O que é repertório sociocultural?

repertório sociocultural

O conhecimento amplo de cultura geral e de assuntos sociais requer necessariamente um repertório sociocultural consistente.

Neste artigo, você vai descobrir o conceito desse repertório, como ele pode ser utilizado no ENEM e como a Milênio Reforço Escolar é capaz de lhe auxiliar nessa jornada. Então, prossiga com a leitura para conferir.

O que é repertório sociocultural?

Primeiramente, dá-se esse nome ao conjunto de conhecimentos da cultura geral, de experiências pessoais e da visão de mundo de um indivíduo. Desse modo, o domínio de temas variados permite que você opine sobre eles de forma embasada e consiga participar de diferentes discussões.

Essa “bagagem” se acumula ao longo de toda uma vida de estudos e de trabalho. Especificamente, podemos citar também alguns instrumentos para desenvolver o seu repertório:

• livros;
  • filmes;
  • séries;
  • conversas com pessoas inteligentes;
  • músicas;
  • documentários;
  • mídias;
  • frases de autores famosos;
  • alusões históricas;
  • sites informativos.

Como o repertório é cobrado no ENEM?

Sobretudo, um repertório sociocultural robusto é muito importante para os vestibulandos que prestarão o ENEM. De fato, o exame é multidisciplinar nas áreas do conhecimento, o que exige do candidato um domínio amplo dos assuntos cobrados. Nesse sentido, uma ótima dica é ficar antenado nas atualidades do Brasil e do mundo, as quais podem oferecer referências que cairão na prova.

Além disso, o repertório também é bastante útil para a redação no ENEM. Com ele, é possível ilustrar e consolidar os seus argumentos no texto, desde que se mantenha a coerência e a coesão da sua escrita. Ou seja, não se recomenda fazer uma alusão ou citação soltas nos parágrafos sem uma conexão com as suas outras ideias. Inclusive, esse ato é passível de penalização pelos examinadores.

Especialmente, a bagagem sociocultural está incluída nas Competências 2, 3 e 5 da Matriz da Redação. Elas mencionam respectivamente a utilização de conceitos de diferentes áreas do conhecimento, a habilidade de interpretar informações para estabelecer um ponto de vista e a apresentação de uma proposta de intervenção frente à temática colocada. Ademais, um repertório consistente em seu texto pode ser expresso por meio de:

• frases de autores ilustres;
  • comparações entre eventos;
  • citações a livros importantes;
  • conhecimentos de história, literatura e cultura geral;
  • comentários sobre questões sociais relevantes que tenham a ver com o tema.

Repertório na Milênio Reforço Escolar

Por fim, você tem interesse em reforçar o seu repertório sociocultural? Então, outra ótima dica é acompanhar os conteúdos postados pela Milênio nas redes sociais (Instagram e Facebook) e em seu site.

Assim, disponibilizamos frequentemente posts, artigos e resumos de atualidades e de conhecimentos gerais de todas as disciplinas. Dessa forma, poderemos lhe auxiliar a compreender melhor e dominar os temas de cultura geral, o que será um grande aperfeiçoamento em sua formação.