Guia da Reaplicação do ENEM 2023

Reaplicação do ENEM 2023

Embora as provas regulares do Exame Nacional do Ensino Médio já tenham sido realizadas, ainda falta a Reaplicação do ENEM 2023, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.

Neste guia, você vai descobrir como funciona a modalidade de reaplicação, assim como a participação dos candidatos PPL. Logo, continue com a leitura para descobrir.

Reaplicação do ENEM 2023: regras

Primeiramente, o INEP já deliberou sobre os pedidos de reaplicação da prova deste ano, baseados em problemas de logística, doenças infectocontagiosas nas datas das provas regulares e indicação de local de prova a mais de 30 quilômetros da residência do candidato.

Assim, é necessário conferir na Página do Participante se você está apto a prestar o exame e também o seu Cartão de Confirmação de Inscrição com o lugar designado para a realização da prova.

Sobretudo, embora seja inédita, esta “segunda chamada” terá o mesmo nível de dificuldade e método de correção da prova regular, assim como a mesma estrutura de questões e regras de horários. Enfim, no dia 12 de dezembro, ocorrerá a prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Por outro lado, no dia 13 de dezembro, será o exame de Matemática e Ciências da Natureza.

Se levarmos em consideração o balanço recente sobre as provas do ENEM, pode-se esperar um número relevante de candidatos participantes para a reaplicação. Nesse sentido, 28,1% dos alunos não compareceram no primeiro dia de prova tradicional e 32% no segundo dia.

ENEM PPL 2023

Nesses mesmos dias, as pessoas privadas de liberdade farão a Reaplicação do ENEM 2023. Ou seja, ocorrerão provas para indivíduos presos em unidades prisionais e socioeducativas. Certamente, cabe apontar que esta modalidade opera sob a gestão de um orientador pedagógico e a coordenação das forças de segurança.

Dicas finais

Por fim, esta é a última chance para quem não conseguiu realizar a prova nos dias tradicionais. Desse modo, não existe uma “terceira chamada”. Entretanto, cabe lembrar também que você só precisa realizar uma das provas da reaplicação (referente ao dia da falta) caso você tenha realizado um dos exames da modalidade regular.

Além disso, o gabarito das provas da reaplicação deverá sair no dia 27 de dezembro. Ademais, a divulgação das notas desta modalidade será na mesma data prevista para as provas regulares: 16 de janeiro de 2024.

Gostou deste guia sobre a Reaplicação do ENEM 2023? Então, venha conhecer as nossas redes sociais no Instagram e Facebook para mais notícias sobre o exame.