Conheça a pesquisa de opinião dos alunos do ensino médio

opinião dos alunos do ensino médio

A ONG Todos Pela Educação divulgou recentemente uma pesquisa de opinião dos alunos do ensino médio que é bastante reveladora.

Neste artigo, você vai conferir como essa pesquisa foi feita, os seus principais resultados e o diagnóstico dessas estatísticas. Logo, continue com a leitura para descobrir.

Pesquisa sobre a opinião dos alunos do ensino médio

Primeiramente, essa pesquisa foi realizada em parceria com o Datafolha entre fevereiro e abril de 2022 em todo o Brasil. A saber, o objetivo principal do levantamento é identificar a percepção dos estudantes desse nível a respeito da própria escola e da sua formação educacional.

Por meio de uma metodologia quantitativa com entrevistas, foram definidas amostras entre todas as unidades da federação. Nesse sentido, elas representam o perfil dos alunos brasileiros de escolas públicas (gênero, idade, cor, escolaridade da família, dependência administrativa e renda familiar).

A seguir, você pode conferir os oito principais temas abordados nessa pesquisa de opinião, assim como as suas estatísticas referentes.

1) Relação com a escola

O primeiro tópico do levantamento diz respeito à percepção estudantil sobre a escola em que estudam. De antemão, 82% dos alunos a consideram boa ou ótima. Além disso, os três principais motivos para terem se matriculado nela são a proximidade com a residência, a decisão dos pais e a reputação da instituição.

Entretanto, os alunos do ensino médio também apontam os problemas existentes em suas escolas. Assim, os principais eixos nos quais elas precisam melhorar (segundo o levantamento) são a qualidade do corpo docente, as metodologias de ensino e de aprendizagem e a infraestrutura. Em relação ao sistema educacional e ao melhor turno de comparecimento para assegurar a frequência estudantil, a maioria dos entrevistados considera que os melhores modelos são o matutino totalmente presencial e o matutino híbrido parte presencial e parte a distância. Veja agora outras estatísticas de destaque:

  • 94% dos alunos concordam que o conteúdo ensinado na instituição terá utilidade para as suas vidas;
  • 93% acham que as aulas presenciais são boas;
  • 92% identificam uma preocupação da escola em sanar o déficit de aprendizagem ocorrido por causa da pandemia;
  • 90% atestam que a diretoria tem compromisso com o progresso da instituição;
  • 88% creem que a escola está agindo para que os estudantes não larguem os estudos;
  • 88% dizem que a escola demonstra ser um ambiente seguro;
  • 79% concordam que não existe discriminação na escola;
  • 46% afirmam presenciar a falta de professores ou aulas canceladas;
  • 20% acreditam que os alunos não são respeitados como se deveria.

2) Elementos do ensino médio

Ademais, a pesquisa de opinião dos alunos do ensino médio também buscou identificar a percepção sobre a utilidade da escola na sociedade. Assim, 98% dos estudantes defendem que deveriam existir no percurso escolar capacitações para o mercado de trabalho. Nesse sentido, 92% acham que deveriam ter o direito de se aprofundar em uma área do conhecimento no currículo. Desse grupo, 43% (a maioria) consideram que o terceiro ano seria a melhor série para desenvolver essa especialização.

Naturalmente, este aspecto reproduz as transformações preconizadas pelo Novo Ensino Médio. A respeito do conhecimento sobre esse programa, a pesquisa identificou os seguintes dados com os alunos:

  • 41% conhecem mais ou menos;
  • 27% conhecem bem;
  • 23% não conhecem;
  • 9% conhecem mal.

Igualmente, o ensino profissional e técnico previsto no programa não é amplamente conhecido pela comunidade estudantil, como você pode verificar:

  • 47% nunca ouviram falar;
  • 33% conhecem mais ou menos;
  • 12% conhecem bem;
  • 9% conhecem mal.

3) Tempo integral

A educação em tempo integral é uma das grandes metas da educação brasileira. A pesquisa em questão avaliou que 63% dos alunos estariam abertos a estudar em uma escola com esse modelo, com a ressalva de que o conhecimento sobre ele ainda não é generalizado:

  • 43% conhecem mais ou menos;
  • 34% conhecem bem;
  • 13% não conhecem;
  • 10% conhecem mal.

Dentre as características mais apreciadas no sistema de tempo integral, estão: aulas de projeto de vida; tutores para sanar as dúvidas sobre o conteúdo; aulas práticas de ciências exatas; clubes de protagonismo; disciplinas eletivas; orientação de estudos; maior tempo para desfrutar com os amigos; turno único com três refeições. Todavia, os estudantes que não se interessam pelo modelo de tempo integral alegam diferentes razões: prejuízo ao trabalho; cansaço; falta de disponibilidade para outros compromissos.

Quando se compara o índice de satisfação com a escola dos alunos de modelo integral e os de modelo convencional, percebe-se que os estudantes de tempo integral estão mais satisfeitos em todos os quesitos:

  • frequência dos professores;
  • segurança;
  • qualidade das aulas;
  • ações de combate à evasão escolar;
  • diretoria comprometida com a qualidade da instituição;
  • aprendizagem de conhecimentos úteis;
  • ausência de discriminação;
  • auxílio na redução do déficit educacional na pandemia.

4) Docentes

Adiante, a opinião dos alunos do ensino médio acerca do trabalho dos professores é um dos eixos desta pesquisa. Veja a seguir os seus principais resultados:

  • 79% dos alunos comentaram que tiveram um professor que lhes ajudou a construir o seu projeto de vida;
  • 73% acreditam que os professores criariam um vínculo mais forte com os alunos se permanecessem mais tempo na escola;
  • 59% concordam que as escolas proporcionam aos docentes boas condições para exercerem o seu ofício;
  • 55% defendem que os professores são bem-remunerados;
  • 49% apontam que os professores não são valorizados pela sociedade.

5) Tecnologia educacional

De fato, a utilização da tecnologia na educação é bastante influenciada por aspectos socioeconômicos, os quais estão presentes na pesquisa do Todos Pela Educação. Assim:

  • 94% dos participantes afirmam que a tecnologia melhora a qualidade da escola;
  • 73% têm internet de banda larga em seu domicílio;
  • 68% (a maioria) têm celular com acesso à internet e o utilizam para as atividades escolares;
  • 67% dizem que a escola utiliza corretamente a tecnologia na aprendizagem;
  • 57% atestam que existem computadores e internet em sua instituição de ensino;
  • 50% (a maioria) dos estudantes têm televisão com acesso à internet, mas não a utilizam para as atividades escolares;
  • 47% (a maioria) dos alunos não tem um computador com acesso à internet.

6) Evasão escolar

O abandono da escola pelos alunos foi outro tema questionado nesta pesquisa. Dessa forma, 17% dos estudantes cogitaram abandoná-la nos meses prévios à pesquisa. Dentre os participantes desse segmento, 48% o fariam para se dedicar ao trabalho, 11% por causa do cansaço e 8% por falta de motivação.

A saber, a estatística também aponta que 11% dos alunos não se matricularam propriamente em uma escola pública em 2021.

7) Colocação no mercado de trabalho

O sétimo eixo da pesquisa de opinião dos alunos do ensino médio diz respeito especificamente à coexistência do percurso escolar com o mercado de trabalho.

Dessa maneira, pôde-se verificar que 32% dos estudantes trabalham além de estudar. Dentre os alunos desse grupo, 71% o fazem para adquirir independência financeira, 20% para complementar a renda familiar e 5% por considerar que somente a aprendizagem escolar não irá lhes garantir um futuro digno.

8) Perspectivas futuras

O grupo entrevistado de estudantes de ensino médio também respondeu às perguntas sobre a expectativa do seu futuro. Nesse sentido, 65% têm planos de ingressar em uma faculdade, ao passo que 22% almejam fazer um curso técnico. Em relação à percepção sobre o auxílio da instituição de ensino nesse processo de descoberta e de decisão após a formatura, colheram-se os seguintes dados:

  • 61% acreditam que a escola ajuda muito;
  • 34% afirmam que a escola ajuda um pouco;
  • 5% defendem que ela não ajuda.

Diagnóstico

Sobretudo, podemos chegar a algumas conclusões sobre as estatísticas referentes à pesquisa de opinião dos alunos do ensino médio de escolas públicas. Inicialmente, a percepção dos estudantes acerca da sua escola é predominantemente positiva, apesar de eles elencarem alguns desafios a serem superados.

Entretanto, o conhecimento insuficiente de grande parte dos alunos acerca de iniciativas como o Novo Ensino Médio, o ensino profissionalizante e a educação em tempo integral é certamente um problema a se solucionar. No caso da opinião sobre o trabalho dos professores, nota-se que os estudantes reproduzem a impressão social geral sobre a desvalorização da profissão.

Além disso, os dados recebidos no eixo da tecnologia educacional reforçam que a defasagem da educação durante a pandemia foi agravada pela dificuldade de acesso à internet (para fins de estudo) por grande parte dos alunos. Ademais, embora o índice de evasão escolar não seja relativamente alto, ainda há muito a se fazer para zerá-lo.

Por fim, a quantidade expressiva de estudantes do ensino médio que também trabalham é outro desafio a se considerar, pois a possibilidade de que o seu emprego atrapalhe o rendimento dos estudos é bastante alta. Igualmente, o desbalanceamento entre a expectativa de ingressar no ensino superior e a vontade de fazer um curso técnico reflete as distorções no mercado de trabalho que existem no Brasil.

Gostou deste artigo? Então, confira também o nosso material sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

Compartilhe

Mais posts

como mandar bem nas provas

7 dicas de como mandar bem nas provas

Uma das maiores aflições do vestibulando é conseguir boas dicas de como mandar bem nas provas. Afinal, existem diversos fatores que podem determinar a aprovação