Veja os 14 benefícios da musicalidade para a educação

musicalidade

A musicalidade é uma forma de linguagem fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem do indivíduo. Afinal, ela reúne melodia, harmonia e ritmo, além de ter uma natureza universal e variada que atende a todos os gostos.

Neste artigo, você verá os 14 benefícios que o ensino de música oferece para os estudantes da educação básica, o papel da diversidade musical nesse processo, a importância desse conhecimento na educação infantil, como essa modalidade pode ser implementada na escola e como pais e mães podem colaborar para essa aprendizagem. Logo, prossiga com a leitura para conferir.

Benefícios da musicalidade

1) Melhora da concentração

Primeiramente, é preciso se concentrar bastante para acertar as notas musicais no tempo certo e acompanhar a cadência. Essa prática, feita de modo constante, pode auxiliar em outras atividades. Pesquisas sugerem que a música ativa uma área do nosso cérebro responsável pela aquisição de novas informações. Por isso, é bastante comum que alguns alunos escutem música enquanto estudam.

2) Estímulo do raciocínio lógico

Cada canção tem uma lógica interna a ser desvendada pelo músico. O encadeamento das notas, a evolução da letra e a construção dos compassos… todos esses processos precisam ser interpretados de uma maneira racional e inteligente. Assim, essa atividade estimula o estudante a raciocinar, o que desenvolve o seu sistema cognitivo.

3) Prática da disciplina

Ninguém aprende a tocar algum instrumento musical sem muitas horas de prática. É necessário ter muita dedicação para treinar e aprimorar as suas habilidades musicais. Então, essa disciplina adquirida servirá também para os outros estudos, pois tornará o aluno focado e centrado em seu objetivo.

4) Cultivo da memória

Em consonância com a melhora da concentração, o estudo da música estimula a memória, devido à necessidade de memorização de notas, melodias e partituras inteiras para a sua execução. Logo, a capacidade de armazenamento de informações será otimizada e o estudante estará apto a aprender novos conhecimentos de maneira mais fácil e rápida.

5) Despertar da sensibilidade pela musicalidade

A música tem um aspecto transcendental que envolve as emoções e os sentimentos. Trabalhar a musicalidade irá proporcionar que o aluno tenha uma boa inteligência emocional, tornando-se mais empático e sensível frente à realidade. Aliás, as aulas musicais são uma excelente opção para jovens com problemas de sociabilidade na escola.

6) Coordenação motora

A aprendizagem do manejo de instrumentos musicais permite o desenvolvimento das nossas capacidades motoras, o que estimula o nosso sistema muscular e aperfeiçoa os nossos reflexos. Da mesma forma, os estudantes de música têm a sua resistência física aprimorada por causa da grande quantidade de tempo destinado para a prática.

7) Incentivo à expressão

Tocar um instrumento musical ou cantar uma canção são expressões artísticas, ou seja, são atos para que o indivíduo possa expressar o seu talento, a sua criatividade e os seus sentimentos. Assim, as aulas de música são uma ótima oportunidade para estudantes introspectivos ou para aqueles que desejam reforçar o seu protagonismo na vida.

8) Aperfeiçoamento da audição pela musicalidade

Sob condições estruturais apropriadas em um estúdio ou salão de ensaio, o ensino de música aperfeiçoa a nossa capacidade de audição. Desse modo, não só o aluno perceberá os sons de maneira mais nítida, mas ele também irá adquirir a habilidade de distinguir diferentes timbres e formatos acústicos.

9) Promoção do trabalho em equipe

Tocar em uma banda exige que cada um faça a sua parte na canção e aprenda a tolerar os possíveis erros dos colegas. O entendimento de que a melodia só sairá perfeita caso todos acertem a sua execução promove a ideia de trabalho em equipe, a necessidade de comunicação e apreço pela coletividade. Assim, o estudante se relaciona de forma mais saudável com os colegas e futuramente será um funcionário melhor no ambiente de trabalho.

10) Aprimoramento do senso artístico

A música é uma das artes mais nobres. Ao saber interpretá-la e praticá-la, o indivíduo atingirá um grau elevado de conhecimento artístico, podendo opinar com embasamento sobre a sua estrutura e o seu contexto.

11) Enriquecimento do repertório cultural

A musicalidade é uma das expressões máximas da cultura humana. Cada música tem um autor, uma história e representa um aspecto e um momento da sociedade. Dessa forma, ao compreender a sua melodia e a sua letra, o estudante terá o seu repertório cultural enriquecido.

Por exemplo, ter contato com o samba proporcionará ao aprendiz de música adquirir uma gama de conhecimentos relevantes para a sua vida, estando incluídas a história cultural brasileira e questões pertinentes como o combate à desigualdade social e racial.

12) Exercício da matemática na musicalidade

A complexidade da teoria musical envolve operações mentais que são úteis para o estudo da matemática. Além da concentração e do raciocínio lógico mencionados anteriormente, o ensino de música estimula a inteligência espacial por meio do manuseio dos instrumentos, a aritmética da divisão por meio dos ritmos e também a contagem dos tempos.

13) Relaxamento do corpo e da mente

Uma das melhores coisas para se fazer quando se está estressado é relaxar ouvindo música. Assim, a melodia estimula o humor e tranquiliza o corpo e a mente, tornando a pessoa mais disposta para enfrentar as dificuldades de sua rotina.

14) A musicalidade é um caminho profissional

Por fim, a música também é uma carreira. Você pode ser um músico profissional e se especializar em algum instrumento ou no canto, ganhando a sua vida com esse ofício. Além disso, existem também as profissões ligadas à “indústria musical”, como sonografia, representantes de artistas, produtor, manutenção, dentre outros.

Como lidar com a diversidade musical

A diversidade musical possibilita a utilização de vários gêneros na aprendizagem: popular, clássico, erudito, dentre outros. Igualmente, os alunos podem aprender diferentes instrumentos, como violão, trompete, bateria, tambor, pandeiro, surdo, cavaquinho, saxofone, flauta, etc. Além disso, eles podem praticar aulas de canto, o que também oferece uma ampla gama de possibilidades.

Então, consulte os seus filhos e perceba qual tipo de instrumento e gênero musical lhes é mais agradável e então explore essas possibilidades. É importante aqui não impor os seus gostos pessoais e deixá-los livres para escolher aquele que mais lhes agrada. Caso eles estejam com muitas dúvidas, você pode ajudar ao colocá-los em contato com vários instrumentos, mostrando diferentes vídeos de música e até visitando uma loja de artefatos musicais.

Entretanto, cabe dizer também que o preço é determinante para a escolha. Nesse sentido, vale a decisão dos pais, pois normalmente os instrumentos musicais são caros. Outro fator a ser considerado é o tamanho do instrumento. Não é recomendado que uma criança de baixa estatura toque um saxofone tenor ou um trombone, por exemplo.

Musicalidade e educação infantil

Idealmente, a musicalização escolar deve começar já na educação infantil, nos primeiros anos de vida da criança. De fato, a experiência auditiva se inicia para o bebê já durante a gestação, no quinto mês. Segundo a pedagoga Luciana de Oliveira:

“Quando a criança ouve uma música, ela aprende uma canção, brinca de roda, participa de brincadeiras rítmicas ou de jogos de mãos recebe estímulos que a despertam para o gosto musical, o despertar que floresce o gosto pelo som, ritmo, movimento., introduzindo em seu processo de formação um elemento fundamental do próprio ser humano., favorecendo o desenvolvimento do seu gosto estético e aumentando e melhorando sua visão de mundo”.

A Base Nacional Curricular Comum preconiza essa inserção. No campo de experiência “Traços, Sons, Cores e Formas” estão previstas as seguintes habilidades (BNCC, p. 48):

  • “Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente”.
  • “ Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música”.
  • “ Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas”.
  • “Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias”.
  • “ Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias”.
  • “ Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons”.

Nesse sentido, sugerimos os melhores instrumentos para a musicalização na primeira infância: o chocalho, o xilofone, os teclados infantis, a flauta infantil, o ukulelê e artefatos de percussão.

Musicalização e escola

Em seguida, fundamentado pelas leis 11.769/2008 e 13.278/2016, o ensino de música já é legalmente previsto nas escolas brasileiras, o qual deve ser inserido na disciplina de Artes. Porém, a distância entre a letra da lei e a realidade é enorme, pois nem todas as escolas têm recursos e infra-estrutura adequada para disponibilizar essa modalidade. Outra dificuldade é a baixa oferta de professores com formação apropriada para essa atividade.

Para contornar esse quadro, é importante pressionar os poderes públicos a institucionalizar a democratização da música na educação por meio de investimentos adequados. A saber, incluem-se aqui as políticas públicas de fomento e um olhar mais cuidadoso sobre as licenciaturas em música nas universidades.

A comunidade escolar também pode ajudar a reduzir esse atraso. Medidas como a arrecadação de instrumentos musicais, exposição de projetos extra-classe e reforço da divulgação dos benefícios dessa modalidade são salutares para contribuir com essa causa.

O ensino remoto também pode ser uma opção para a inserção da música na educação. Ao utilizar aplicativos e programas digitais, o processo de ensino e aprendizagem de musicalidade se torna mais atrativo para os estudantes. Além disso, ele pode ser uma solução para a dificuldade da escola em contratar professores de música para aulas presenciais.

Como a família pode colaborar para a educação musical dos filhos

Além da pressão sobre os poderes públicos e as instituições privadas para que o ensino de música nas escolas seja concretizado, a família pode praticar algumas medidas de estímulo à musicalização dos estudantes. Caso a sua família tenha recursos, sugerimos fortemente matricular as crianças em uma aula de música desde a primeira infância. Além disso, não deixe de cultivar momentos musicais com seus filhos e cantar sempre que puder com eles. Se você achar que eles ainda não têm muita aptidão para isso, não desista. Como diria o grande cientista Thomas Edison, o sucesso é 10% inspiração e 90% trabalho.

Se você não tiver condições de arcar com esse custo, ou ainda mesmo se você não tiver filhos, sugerimos entrar em contato com organizações não-governamentais que promovem o ensino de música para jovens. Esse trabalho social é importantíssimo, pois ajuda a aperfeiçoar a aprendizagem escolar e também afastá-los do mundo do crime, além de desenvolver as habilidades musicais das crianças. Dois excelentes exemplos dessas iniciativas são o Projeto Música nas Escolas e o Afroreggae.

Para concluir, vimos os benefícios da musicalidade para o sistema educacional, a questão da diversidade musical, da aplicação na educação infantil, da relação com o processo escolar e a participação da família. Assim, essa modalidade é claramente vantajosa e, apesar das dificuldades, necessita ser implementada concretamente para que alcancemos uma educação verdadeiramente integral.

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