Por que muitos alunos têm dificuldade em matemática e ciências?

dificuldade em matemática e ciências

Uma das características mais comuns dos alunos nas escolas é ter dificuldade em matemática e ciências. A saber, esse fenômeno é uma constante na educação escolar e requer uma profunda reflexão da equipe pedagógica e das famílias.

Neste artigo, você vai conferir o porquê desse bloqueio, quais são as melhores ferramentas para superá-lo e como as aulas particulares podem auxiliar nesse cenário. Então, continue com a leitura para descobrir.

De onde vem a dificuldade em matemática e ciências exatas?

Primeiramente, é natural que cada aluno tenha uma aptidão para as diferentes áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza ou matemática. Logo, uma parcela significativa dos estudantes que têm mais facilidade com português, história e geografia pode ter um bloqueio no estudo das outras matérias.

Além disso, as disciplinas de ciências exatas têm um currículo mais denso e saberes que, à primeira vista, podem não ter conexão com o cotidiano do estudante. Assim, matrizes, números complexos, movimento retilíneo uniforme, velocidade das reações… todos são temas de difícil identificação por parte dos alunos.

Sobretudo, é fato que alguns professores das disciplinas de exatas têm uma parcela de culpa nessa situação. A utilização de métodos didáticos arcaicos e maçantes não contribuem para que a aprendizagem seja mais proveitosa.

Então, é essencial repensar a prática docente nessas matérias. Desse modo, devemos desmistificar esse tabu e considerar que a matemática e as ciências não precisam ser um bicho de sete cabeças. A seguir, enumeramos algumas estratégias para tornar essas aulas mais interessantes.

Como ensinar ciências exatas de forma didática?

1) Associação com o cotidiano

Como dissemos anteriormente, é necessário conectar os conteúdos com a realidade dos alunos. Ou seja, promover uma aprendizagem significativa. Por exemplo:

• ensinar matemática por meio de educação financeira;
  • explicar fundamentos da física como velocidade e aceleração utilizando o exemplo dos carros;
  • ensinar os princípios da química a partir da ciência dos alimentos;
  • instruir conhecimentos de biologia por meio da aprendizagem sobre o corpo humano.

2) Utilização de laboratório

Certamente, o melhor ambiente para se ensinar essas disciplinas é o laboratório. Ali os estudantes conseguem colocar em prática a teoria ministrada pelo professor de um jeito didático e criativo. Igualmente, os alunos conseguirão explorar materiais específicos para essa aprendizagem.

3) Desenvolvimento de projetos

Outra excelente maneira de contornar a dificuldade em matemática e ciências é fazer com que os estudantes desenvolvam projetos dentro e fora da escola. A interação advinda do trabalho em grupo tornará a tarefa mais agradável e reduzirá a resistência dos alunos que não têm afinidade com essas matérias. Além disso, eles terão contato com novas formas de se aproximar desses conhecimentos quando iniciarem a pesquisa.

4) Realização de exercícios

As ciências exatas têm como característica a sua natureza aplicada, o que permite que o professor crie vários exercícios em sala de aula para praticá-las. Desse modo, a repetição guiada desse procedimento fará com que a aprendizagem se torne mais fácil.

5) Filmes e séries com conteúdo científico

De fato, documentários como “Cosmos” ou séries como “The Big Bang Theory” ajudaram a popularizar recentemente essa temática na cultura pop. Então, incentivar as crianças e adolescentes a assisti-las poderá desenvolver uma afinidade por conteúdos ligados às ciências exatas.

6) Gamificação e tecnologia

Jogos e recursos digitais são ótimos aliados para enfrentar a dificuldade em matemática e ciências. A saber, a afinidade das crianças e dos adolescentes com as novas tecnologias de aprendizagem torna tudo mais fácil e mais natural. Assim, os alunos aprenderão de forma lúdica, dinâmica e fixarão melhor o conteúdo da matéria.

E na Milênio Reforço Escolar?

A aula particular é a melhor forma de superar essa dificuldade. Os nossos professores de matemática e ciências têm orientação específica para contornar os bloqueios de aprendizagem e fazer com que as aulas sejam proveitosas. Logo, se o seu filho tiver dificuldade nessas matérias, pode ficar tranquilo. Temos docentes capacitados e expertise para lidar com essa situação.

De fato, o bloqueio nessas disciplinas ocorre frequentemente devido à aprendizagem deficitária de conceitos matemáticos básicos nas séries anteriores. Além disso, também é possível que essa resistência aconteça por meio de transtornos como a discalculia. Em ambos os casos, o professor particular pode atuar para solucionar esse quadro.

Por fim, você viu que a dificuldade em matemática e ciências pode ser superada com estratégias pedagógicas inteligentes. Dessa forma, se os seus filhos se encaixarem nessa situação, não precisa se desesperar. A melhor maneira de promover uma educação eficiente é refletir sobre os seus procedimentos e aperfeiçoá-los constantemente.

Se você curtiu este artigo e tem interesse em conteúdos sobre pedagogia, sugerimos conferir também as nossas redes sociais no Instagram e no Facebook.