Como vencer a curva de esquecimento

curva de esquecimento

Você estuda com afinco por horas e horas e no dia seguinte esquece o que você estudou? Não precisa se desesperar, você provavelmente foi mais uma vítima da curva de esquecimento!

Ela é o fenômeno que identifica a queda da porcentagem de retenção das informações na sua memória ao longo dos dias. Essa curva foi identificada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus há mais de dois séculos.

Primeiramente, há de se dizer que a curva de esquecimento é algo natural, pois faz parte da nossa composição cerebral. De fato, o nosso cérebro consegue processar uma quantidade de informação limitada em um período determinado de tempo.Se o nosso cérebro armazenasse para sempre toda a informação que adquirimos, ele ficaria sobrecarregado! Para evitar isso, ele apaga ao longo dos dias partes das informações guardadas na nossa memória.

Vejamos o exemplo do gráfico presente nesta imagem. Vamos considerar que você assimilou bem um conteúdo e, no dia da aprendizagem, reteve 100% de sua informação. Após um dia, a retenção do conteúdo em sua memória terá caído para 80%. Após três dias, para 60%. A tendência de queda permanecerá nos dias seguintes. Isso é horrível para quem está se preparando para uma prova, concurso ou vestibular.

Driblando a curva de esquecimento

A resposta está neste mesmo gráfico: as revisões. De fato, se você não revisar periodicamente o conteúdo estudado, a sua retenção chegará a quase 0% em algum momento.  Voltemos ao nosso gráfico. A cada revisão, o índice de retenção da informação na memória retorna a 100%. A revisão é então o procedimento indispensável para a verdadeira retenção de um conteúdo.

Mas o que seria exatamente uma revisão? Existem alguns macetes que podem servir como uma revisão e driblar a curva de esquecimento. Em primeiro lugar, você deve normalizar em sua rotina um exercício mental simples. No dia posterior ao estudo feito, tente lembrar do conteúdo estudado naquele dia por um tempo. Se após esse período você não se recordar de algum assunto da matéria, anote imediatamente (em um papel ou em um aplicativo de celular) para, assim que possível, revisitar esse conteúdo.

Em seguida, não se esqueça de estudar fazendo resumos. Eles facilitarão bastante a sua produtividade e as futuras revisões. Quando estiver produzindo o seu resumo, tenha em mente que ele não deve ser simples a ponto de não conter toda a matéria resumida, nem muito longo a ponto de prejudicar a revisão. O seu poder de síntese será fundamental.

Aulas particulares

Por fim, o melhor método para vencer a curva de esquecimento é fazer aulas particulares (veja aqui os benefícios). A aula particular funciona como uma educação complementar, ou seja, é como se você tivesse uma segunda aula sobre o mesmo assunto aprendido na escola. Assim, ela age como uma revisão, o que retorna o seu índice de retenção de um conteúdo para 100%. Entretanto, ela é muito melhor que uma revisão por resumos pois é um professor ou professora que a conduz. Às vezes, quando estudamos, produzimos os nossos resumos e fazemos as nossas revisões, deixamos escapar alguma coisa. Com um docente ao seu lado, isso não acontecerá.

Assim, recomendamos que você contrate conosco uma aula particular para fixar melhor a matéria.

Dica extra: alimentação

A memória é uma atividade cerebral, fazendo parte do funcionamento orgânico do nosso corpo. A manutenção de uma boa atividade cerebral é bastante influenciada pela nossa alimentação. Veja aqui quais alimentos você deve consumir em sua rotina para melhorar as suas capacidades cognitivas e vencer a curva de esquecimento.