A inteligência abrange um espectro muito amplo, no qual as competências socioemocionais têm um grande destaque. O processo educacional, na qualidade de percurso de preparação de conhecimentos e de experiências, é um ambiente propício para que as crianças e os adolescentes possam explorar essas habilidades.
Dessa forma, você vai conferir neste artigo o que são essas habilidades, quais são as 17 mais importantes, como aplicá-las na escola, a sua descrição na BNCC, como a Milênio Reforço Escolar as trabalha nas aulas particulares e uma oferta de treinamento para desenvolvê-las. Assim, continue com a leitura para descobrir.
O que são competências socioemocionais
Primeiramente, elas são habilidades que regulam e gerenciam as nossas emoções para podermos nos relacionar de maneira mais positiva e tolerante na sociedade. A saber, elas representam o conceito de “inteligência emocional”, que é a capacidade de compreender os sentimentos com facilidade, tanto os próprios quanto os alheios.
Assim, isso as diferencia das competências e habilidades cognitivas como a análise, a memorização, a resolução de problemas, o raciocínio crítico, dentre outras.
Importância na educação
Para se ter sucesso na vida, é fundamental saber se expressar e desenvolver um bom relacionamento com as outras pessoas. Desse modo, é urgente que as habilidades socioemocionais sejam praticadas desde o período escolar. Atualmente, várias pesquisas acadêmicas em psicologia educacional apontam os benefícios de trabalhá-las com os alunos.
Em suma, o objetivo da educação escolar não pode ser simplesmente a aquisição dos conteúdos tradicionais, mas também a experiência de praticar essas competências para um desenvolvimento integral do estudante.
O Instituto Ayrton Senna, referência nacional em pesquisas educacionais, identificou cinco competências socioemocionais gerais e dezessete ramificações. Logo, apresentamos a seguir essas habilidades, com a sua definição conceitual e a contribuição para a educação dos seus filhos.
Lista de competências
1) Autogestão
Determinação
Capacidade de ser persistente para obter o resultado pretendido. Assim, ser determinado significa ter firmeza e força de vontade para superar os desafios da vida. Um ótimo exemplo é a preparação para o vestibular. Portanto, a determinação é essencial para a aprovação em uma universidade.
Organização
Habilidade de estruturar e de dispor das coisas ao seu redor. Essa postura tem a finalidade de que elas se tornem mais arrumadas e fáceis de serem utilizadas como ferramentas para se atingir um objetivo. Por exemplo, organizar o seu material e planejar o estudo são técnicas preciosas para melhorar a aprendizagem.
Foco
Direcionamento da atenção para um objetivo desejado, mesmo que esse seja difícil e necessite de disciplina para alcançá-lo. Frequentemente, existe muito conteúdo a ser estudado na preparação para o ENEM, por exemplo. Assim, é importante ter foco e não desperdiçar o seu tempo com coisas dispensáveis.
Persistência
Habilidade de perseverar e resistir para atingir um objetivo desejado, além de superar os desafios ao longo do caminho. Nesse sentido, a persistência é necessária para todo o percurso escolar, no qual os alunos deverão passar por alguns momentos difíceis até conseguir se formar.
Responsabilidade
Uma das principais competências socioemocionais! É a capacidade de cuidar de algo ou alguém que esteja sob a sua guarda e cumprir tarefas designadas, com respeito e sucesso. Acima de tudo, quem é responsável é sensato e desperta a confiança das outras pessoas, pois age de maneira correta.
No ambiente escolar, os seus filhos têm responsabilidade para consigo, com a família e com a sociedade. Assim, a formação de um adulto responsável acontece para aquele que reconhece a importância da educação.
2) Engajamento com os outros
Iniciativa social
Atividade realizada em prol do bem-comum da sociedade, principalmente na superação das necessidades mais urgentes do país. O indivíduo que tem iniciativa social é cooperativo, socialmente engajado, disposto e capaz de ajudar os outros.
Na escola, os seus filhos devem aprender o papel transformador da educação, já podendo desenvolver futuros projetos e tecnologias que beneficiarão o Brasil.
Assertividade
Habilidade de comunicar as suas ideias e atitudes de maneira incisiva sem ser grosseiro e sem ferir os sentimentos das outras pessoas (comunicação não-violenta).
Nesse sentido, a escola deve preparar os alunos para sustentar corretamente um ponto de vista, baseado em argumentos concretos, pois isso os preparará para seminários, defesas de pós-graduação, reuniões de trabalho, etc.
Entusiasmo
Empolgação para realizar as atividades pretendidas. Em outras palavras, resiliência e disposição para se engajar em uma tarefa. Na escola, o aluno deve se motivar, pois é um período fundamental na vida que será percorrido mais facilmente se a pessoa estiver entusiasmada.
3) Amabilidade
Empatia
Essa é uma das competências socioemocionais mais importantes. É a capacidade de entender o sentimento alheio pela perspectiva da outra pessoa, com uma postura compreensiva e atenciosa. No ambiente educacional, os alunos podem se ajudar e fortalecer os laços pessoais. Assim, a escola formará pessoas melhores, mais felizes e que respeitam a diversidade.
Respeito
Relacionar-se de maneira educada com as outras pessoas e saber tolerar as ideias divergentes. Afinal, é respeitoso quem trata os outros ou alguma coisa com consideração. Desse modo, essa competência é essencial para diminuir o bullying nas escolas.
Confiança
Sentimento de quem acredita em si mesmo e nos outros, apesar das diferenças e vulnerabilidades. Assim, desenvolver essa competência na escola auxilia a formar pessoas que sabem trabalhar melhor em equipe e que realizam projetos de sucesso.
4) Resiliência emocional
Tolerância ao estresse
Capacidade de resistir às dificuldades e problemas da vida com paciência. Ter tolerância ao estresse não significa torná-lo natural, mas estar preparado para lidar com as adversidades sem demonstrar raiva e medo, o que seria um perigo e prejudicaria a solução do problema.
Em primeiro lugar, essa competência deve ser trabalhada com muito cuidado na escola, pois a adolescência é um período de grandes transformações e incertezas nas vidas dos alunos.
Por exemplo, o adolescente se estressará com os estudos excessivos, com professores que não lhe agradam, com as regras da escola, com os amigos, o namoro e a família. Dessa forma, ele deverá tolerar esse momento e utilizá-lo como uma oportunidade de crescimento emocional.
Autoconfiança
Habilidade de crer estar apto para realizar determinada tarefa. Dessa maneira, possuir autoestima elevada tem tudo a ver com considerar-se capaz. É daqui que vem a força de vontade para estudar e o otimismo na aprovação no vestibular!
Tolerância à frustração
Comportamento resiliente frente às dificuldades da vida, no qual se leva em consideração que muitas vezes as coisas não saem como planejamos. Ser tolerante à frustração é ter paciência para lidar com situações adversas.
No contexto educacional, essa competência socioemocional se relaciona com saber lidar com notas baixas e reprovação em matérias. Nesse sentido, desenvolver essa habilidade de forma a não prejudicar a saúde mental do aluno (como em um possível caso de depressão) é essencial.
5) Abertura ao novo
Curiosidade para aprender
Disposição para descobrir coisas novas que possam enriquecer o seu conhecimento. Em outras palavras, é a habilidade de procurar com dedicação as respostas para os problemas que você deseja solucionar. Como resultado, a curiosidade para aprender torna o estudo mais fácil, pois ele fica prazeroso, com espírito científico!
Imaginação criativa
Habilidade de ser criativo na vida, sabendo utilizar a imaginação para se expressar, criar e resolver problemas, além de propor soluções não-convencionais. Por exemplo, podemos citar a cultura maker nas escolas, movimento inovador que trabalha essa competência socioemocional.
Interesse artístico
Aptidão para criar e interpretar os fenômenos artísticos, sejam visuais, auditivos, cênicos, gráficos ou de outra forma de expressão cultural. Com efeito, os professores precisam despertar nos seus filhos os interesses artísticos para trabalhar com imaginação, produção e sensibilidade.
Como aplicar as competências socioemocionais na escola
Podemos perceber que trabalhar essas competências em sala de aula significa quebrar o paradigma educacional antigo no Brasil. Ou seja, abraçar a educação do século XXI. Assim, essa prática requer uma nova pedagogia. Primeiramente, as habilidades socioemocionais devem estar presentes no Projeto Político Pedagógico da escola. Dessa forma, o tema é posto em evidência e os seus princípios serão adotados mais facilmente.
Elas também devem constar na preparação das aulas pelos professores, com ênfase na compreensão da individualidade dos alunos e a necessidade de se ter a escola como um espaço de positividade e respeito. As habilidades podem ser trabalhadas de forma transversal nas matérias e também por meio de projetos interdisciplinares. Certamente, isso requer um compromisso efetivo dos professores e alunos. Caso a escola possua recursos e infraestrutura suficiente para tal, pode-se incluir no currículo disciplinas e atividades específicas que trabalhem com essas competências, como:
- oficinas;
- palestras;
- jogos de socialização;
- grupos de discussão;
- filmes;
- músicas;
- encontros com as famílias na escola.
Habilidades socioemocionais na BNCC
As competências relativas às habilidades emocionais já estão previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) a ser implementada no Brasil. Em especial, elas estão expressas nas Competências Gerais da Educação Básica 8 e 9:
8: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas (p.10);
9: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza (p.10).
E a Milênio Reforço Escolar?
Os professores da Milênio Reforço Escolar sabem trabalhar com as competências socioemocionais nas suas aulas. Desse modo, eles atuam para potencializar a aprendizagem dos alunos e ensinam o conteúdo de forma a cativá-los e criar uma boa sociabilidade. Eles os orientam a:
- organizar os estudos (competência de autogestão);
- aproveitar corretamente o ambiente escolar (competência de engajamento com os outros);
- respeitar os professores e colegas (competência de amabilidade);
- perseverar nos estudos (competência de resiliência emocional);
- buscar aprender coisas novas (competência de abertura ao novo).
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