Aprendizagem baseada em projetos: saiba como funciona

aprendizagem baseada em projetos

Primeiramente, a aprendizagem baseada em projetos é um tipo de metodologia ativa na educação (veja mais aqui).

Também conhecida por seu nome em inglês Project-Based Learning (PBL), ela foi formulada a partir das pesquisas do educador John Dewey décadas atrás.

Com ela, você pode aprender vários conteúdos de forma interdisciplinar e engajadora.

Em suma, podemos resumir a sua originalidade da seguinte forma: na educação tradicional, o professor explica a solução de um problema aos alunos.

Ao contrário, na Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos buscam a solução do problema por eles próprios, “indo atrás” do conhecimento.

Assim, os alunos são realocados como protagonistas no processo de aprendizagem (veja aqui as etapas dessa metodologia).

Problema orientador

A Aprendizagem Baseada em Projetos parte de um ponto no qual um problema é colocado diante dos alunos.

Então, podemos considerá-lo uma “pergunta motivadora”.

Ele pode ser um problema frequente que ocorre na escola ou na comunidade, ou até uma questão mais ampla de cunho nacional ou global.

Seguindo um cronograma estabelecido pelo professor, os alunos então têm de investigar a fundo o problema e propor soluções a ele, aliando teoria e prática.

Embora essa metodologia defenda o protagonismo estudantil, é importante que o professor esteja disponível para orientá-los durante o projeto, em caso de dúvidas.

Ademais, após a conclusão do projeto, é fundamental que o docente reserve uma aula para que os estudantes exponham entre si e debatam as suas soluções do projeto.

Vejamos agora as principais vantagens desse tipo de aprendizagem.

Benefícios da Aprendizagem Baseada em Projetos

• Autonomia: a Aprendizagem Baseada em Projetos trabalha a individualidade  dos alunos e a sua capacidade de pesquisar.
  • Motivação: eles se sentem bastante estimulados pelo dinamismo dessa metodologia, que impõe a eles desafios para a resolução de problemas complexos.

• Cooperação: o “espírito de equipe” necessário para o andamento do projeto, em trabalhos de grupo, os capacitará de maneira profícua para o mercado de trabalho no futuro.

• Criatividade: essa metodologia encoraja os alunos a usarem a sua imaginação e o seu pensamento crítico para alcançar a solução do problema orientador.

• Efetividade: a Aprendizagem Baseada em Projetos melhora a retenção de conteúdo pelos alunos, devido ao seu formato dinâmico.

• Praticidade: essa metodologia aborda temas concretos da realidade, o que instiga os alunos a estudarem e pesquisarem.

Mundo digital

A utilização da internet para os trabalhos da Aprendizagem Baseada em Projetos é essencial.

Logo, os alunos terão acesso a uma infindável quantidade de fontes sobre o tema da pesquisa, o que auxilia a prática de uma educação integral e inovadora.

Então, a tecnologia aparece para apoiar o processo de aprendizagem, com a qual os alunos poderão utilizar uma ampla gama de recursos para a realização do projeto.

Aprendizagem Baseada em Projetos na prática

Em seguida, listaremos exemplos de temas que podem servir como problemas orientadores dos projetos:

• Como disseminar práticas mais saudáveis de alimentação?
  • De que forma podemos incentivar as pessoas do bairro a reciclar o lixo?
  • Como cobrar dos governantes a realização das promessas de campanha?
  • De que maneira podemos aumentar a participação das famílias na realidade escolar?
  • Como montar uma horta comunitária?
  • É possível economizar água e eletricidade com recursos tecnológicos?

E a Milênio Reforço Escolar?

Que tal deixar o seu filho(a) desenvolver um projeto de longo prazo conosco?

O nosso quadro de professores é bastante capacitado para as metodologias ativas em educação.

Dessa forma, eles podem utilizar a aula particular para a orientação e acompanhamento do projeto, que poderá ser interdisciplinar.

Pode ser tanto um projeto da escola quanto algum projeto que você queira formular com a nossa empresa.

Por fim, é como diz o nosso lema: Educação do Século XXI.