva os estudantes a se questionarem sobre em quais locais da cidade eles poderão trabalhar e morar; no laboratório de informática, os alunos deverão aprender quais são os recursos digitais úteis para o exercício de certas profissões; na aula de ciências, o professor poderia transmitir filmes que contam a história dos grandes cientistas da humanidade.

Matérias específicas sobre o projeto de vida

Em seguida, a escola pode disponibilizar em seu currículo uma disciplina que aborda especificamente essa temática. Dessa maneira, os estudantes poderão discutir e refletir sobre o seu futuro por meio de jogos e de dinâmicas preparadas pelos professores.

Em especial, a criação de um grupo de debates é uma excelente oportunidade de compartilhamento de experiências e descoberta de saberes que podem influenciar as suas vidas.

Trabalhos interdisciplinares

O saber não pode ser fragmentado. Enfim, é necessária uma visão de conjunto para se atingir uma aprendizagem concreta. Nesse sentido, a pesquisa interdisciplinar permite ampliar os conhecimentos dos estudantes e faz com que eles pensem de forma menos rígida e mais criativa. Logo, os alunos terão acesso a informações e insights que poderão lhes ser úteis para a definição dos seus futuros.

Passeios pedagógicos

O conhecimento também é construído fora dos muros da escola! Por exemplo, visitar uma feira de tecnologia, uma universidade, uma empresa ou uma fazenda sustentável coloca os estudantes em contato direto com a realidade e os provoca a refletir sobre o seu futuro.

Simulação de profissões

A orientação vocacional precisa ser constante dentro da escola, de preferência organizada por uma equipe capacitada de psicólogos. Assim, eles ajudarão os estudantes a identificar qual profissão é mais adequada a eles a partir de suas aptidões e necessidades.

Debates e palestras sobre o projeto de vida

Outra forma profícua de se tratar essa temática é promover debates, reuniões e palestras na escola. Isso pode ser feito por pessoas com ricas histórias de vida, por personalidades que engajem os alunos e por expoentes de diferentes segmentos do mundo profissional.

Professor, escola e família

Existem condições necessárias para estimular na escola o debate sobre o planejamento do futuro dos alunos. Primeiramente, é importante que o corpo de profissionais responsáveis por trabalhar esse tema seja preparado e desperte a sua confiança. Especificamente em relação ao papel do professor, ele deve expor aos seus estudantes que o conhecimento tem várias facetas e possibilidades de exploração, o que terá um grande impacto em suas vidas.

Além disso, a escola deve oferecer todo apoio para a execução dessa atividade, de forma contínua e estruturada. Como mencionamos anteriormente, o planejamento escolar da vida deve estar contido no currículo e ter os recursos materiais e humanos necessários para esse fim.

Por fim, também é importante que a família participe desse movimento. Pais, mães e responsáveis têm um papel decisivo como influenciadores das escolhas dos alunos ao longo da vida. Então, eles devem acompanhar o seu crescimento e orientá-los nesse processo, mas sem interferências exageradas que atrapalhem a autonomia do estudante em tomar decisões.

Em suma, o futuro dos jovens se constrói a partir de um ambiente saudável e de relações sociais positivas que os estimulem a se desenvolver como cidadãos e a se realizarem em todas as dimensões de sua vida.

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