Qual será o impacto do Chat GPT sobre a educação?

Chat GPT

Um programa digital vem gerando bastante controvérsia no mundo recentemente: o Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer).

Neste artigo, você vai descobrir as principais informações referentes ao Chat e como ele pode influenciar a área da educação. Então, continue com a leitura para conferir.

Como funciona o Chat GPT?

Esse chat surgiu como um fruto da evolução da inteligência artificial (IA) e do machine learning. Desenvolvido pela startup OpenAI, esse software funciona como um “robô” de conversas digitais. Enfim, o seu objetivo é fornecer aos usuários respostas para quaisquer perguntas feitas, com base em todos os conteúdos disponíveis na internet.

Embora o Chat ainda esteja na fase de testes, a sua qualidade já surpreendeu milhões de pessoas pelo mundo e se popularizou. Dessa forma, ele se provou capaz de confeccionar rapidamente conteúdos sobre questões como:

A título de exemplo, este programa produziu respostas que gerariam aprovações em exames famosos de medicina, de direito e de MBA nos Estados Unidos.

Limitações do software

Todavia, o Chat GPT possui alguns problemas, os quais são abertamente expostos pelos desenvolvedores do bate-papo. De antemão, nem todas as respostas do programa são verídicas, além de não estarem embasadas por nenhuma fonte apresentada. Quanto mais complexa for a questão, maiores serão as chances de uma resposta sem conexão com a realidade.

O estilo do programa também pode deixar a desejar. O texto do Chat é feito a partir de regras gramaticais corretas, boa sintaxe e um modo de redação bastante cristalino. A princípio, essas características podem ser interpretadas como positivas, mas é fato que elas denunciam uma artificialidade na argumentação.

Além disso, a base atual de dados que fundamenta o Chat agrega informações que vão somente até 2021, o que impede a formulação de conteúdos mais atuais. Porém, como o software ainda não está 100% desenvolvido, é bastante provável que essa limitação seja contornada em breve.

Qual é o impacto do Chat no segmento educacional?

De fato, muitos profissionais da área da educação já demonstram preocupações em relação à utilização do Chat GPT pelos alunos. Naturalmente, especula-se que o programa poderia ser empregado para fazer provas, redações e deveres de casa, além de pesquisas pedagógicas. Desse modo, a artificialidade e simplicidade do sistema poderia comprometer o processo de ensino e de aprendizagem.

Outro aspecto relevante é que a configuração do Chat dificulta a sua detecção por mecanismos educacionais anti-plágio. Entretanto, para amenizar essa característica, os desenvolvedores da OpenAI criaram um site que calcula a probabilidade de um texto ter sido escrito por meio da ferramenta.

Vejamos um exemplo desse raciocínio. Segundo reportagem recente amplamente divulgada pela mídia e nas redes sociais, o robô conseguiu produzir uma redação sobre o tema do último ENEM em menos de um minuto. Adiante, o texto foi enviado para duas corretoras renomadas no Brasil, que conferiram a ele a nota de 680/1000 segundo os critérios de competências do exame. Embora não seja um resultado excelente, não deixa de ser surpreendente por este ainda ser um software em desenvolvimento e com muito potencial.

Caminhos possíveis

Contudo, também podemos considerar a possibilidade de aplicações positivas do Chat na educação. Assim, se a sua implementação for inevitável, os professores e pedagogos precisam adaptar o seu método de ensino, especialmente neste modelo educacional do século XXI. Desse modo, confira alguns exemplos de como o professor pode utilizar essa ferramenta:

• reflexão sobre crítica textual com os alunos;
  • gamificação;
  • debate sobre a ética da inteligência artificial;
  • digitalização da educação;
  • utilização de metodologias ativas;
  • criação de planos de ensino personalizados;
  • reforço do vocabulário;
  • técnicas de storytelling;
  • estímulo da criatividade;
  • abertura a novas ideias;
  • respostas rápidas para equações.

Chat GPT no mercado de trabalho

Por fim, caso o Chat GPT se torne um ativo bem-sucedido, esperam-se grandes impactos sobre o mundo profissional. Isso significa que diversas carreiras ligadas ao marketing digital, produção de conteúdo, artes e conhecimentos serão ameaçadas de substituição por esta inteligência artificial.

Dessa forma, torna-se cada vez mais essencial escolher carreiras flexíveis que abarquem conhecimentos transversais e sempre buscar o seu aprimoramento. Assim, você estará mais protegido perante as consequências das inovações tecnológicas da sociedade e poderá inclusive se beneficiar delas.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de conferir a nossa seção de resumos para mais conteúdos sobre as áreas do conhecimento.