Filmes nacionais

filmes nacionais

Os filmes nacionais são uma forma de entretenimento e de apreciação cultural que pode reforçar o seu conhecimento.

Neste resumo de cinema, você vai descobrir a importância de conhecer os filmes brasileiros e quais são as 25 obras de maior destaque na história do país. Dessa forma, prossiga com a leitura para conferir.

Filmes nacionais: características

Primeiramente, conhecer a produção cinematográfica nacional é uma excelente maneira de reforçar o seu repertório sociocultural. Isso ocorre pois, ao ver diversos filmes brasileiros, você terá tido contato com a visão de seus diretores e pessoas eruditas sobre a história, a identidade nacional e a cultura do país.

Neste sentido, é sempre uma boa dica citar algum filme nacional em suas redações, como no ENEM, por exemplo. Desse modo, será possível fazer uma alusão histórico-cultural que seja pertinente ao tema em debate.

Logo, a fim de que você possa reforçar o seu conhecimento em cinema, preparamos uma lista imperdível de 25 filmes brasileiros que valem a pena serem assistidos. A saber, ela agrega obras de diferentes épocas, gêneros, estilos e temáticas. Então, nós apresentamos aqui filmes de ação, drama e comédia, os quais abordam desde a crítica social até representações de livros, de escritores e de cantores renomados em nossa cultura.

1) Cidade de Deus (2002)

Em primeiro lugar nesta lista de filmes nacionais, esta obra retrata a história da favela carioca Cidade de Deus, na qual os seus habitantes tentam sobreviver em meio à pobreza e à violência do crime organizado.

2) Tropa de Elite (2007)

Adiante, este filme narra os dilemas da vida de um capitão do BOPE, o temido departamento de polícia especial no Rio de Janeiro. Desse modo, levantam-se temas de discussão como a violência policial, a corrupção, a realidade das favelas e o uso de drogas pelas classes média e alta. Sobretudo, “Tropa de Elite” ainda ganhou uma continuação em 2010 com foco na atuação da milícia na cidade.

3) Central do Brasil (1998)

Este filme conta a história de Dora, professora aposentada que auxilia analfabetos a redigir cartas na Estação Central do Brasil no Rio de Janeiro. Assim, ela conhece o menino órfão Josué, pelo qual se afeiçoa e o ajuda a encontrar o seu pai. A saber, esta personagem foi interpretada pela atriz Fernanda Montenegro, cuja atuação lhe rendeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro.

4) Bacurau (2019)

De fato, “Bacurau” é um filme que narra a história de resistência de um vilarejo no Nordeste contra agressores brasileiros e estrangeiros. Isso ocorre por meio tanto do conflito armado, quanto da valorização da história e da cultura local.

5) Minha mãe é uma peça (2013)

Quando se seleciona uma obra de comédia brasileira, este é um dos filmes nacionais mais populares. Assim, o autor Paulo Gustavo interpreta a própria mãe em uma representação biográfica familiar cheia de humor e de lições de vida. A saber, este filme proporcionou mais duas continuações em 2016 e 2019.

6) Auto da Compadecida (2000)

Neste clássico do cinema nacional baseado no livro homônimo de Ariano Suassuna, conta-se a história dos sertanejos João Grilo e Chicó. Assim, o enredo gira em torno das aventuras em suas vidas, assim como na representação dos problemas sociais vividos no Nordeste.

7) Bicho de Sete Cabeças (2000)

Outro filme nacional bastante instigante é “Bicho de Sete Cabeças”, o qual retrata a história de Neto, jovem internado pela sua família em um hospital psiquiátrico por causa do uso de drogas. Sobretudo, esta obra faz uma crítica e oferece reflexões acerca da existência de manicômios e da política de combate aos entorpecentes.

8) Carandiru (2003)

Em continuação à lista de filmes nacionais, apresentamos também a obra “Carandiru”, que retrata o cotidiano deste famoso presídio paulista por meio das experiências do médico Dráuzio Varella. A saber, discutem-se aqui temas como tráfico, dependência química, violência policial, homofobia, direitos humanos e AIDS.

9) O Som ao Redor (2012)

Este filme descreve a atuação de uma milícia em um bairro de classe média em Recife. Desse modo, os moradores se encontram em uma situação conflituosa de viver pacificamente sob o jugo do crime organizado ou confrontá-lo sob risco da própria vida. Ao mesmo tempo, a protagonista desta obra precisa lidar com o barulho insuportável advindo do cachorro do vizinho.

10) O que é isso, companheiro? (1997)

Adiante, esta obra é um dos filmes nacionais com fundo histórico, a qual retrata o sequestro do embaixador americano por grupos guerrilheiros na época da ditadura militar em 1969. Ademais, ela também é baseada na obra homônima do jornalista Fernando Gabeira, que participou diretamente dos eventos ali narrados.

11) Que horas ela volta? (2015)

Neste polêmico filme, a empregada doméstica Val precisa lidar com os conflitos pessoais e profissionais com os seus patrões ricos. Em suma, esta obra lança luz sobre os desafios, as contradições econômicas e a hipocrisia enfrentada por esta profissão no Brasil.

12) Macunaíma (1969)

Baseado no clássico livro modernista de Mário de Andrade, o filme conta a história de Macunaíma, anti-herói mestiço nascido na floresta que se aventura na cidade. Em resumo, ele trata sobre importantes questões da cultura brasileira, tais como a identidade e as etnias do país.

13) Dona Flor e seus Dois Maridos (1976)

Ademais, este filme tem como base o romance homônimo de Jorge Amado. Enfim, esta comédia aborda a história de Dona Flor, professora baiana que tem de conviver com o atual marido e com o fantasma pervertido do seu último esposo.

14) Eles não usam Black Tie (1981)

Baseado em uma peça de teatro, este filme tem a atuação de um movimento grevista como o núcleo do seu enredo. Nesse sentido, os conflitos sindicais se misturam com as relações familiares dos personagens na época do regime militar.

15) O Homem que Desafiou o Diabo (2007)

Neste filme nacional, narra-se a história de Ojuara, herói nordestino que precisa superar os desafios naturais e sobrenaturais de sua vida. Sobretudo, esta obra é um amálgama de humor, drama e folclore regional.

16) Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

Esta obra é um dos filmes nacionais de maior destaque no movimento do Cinema Novo. Sobretudo, ela retrata o sofrimento de uma família sertaneja no interior do Brasil, além de temas como messianismo, religiosidade popular, latifúndio e conflitos de terra.

17) O Pagador de Promessas (1962)

Baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes, este filme tem como protagonista Zé do Burro, homem humilde que tem uma pequena propriedade na Bahia. Ao tentar cumprir uma promessa pessoal de carregar uma cruz, ele se vê envolto a um conflito entre a Igreja e o candomblé, assim como alusões à reforma agrária.

18) Dois Filhos de Francisco (2005)

Neste clássico do cinema nacional, é retratada a biografia da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano a partir do ponto de vista da criação pelos seus pais no interior de Goiás.

19) Tim Maia (2014)

Igualmente, este é outro filme que apresenta a história de um ícone da música brasileira: Tim Maia. Logo, você conhecerá a história da ascensão e do declínio da carreira deste renomado cantor, assim como o cenário musical brasileiro na segunda metade do século XX.

20) Gonzaga: De Pai para Filho (2012)

Além disso, a lenda do forró e do baião Luiz Gonzaga também tem um filme a seu respeito. Nesta obra, a vida e a carreira do cantor e sanfoneiro pernambucano são contadas a partir do seu relacionamento familiar com o filho Gonzaguinha.

21) Meu Pé de Laranja Lima (1970)

Com base no livro homônimo de José Mauro de Vasconcelos, o filme “Meu Pé de Laranja Lima” narra a história de um menino pobre que passa a contar as suas angústias a uma árvore em seu quintal.

22) Meu Nome não é Johnny (2008)

A temática do tráfico de drogas no Rio de Janeiro é novamente abordada, agora nesta obra baseada no livro de Guilherme Fiúza. Dessa forma, este filme conta a história real de João Estrela, jovem carioca de classe média alta que foi preso por causa da venda de entorpecentes. Sobretudo, “Meu Nome não é Johnny” apresenta ao expectador vários dualismos e contradições, tais como riqueza e pobreza, além de uma mensagem poderosa sobre o sistema judicial brasileiro.

23) O Cheiro do Ralo (2006)

Neste drama baseado no livro de Lourenço Mutarelli, um dono de uma loja de compra de produtos usados decide explorar os seus clientes para superar a sua dificuldade financeira, sem saber que esta situação sairia definitivamente do seu controle.

24) Vidas Secas (1963)

Baseado no livro clássico modernista de Graciliano Ramos, “Vidas Secas” retrata o drama dos retirantes sertanejos do Nordeste. Assim, os personagens precisam lidar com a seca, a fome, a pobreza e os dramas familiares para sobreviver.

25) A Grande Cidade (1966)

Por fim, o filme “A Grande Cidade” conta as diferentes histórias de quatro personagens habitantes do Rio de Janeiro. Em suma, a obra aborda temas como violência, regionalismo, pobreza e relações de gênero.

Gostou deste resumo sobre os filmes nacionais? Então, confira também a nossa seleção de filmes sobre ficção científica.

Compartilhe

Gostou deste conteúdo? Para contribuir com a nossa missão de produzir resumos de qualidade para os seus estudos, você pode fazer um PIX para a chave milenioescolar@gmail.com (Banco do Brasil – Philipe).