Existe um impacto social da educação?

impacto social da educação

É fato que o impacto social da educação é perceptível quando analisamos as estatísticas dos programas sociais governamentais, além da iniciativa privada. Assim, podemos relacionar com exatidão o desempenho escolar com saúde, segurança, economia, dentre outros segmentos da sociedade.

Neste artigo, você vai conferir o estudo mais recente sobre o tema, aplicado no Brasil por uma instituição de excelência. Assim, prossiga com a leitura para conferir.

Como medir o impacto social da educação?

A Insper, renomada faculdade paulistana de negócios e tecnologia, promoveu uma ampla pesquisa sobre esse tema: “Um Novo Índice de Qualidade da Educação Básica e seus Efeitos sobre os Homicídios, Educação e Emprego dos Jovens Brasileiros”. Liderado pelos professores Luciano Salomão e Naercio Menezes Filho, este estudo lançado em março de 2022 estabeleceu um índice de medida de impacto educacional: O IDEB-ENEM.

Desse modo, tomou-se como parâmetro a realidade dos alunos egressos do ensino médio, a qual é cruzada com o seu desempenho escolar. Os pesquisadores utilizaram a série histórica de 2009-2014, para analisar a realidade dos alunos na escola, e a confrontaram com o período 2014-2019. Ou seja, com os anos posteriores à conclusão da educação básica.

Sobretudo, o índice IDEB-ENEM classifica municípios a partir desse cruzamento de dados. Além disso, ele leva em consideração outros dois quesitos: a quantidade de estudantes regularmente matriculados na escola aos seis e sete anos, os quais finalizaram a educação básica e fizeram o ENEM com dezessete ou dezoito anos; o desempenho desses alunos em cada uma das quatro áreas do conhecimento no exame, além da redação.

Banco de dados

A base teórica e empírica para a sustentação científica do estudo advém das seguintes fontes de dados públicos:

• Censo (IBGE);
  • DATASUS;
  • Censo escolar e do ensino superior (INEP);
  • Microdados RAIS e CAGED (Ministério do Trabalho).

Resultados

A saber, os resultados obtidos por essa pesquisa são bastante interessantes. Pode-se constatar que a frequência escolar na idade apropriada em conjunção com boas notas no ENEM tendem a gerar um ambiente de menor violência e maior empregabilidade para o aluno.

Nesse sentido, cada ponto acrescido nesse índice significa uma redução de 25% nos homicídios, o aumento de 200% na possibilidade de conseguir um emprego e a elevação de 15% na quantidade de matrículas em faculdades públicas ou privadas.

Conclusão

Por fim, podemos dizer então que investir na educação básica reduz os problemas de segurança pública e oferece um futuro mais promissor para os jovens, tanto em termos de estudo quanto de potencial profissional.

Dessa forma, uma gestão escolar competente por parte dos gestores públicos, a qual consiga fazer com que o estudante continue na escola por vários anos até prestar o ENEM, deveria ser a grande meta para se consolidar no Brasil o impacto social da educação.

Gostou deste artigo? Logo, confira as nossas páginas no Instagram e no Facebook para mais conteúdo educacional de qualidade.