Balanço ENEM 2021: tudo sobre o exame

Finalmente, as provas acabaram e chegou a hora de fazer o Balanço ENEM 2021.

A seguir, você vai conferir todas as informações pertinentes à realização da prova, como dados, estatísticas, tema da redação, dificuldade, interferência do governo, dentre outros. Assim, continue a leitura para descobrir.

Balanço ENEM 2021: considerações iniciais

O exame deste ano seguiu a linha dos anteriores ao cobrar habilidades como visão crítica, interpretação de texto, análise de imagem e capacidade de contextualização para a resolução das questões. Contudo, notou-se o aumento do “conteudismo” na prova, ou seja, da quantidade de questões teóricas e tradicionais que dependem do conhecimento prévio de fórmulas para a sua resolução e também que pedem do candidato um saber objetivo, sem necessidade de reflexão.

Em termos de dificuldade da prova, o ENEM 2021 manteve a princípio o mesmo nível de cobrança e equilíbrio entre questões fáceis, médias e difíceis. Dentre os temas abordados nos dois dias de aplicação do exame, podemos citar:

  • questão indígena;
  • racismo;
  • meio ambiente;
  • relações de gênero;
  • passividade política;
  • direito dos animais;
  • crise de refugiados;
  • desastre de Mariana;
  • dengue;
  • espécies em extinção;
  • poluição.

Outro aspecto que repercutiu fortemente entre os educadores foi a ausência de questões com referência à pandemia e a outras atualidades. Dessa maneira, isso é uma indicação de que o banco de questões administrado pelo INEP está envelhecido e insuficiente.

Questões anuladas

Somente esta questão foi anulada em todo o ENEM 2021:

Esta questão estava na prova do segundo dia. Ela representava um conteúdo matemático sobre análise combinatória dos títulos da Copa do Brasil. Contudo, nenhuma das alternativas era correta, o que levou à sua anulação.

Estatísticas

Veja agora alguns dados para reforçar este Balanço ENEM 2021. Cabe ressaltar que essas estatísticas fornecidas pelo INEP são preliminares e a divulgação dos números oficiais ocorrerá nos próximos meses. Primeiramente, falemos sobre o índice de abstenção.

Nível de abstenção

No primeiro dia do exame, 26% dos candidatos não compareceram. Ou seja, de um total de 3,1 milhões de inscritos, 2,3 milhões fizeram a prova. Por outro lado, no segundo dia, 29,9% faltaram à prova, ou seja, 2,1 milhões de candidatos efetivamente terminaram o exame. Confira a quantidade absoluta de alunos que fizeram as provas, segmentados pelas modalidades impressa e digital e pelos dias de aplicação:

  • 1ª prova impressa do Enem 2021: 2.264.671.
  • 2ª prova impressa do Enem 2021: 2.145.194.
  • 1ª prova digital do Enem 2021: 37.253.
  • 2ª prova digital do Enem 2021: 34.365.

Essa estatística é muito menor do que a série histórica dos últimos anos, mas é melhor que a abstenção do ENEM 2020, agravada pela situação da pandemia.

Estatísticas diversas do Balanço ENEM 2021

  • somente 88% dos candidatos acessaram o Cartão de Confirmação no site do INEP;
  • 3.436 candidatos foram eliminados por desrespeitarem as regras previstas no edital;
  • 251 pessoas foram afetadas por problemas logísticos e terão direito à reaplicação. Esse número é preliminar e certamente irá aumentar ao longo dos dias, após as verificações das intercorrências do exame;
  • cerca de 500 candidatos não conseguiram fazer a prova no primeiro dia por causa de uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Eles também terão direito à reaplicação;
  • segundo o registro da Polícia Federal, cumpriram-se 31 mandados de prisão contra candidatos procurados pela justiça. Contudo, isso não gerou perturbações para o andamento da prova nesses locais.

Tema da redação

A principal surpresa do ENEM 2021 foi o seu tema de redação: “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Indiscutivelmente, ele pegou de surpresa alguns candidatos por ser um assunto que não é muito discutido na mídia. De fato, a grande maioria dos estudantes o achou bastante difícil de discorrer.

Entretanto, ele aponta para um problema social bastante relevante na sociedade brasileira. O candidato poderia abordá-lo de maneiras diferentes, como dissertar sobre a responsabilidade do governo acerca dessa situação, fazer referência ao auxílio-emergencial como exemplo de importância do registro civil ou abordar a temática da população de rua.

Interferência do governo

Além disso, não podemos deixar de citar neste Balanço ENEM 2021 a principal polêmica relativa ao exame: a suposta interferência do governo federal sobre a seleção dos conteúdos a serem cobrados. Às vésperas do primeiro dia de exame, algumas declarações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da educação Milton Ribeiro deram a entender que o governo interviria no ENEM ao excluir questões consideradas por eles como “ideológicas”.

De fato, algumas mídias de destaque publicaram que o movimento de interferência teria ocorrido e algumas questões teriam sido inicialmente descartadas. Contudo, ao perceberem o descalibramento da dificuldade do exame, os organizadores teriam então retornado ao esquema original. Esse movimento se insere na crise recente do INEP, na qual dezenas de servidores pediram exoneração por alegações de assédio moral por parte do presidente da instituição, Danilo Dupas.

Todavia, mesmo que essa história seja concreta, é fato que as questões contidas na prova do primeiro dia abordaram assuntos que não indicam interferência alguma do governo, tais como direitos humanos e os outros mencionados anteriormente.

Medidas contra a Covid-19 no ENEM 2021

O ENEM 2020 abarcou uma imensa polêmica devido ao cenário pandêmico no país, o que causou o adiamento da sua realização, pedidos de cancelamento e um enorme índice de abstenção. Na edição de 2021, o contexto foi bem diferente. Com os números da doença em queda no Brasil e a alta taxa de vacinação, o exame ocorreu de forma mais tranquila.

Contudo, embora o edital previsse medidas de distanciamento e controle sanitário como o uso de máscara e álcool-gel, as salas de aula estavam mais cheias e registraram-se aglomerações nas saídas de várias escolas pelo Brasil.

Além disso, podemos identificar uma consequência negativa da pandemia sobre o ENEM 2021. A saber, o baixo comparecimento da edição deste ano pode ser parcialmente explicado pela falta de adequação de muitos estudantes ao ensino remoto adotado durante a pandemia, o que possivelmente enfraqueceu o seu planejamento para o exame.

Modalidade digital

O ENEM Digital foi a última grande novidade na elaboração da prova, o que teoricamente abriria caminho para a universalização dessa modalidade no futuro. Embora uma quantidade um pouco maior de alunos tenha feito o exame digital em 2021 (37.253 no 1º dia e 34.365 no 2º dia) do que em 2020, podemos dizer que os resultados de sua implementação ainda deixam a desejar. A abstenção nessa categoria foi de 45,9% no 1º dia e 50,1% no 2º dia, que são números bastante consideráveis.

A modalidade digital também experienciou alguns problemas técnicos. O caso mais emblemático ocorreu em Petrolina, no estado de Pernambuco. No segundo dia de aplicação, 76 candidatos inscritos no ENEM digital não puderam fazer a prova por causa de problemas na plataforma do exame, o que lhes garantirá a possibilidade da reaplicação. A saber, esse mesmo local de prova (IF Sertão) também teve problemas no primeiro dia, registrando um enorme atraso para o início do exame.

Considerações finais

Para encerrar este Balanço ENEM 2021, é importante dizer que o exame ainda não acabou oficialmente! Nos dias 9 e 16 de janeiro, ocorrerá o ENEM Reaplicação para pessoas que não puderam fazer o exame na data tradicional e para pessoas privadas de liberdade.

O gabarito oficial da modalidade tradicional já está disponível para acesso na Página do Participante. Além disso, o resultado da prova será divulgado somente no dia 11 de fevereiro de 2022.

Por fim, para quem já realizou a prova, chegou o momento de calcular a sua nota pelo gabarito e planejar a entrada na sua faculdade, seja via SISU, FIES, PROUNI ou ingresso direto. Nas nossas redes sociais no Instagram e no Facebook, disponibilizamos conteúdo de valor sobre esses programas e também sobre orientação vocacional. Confira e compartilhe com os seus amigos!

Compartilhe

Mais posts

aula particular

Aula particular: onze motivos para fazer

Por que contratar uma aula particular? Os alunos da Geração Z necessitam de uma prática educacional capaz de suprir os desafios oferecidos pela sociedade do

Abrir chat
1
Olá 👋
Como podemos te ajudar?

Clique no botão abaixo para nos enviar uma mensagem.