7 dicas de como mandar bem nas provas

como mandar bem nas provas

Uma das maiores aflições do vestibulando é conseguir boas dicas de como mandar bem nas provas. Afinal, existem diversos fatores que podem determinar a aprovação ou a reprovação em um exame.

Neste artigo, apresentaremos sete dicas para auxiliar os estudantes a terem um bom desempenho em suas avaliações, sejam elas provas comuns ou vestibulares. Logo, prossiga com a leitura para conferir.

7 dicas de como mandar bem nas provas

1) Entenda o formato da prova

Cada prova é de um jeito! Assim, ela pode ser de certo/errado, múltipla escolha, dissertativa, exame oral…são muitas possibilidades. Desse modo, cada formato de avaliação terá um critério próprio de correção. Por exemplo, o ENEM utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Por outro lado, existem outros exames nos quais uma resposta errada anula uma certa, o que demanda um nível específico de preparação.

Além disso, é importante estar atento às regras do edital de cada prova. Isso significa verificar quais são os itens permitidos, qual é o tempo de duração e quais são os códigos de conduta no local do exame.

2) Prepare-se para a prova dissertativa

No caso de a prova ter questões dissertativas, é essencial dominar a utilização correta da língua portuguesa, escrever com as suas próprias palavras, saber argumentar e articular ideias em seu texto.

Ademais, a redação também exige uma estratégia eficiente. Além de organizar o esquema introdução/desenvolvimento/conclusão, você não pode esquecer de escrevê-la primeiramente em um rascunho para não cometer erros como rasuras.

3) Respeite a fisiologia do seu corpo

Dentre as dicas de como mandar bem nas provas, cabe refletir que um bom desempenho no exame não depende só do seu conhecimento. Nesse sentido, processos fisiológicos como o sono, a alimentação e a hidratação são decisivos para uma boa prova.

De antemão, a noite anterior à prova tem de ser bem dormida. Isso significa realizar um sono com quantidade de horas suficientes para que o seu corpo esteja descansado. Dessa forma, o ideal é evitar televisão, videogame e redes sociais nessa véspera. Sobretudo, também não se recomenda fazer refeições pesadas ou ingerir bebidas energéticas no dia anterior e no dia da prova. Assim, privilegie alimentos leves e de fácil digestão.

Durante a hora da prova, não deixe de tomar água e também comer um pequeno alimento, como um chocolate. Dessa maneira, você conseguirá manter o corpo funcional e o cérebro oxigenado. Além disso, não faz bem ficar muitas horas na mesma posição. Então, é importante fazer um leve alongamento do seu corpo ao longo do exame.

4) Exercite a concentração e a memória

Outra dica fundamental durante a prova é preservar o autocontrole e não ceder ao nervosismo e à ansiedade. Assim, respire fundo e busque se concentrar no desafio à sua frente. Lembre-se de cultivar a força mental por meio da positividade, o que não dará espaço ao estresse e aos pensamentos que possam lhe distrair.

Ademais, a tranquilidade é essencial para manter a memória ativa durante o exame. Caso dê o famoso “branco” e você se esqueça de alguma informação, pule para outra questão de teor semelhante. O cérebro humano funciona a partir da associação de conhecimentos e é bastante provável que posteriormente você se recordará do conteúdo estudado.

5) Evite chutar

Em prosseguimento às dicas de como mandar bem nas provas, cabe afirmar que uma prova tem a finalidade de verificar o grau de aprendizagem dos conteúdos escolares. Assim, o chute é uma forma de driblar essa lógica.

Naturalmente, caso a prova tenha o formato no qual uma questão errada anula uma certa, o chute é uma péssima alternativa. Porém, se o exame não tiver essa característica e você estiver em dúvida sobre a resposta de um item, vale a pena cogitar essa atitude. Em provas de múltipla escolha, descarte as opções que são flagrantemente erradas e “separe” as duas com maior probabilidade de acerto.

A saber, estudos indicam que a primeira resposta que vem à sua mente tem uma probabilidade maior de ser a correta. Entretanto, vale a pena mencionar que os chutes só deverão ser feitos ao final, após se esgotarem todas as possibilidades e você tiver tido tempo de pensar sobre eles.

6) Tenha uma estratégia

De fato, não existe uma regra universal para a realização de uma boa prova. Contudo, podemos apontar algumas ideias que podem ajudar os estudantes. A princípio, recomenda-se uma leitura exploratória rápida das questões do exame como um todo. Desse modo, você conseguirá ter uma boa ideia do que será cobrado.

Adiante, inicie a prova pelas questões que você considerar mais fáceis ou pela disciplina que você tiver mais domínio. Assim, você terá mais confiança para acertar o restante dos itens. Em seguida, leia atentamente e mais de uma vez o enunciado das perguntas para possuir o maior esclarecimento possível dos itens e não cair em “pegadinhas”. Por exemplo, palavras como “sempre” e “nunca” são termos absolutos com alta probabilidade de estarem em questões erradas.

Sobretudo, a gestão do tempo é o maior desafio de realizar uma prova, especialmente no formato de vestibular. Nesse sentido, você terá algumas horas para resolver centenas de questões, escrever uma redação e preencher o gabarito. Logo, lembre-se de conferir constantemente o horário e avaliar se o término completo do exame será possível de acordo com o seu rendimento.

7) Estude

Por fim, a melhor das dicas de como mandar bem nas provas é estudar! Com meses de preparação, reforço escolar e um nível de aprendizagem adequado, você estará seguro para responder todas as questões de uma prova.

Curtiu este post? Então, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre a curva de esquecimento durante os estudos.