O que é inclusão escolar?

inclusão escolar

A inclusão escolar é essencial para a construção de um ambiente educacional verdadeiramente democrático e diverso.

Neste artigo, você vai descobrir o que é o conceito de inclusão, qual o seu marco legal, quais os seus princípios e os desafios para a sua implementação. Logo, continue com a leitura para conferir.

Inclusão escolar: definição

Primeiramente, a inclusão é um conceito pedagógico que se tornou central no sistema educacional contemporâneo. Princípio fundamental da modalidade da “educação especial”, ela se baseia na ideia fundamental de que todos os alunos, independentemente de suas diferenças e habilidades, têm o direito de receber uma educação de qualidade em ambientes educacionais inclusivos.

Isso significa que todos os estudantes, o que inclui aqueles com deficiências físicas, intelectuais, emocionais, sociais, culturais ou econômicas devem ser acolhidos e integrados em salas de aula regulares. Igualmente, os estudantes com transtornos globais de desenvolvimento, com altas habilidades e superdotação se inserem nesta categoria.

Marco legal

Certamente, a inclusão escolar é um princípio consolidado na legislação brasileira. A começar pela Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 208 determina que é “dever do Estado garantir atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino (…) com igualdade de condições de acesso e permanência na escola”.

Além disso, outros marcos legais como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, o Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015 e diversos decretos regulamentados pelo MEC avançaram a implementação da inclusão no Brasil.

Vale destacar ainda que uma das metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação de 2014 diz respeito à inclusão educacional: “Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”.

Princípios orientadores da inclusão pedagógica

1)Aceitação da diversidade

O primeiro princípio da inclusão escolar é a aceitação da diversidade de alunos em termos de habilidades, origens étnicas, culturais e socioeconômicas. Assim, cada aluno é visto como único e valioso. Logo, o objetivo é criar um ambiente onde a diversidade seja valorizada e respeitada.

Nesse sentido, os alunos terão a oportunidade de interagir com colegas de diferentes origens e habilidades, o que promove empatia e compreensão. Decerto, a inclusão reflete a diversidade da sociedade, o que prepara os alunos para interagir com sucesso em um mundo diversificado.

2) Acessibilidade universal

Ademais, é indispensável garantir que os ambientes e materiais de aprendizagem sejam acessíveis a todos os alunos. Isso pode envolver adaptações físicas, tecnológicas e pedagógicas para atender às necessidades individuais, tais como:

  • leitura em braile;
  • adequação de objetos;
  • reforma de mobiliário;
  • material em áudio;
  • textos com caracteres ampliados.

3) Participação ativa

A inclusão escolar implica que todos os alunos participem ativamente das atividades de aprendizado. Desse modo, isso requer estratégias pedagógicas que envolvam os estudantes e promovam a interação e a colaboração. Assim, confira no quadro abaixo uma diferenciação simples entre exclusão, segregação, integração e inclusão:

inclusão
Fonte: https://alana.org.br/wp-content/uploads/2016/11/Os_Beneficios_da_Ed_Inclusiva_final.pdf

4) Apoio individualizado

Reconhecer as diferenças individuais e fornecer apoio personalizado é essencial para o sucesso da inclusão. Afinal, essa prática pode incluir serviços de apoio, tutores, terapeutas e outras formas de assistência.

Sobretudo, o Ministério da Educação garante a modalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse serviço está sob a responsabilidade de profissionais preparados que garantem os direitos estabelecidos para os alunos da educação especial. Por exemplo, eles auxiliam na assessoria para a viabilidade de uma plena acessibilidade na escola e na formulação de recursos pedagógicos inclusivos em sala de aula.

5) Promoção da equidade

Sobretudo, a inclusão busca não apenas igualdade, mas também equidade. Dessa forma, nesse conceito, alocam-se os recursos pedagógicos de forma justa, com consideração às necessidades individuais.

Desafios na implementação da inclusão

Apesar dos benefícios óbvios da inclusão escolar na educação, sua implementação pode ser desafiadora. Em primeiro lugar, mesmo com a obrigatoriedade legal, a falta de recursos é uma enorme barreira. Enfim, as escolas muitas vezes carecem de capital financeiro e humano para atender às necessidades de alunos com deficiências, especialmente no que se refere às instalações físicas com acessibilidade.

A título de exemplo, mesmo que o Brasil tenha 1.527.794 de alunos matriculados na educação especial (Censo Escolar 2022), mais de 70% das escolas não têm salas de recursos multifuncionais adaptadas para pessoas com deficiência.

Por outro lado, muitos educadores podem não estar adequadamente preparados para lidar com a diversidade de necessidades dos alunos em suas salas de aula. Logo, isso demanda uma formação sólida nesta área, realizada desde a graduação em licenciatura do profissional de educação (o ensino de Libras é um ótimo exemplo).

Igualmente, uma nova abordagem docente para alunos com deficiência requer métodos adequados para avaliar o progresso de estudantes com necessidades especiais. Do mesmo modo, é imprescindível promover um ambiente saudável desprovido de atitudes negativas e preconceitos (como o capacitismo) em relação à diversidade na comunidade escolar.

Conclusão

A inclusão escolar na educação é mais que uma simples prática pedagógica; é uma filosofia que promove a igualdade, a diversidade e o respeito. Embora a implementação da inclusão possa ser desafiadora, os benefícios para os alunos e para a sociedade como um todo fazem com que valha a pena o esforço.

Portanto, a educação inclusiva é uma maneira de garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de atingir seu potencial máximo e contribuir para um mundo mais justo e inclusivo. Assim, é essencial que educadores, famílias e comunidades continuem a apoiar e promover a inclusão na educação.

Gostou deste artigo? Então, confira o nosso conteúdo sobre as competências socioemocionais na educação.

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