Edital ENEM 2023: guia completo

Edital ENEM 2023

O edital do ENEM 2023 já está disponível para consulta e análise no site do INEP. Desse modo, faltam menos de seis meses para as provas e os candidatos têm de acelerar a sua preparação!

Neste artigo, você vai conferir os principais elementos presentes no edital: regras, calendário, estrutura da prova e horários. Então, continue com a leitura para descobrir.

Edital ENEM 2023: guia básico

O INEP divulgou recentemente o edital da edição do ENEM deste ano, que ocorrerá no mês de novembro. A saber, o Exame Nacional do Ensino Médio é um vestibular aplicado em todo o Brasil que serve como porta de entrada para vários programas de acesso à universidade, tais como o SISU, o PROUNI e o FIES.

Assim, as inscrições para os candidatos que não solicitaram a isenção do pagamento deverão ser feitas na Página do Participante, sob o valor de R$85. Durante este período, o estudante deverá selecionar a língua estrangeira cobrada no exame (inglês ou espanhol) e, caso haja necessidade, requerer atendimento especial no dia da aplicação a depender das condições estabelecidas pelo edital. Além disso, a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição com o local de realização da prova ocorrerá em data posterior a ser comunicada pelo MEC.

Enfim, o método de correção do ENEM será o mesmo das edições anteriores: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste formato, as questões têm peso variado de acordo com o seu grau de dificuldade e o candidato tem o seu desempenho avaliado de forma qualitativa.

Ademais, as regras da reaplicação do ENEM e a modalidade PPL constarão em um edital próprio a ser divulgado posteriormente. De antemão, sabe-se que as inscrições para esta modalidade ocorrerão de 9 a 27 de outubro, ao passo que as suas provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Segundo o edital da prova regular, terão direito a reaplicá-la os candidatos que estiverem com doenças infectocontagiosas ou que sofrerem problemas logísticos específicos que lhes impeçam de comparecer no local do exame. Cabe ressaltar que a reaplicação deverá ser requerida ao INEP em até 5 dias úteis após o segundo dia do exame normal (12 de novembro).

• Inscrições: 05/06 – 16/06.
  • Pagamento da taxa de inscrição: 05/06 – 21/06.
  • Primeiro dia da prova regular: 05/11.
  • Segundo dia da prova regular: 12/11.
  • Divulgação do gabarito: 24/11.
  • Resultado: 16/01/24.

Horários de aplicação das provas

Além disso, o edital do ENEM 2023 já determinou os horários referentes aos procedimentos nos dias de aplicação das provas. Eles não apresentam alterações em relação aos anos anteriores, como você pode ver a seguir:

• Abertura dos portões: 12h.
  • Fechamento dos portões: 13h.
  • Início das provas: 13h30.
  • Término da prova no primeiro dia: 19h.
  • Fim da prova no segundo dia: 18h30.

Em suma, o primeiro dia de aplicação tem uma duração levemente superior ao segundo por causa da necessidade da produção da redação pelo candidato.

Estrutura da prova

Igualmente, o ENEM 2023 segue a estrutura do exame presente em sua Matriz de Referência disponibilizada pelo INEP. Assim, o candidato encontrará na primeira prova 45 questões objetivas de múltipla escolha da área de conhecimento das linguagens e 45 das ciências humanas, assim como deverá redigir uma redação de cunho dissertativo-argumentativo. Por outro lado, ele se deparará com 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza no segundo dia de prova.

No caso da redação, a sua avaliação abarcará uma nota de até 1000 pontos de limite máximo, a partir de cinco competências cobradas (cada uma valendo 200 pontos):

1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sobretudo, estes critérios constam na Cartilha de Redação disponível no site do INEP. Dessa maneira, o edital do ENEM 2023 também aponta os tradicionais comportamentos que podem levar à anulação da sua redação, tais como:

• fuga ao tema;
  • redação de palavrões;
  • escrita ilegível;
  • rubrica ou identificação do candidato na folha de redação;
  • não-atendimento da estrutura dissertativo-argumentativa;
  • desrespeito aos direitos humanos na redação;
  • escrita insuficiente.

Regras

Por fim, você percebeu que o edital do ENEM 2023 não apresentou muitas mudanças em relação às provas dos anos anteriores. Isso se aplica também às regras determinadas para a realização do exame. Assim, os candidatos continuam tendo de fazê-lo com caneta esferográfica de tinta preta, de portar documento oficial de identificação e de guardar os objetos pessoais (especialmente aparelhos eletrônicos) em um envelope a ser lacrado pelo chefe de sala antes da prova. Ademais, o edital também prevê algumas condições de eliminação do candidato no ENEM, tais como:

• portar objetos proibidos;
  • “colar” ou se comunicar com outros candidatos;
  • perturbar o local da prova;
  • recusar a vistoria pelos fiscais de sala;
  • ter um aparelho eletrônico ligado e emitindo sons na sala (mesmo que no envelope lacrado);
  • não entregar a Folha de Rascunho e o Cartão-Resposta ao fiscal após a realização da prova.

Se você quiser ficar plenamente preparado para a prova do ENEM, sugerimos fortemente que navegue pela seção de resumos do nosso site. Lá você encontrará conteúdos de qualidade de todas as disciplinas cobradas no exame.