Uma maneira segura para se desenvolver um país é investir na educação na primeira infância. Nesse sentido, os seus benefícios serão percebidos tanto ao nível pessoal, quanto social.
Logo, você vai conferir neste artigo o que é o conceito de primeira infância, como ele é abordado na BNCC, qual a sua fundamentação científica e como a Milênio Reforço Escolar pode lhe ajudar neste processo. Então, continue com a leitura para descobrir.
O que é educação na primeira infância?
A primeira infância é o período que vai da gestação até os seis anos de uma pessoa. Ou seja, ele representa o estágio inicial do desenvolvimento humano.
A saber, esse conceito pode ser dividido em três etapas: quando o indivíduo é um bebê (até um ano e seis meses); quando ele é uma criança bem pequena (de um ano e sete meses até três anos e onze meses); quando ele é uma criança pequena (quatro aos seis anos).
Nesse sentido, quando se fala sobre educação infantil, põe-se em evidência o processo de ensino e aprendizagem adequado a crianças dessas faixas etárias. Assim, essa iniciativa ocorre em creches, pré-escolas ou jardins de infância. A saber, a valorização desse nível de ensino é a meta número 1 do atual Plano Nacional de Educação:
“Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE”.
Primeira infância na BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata a educação na primeira infância como uma das suas principais metas, no mesmo patamar que os ensinos fundamental e médio. De antemão, estabelece-se a defesa das dimensões do “educar e cuidar”:
“O cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação” (BNCC, p. 36).
Além disso, a interação e a brincadeira são ferramentas indispensáveis e interdependentes na educação infantil. Desse modo, as crianças adquirem novos conhecimentos e habilidades de maneira lúdica e com outros colegas de sua idade por meio da socialização.
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
Adiante, a BNCC define seis direitos fundamentais que devem estruturar a etapa da educação infantil, na qual as crianças irão aprender o seu lugar no mundo:
1) Conviver: interação com pessoas de diferentes idades por meio de várias linguagens a fim de aprender a respeitar a diversidade e o pensamento alheio.
2) Brincar: praticar atividades lúdicas que ampliem o seu conhecimento e desenvolvam habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais.
3) Participar: ter voz e direito à opinião no planejamento das atividades da educação infantil, tal como se posicionar a respeito da brincadeira da ocasião.
4) Explorar: ter contato com a realidade material e descobrir os aspectos do cotidiano nas suas diversas modalidades.
5) Expressar: aprender a comunicar opiniões, pensamentos, questionamentos, emoções e necessidades por meio de diferentes linguagens.
6) Conhecer-se: demonstrar o autoconhecimento e construir a própria identidade pessoal, cultural e social.
Campos de experiência
Ademais, a BNCC estabelece ainda cinco campos de experiência para balizar as atividades na educação na primeira infância. A saber, este conceito se refere a arranjos curriculares que acolhem as experiências e conhecimentos das crianças. Confira a seguir:
1) O eu, o outro e o nós: descoberta da experiência individual e social por meio da interação.
2) Corpo, gestos e movimentos: aprendizagem das linguagens corporais.
3) Traços, sons, cores e formas: convivência com as diferentes manifestações culturais e artísticas.
4) Escuta, fala, pensamento e imaginação: comunicação oral e escrita (gráfica).
5) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: aprendizagem dos conhecimentos do mundo físico e sociocultural.
Fundamentação científica
O investimento robusto em educação na primeira infância é cientificamente comprovado como uma ferramenta transformadora para a vida da criança e também da sociedade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 5.500 municípios brasileiros, as crianças que puderam frequentar regularmente creches e pré-escolas tinham uma menor tendência futura a:
- entrar no mundo do crime;
- ter uma gravidez precoce;
- possuir uma condição financeira precária;
- ter fraco desempenho educacional;
- estar desempregado.
Nesse sentido, podemos mencionar ainda um estudo americano que aponta que para cada dólar investido em uma educação infantil de qualidade, o país economiza 16,4 dólares com pobreza, doença e criminalidade.
Além disso, existem várias vantagens na aprendizagem ao priorizar o nível da educação infantil. Segundo pesquisas realizadas no campo da neurociência, a criança desenvolve mais da metade do potencial da mente do adulto até os quatro anos. Assim, os estímulos e as experiências que elas experimentarão nesse período serão definidores do seu próprio futuro, especialmente em aspectos como:
- habilidades sociais;
- inteligência emocional;
- linguagem;
- comportamento;
- autonomia;
- educação alimentar;
- desenvolvimento físico;
- conhecimento matemático;
- criatividade;
- cognição;
- lógica;
- capacidade de interpretação;
- interesse artístico;
- cidadania;
- pensamento crítico;
- imaginação;
- letramento.
Milênio Reforço Escolar
Por fim, a educação na primeira infância é um dos principais serviços da Milênio Reforço Escolar. De fato, temos à disposição pedagogos preparados para acolher e auxiliar na alfabetização e no desenvolvimento da aprendizagem dos seus filhos.
Além disso, oferecemos um ensino e uma experiência humanizada aos nossos alunos. Isso significa que trabalhamos com uma metodologia pedagógica apropriada para a primeira infância nas aulas particulares, sempre em consonância com os objetivos da família.
Então, se você está procurando um serviço educacional de qualidade para os seus filhos, em domicílio ou online, a Milênio é a solução. Temos preços adequados ao seu bolso e excelentes condições de pagamento. Entre em contato para agendarmos a sua aula experimental gratuita!