Balanço ENEM 2023: tudo sobre o exame

Balanço ENEM 2023

Agora que o Exame Nacional do Ensino Médio se encerrou na modalidade regular, chegou a hora de fazermos o primeiro Balanço ENEM 2023.

Neste artigo, você vai conferir a análise e as estatísticas sobre os dois dias de prova do ENEM. Portanto, prossiga com a leitura para conferir.

Balanço ENEM 2023: análise sobre a realização da prova

Redação

Primeiramente, o tema da redação do exame deste ano foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A saber, a sua escolha foi bastante elogiada pelos profissionais da área da educação devido à sua relevância e impacto social.

Sobretudo, o candidato poderia abordar em seu texto argumentos sobre a dupla-jornada da mulher, o machismo, as relações de gênero e o fenômeno do burnout materno.

Dificuldade da prova

Tanto o primeiro quanto o segundo dia de prova tiveram um nível de dificuldade médio. Entretanto, o ENEM 2023 trouxe questões com textos mais longos e, no caso da matemática, muitos gráficos. Assim, muitos estudantes acharam o exame mais cansativo do que nos anos anteriores.

Além disso, o teor da prova foi ousado e não deixou de abordar questões polêmicas e atuais, especialmente no exame de Linguagens e Ciências Humanas (inclusive, você pode conferir grande parte delas nos posts da Milênio Reforço Escolar). Por exemplo, podemos citar itens sobre:

Polêmicas

A maior controvérsia deste Balanço ENEM 2023 foi a inclusão de questões nos dois dias do exame críticas ao agronegócio e ao sistema capitalista. Desse modo, alguns desses itens já estão sendo questionados na justiça, assim como o ministro da educação foi convocado a prestar esclarecimentos sobre o assunto no Congresso Nacional.

Ademais, outra questão que gerou muita repercussão nas redes sociais envolveu um item que desafiava os candidatos a interpretar duas músicas do cantor Caetano Veloso. Nesse sentido, o próprio músico confessou em um vídeo que, a seu ver, existiria mais de uma alternativa correta para a questão.

Estatísticas

A atual edição do exame teve 3.934.242 inscritos. Todavia, a abstenção no ENEM 2023 se manteve próxima da média registrada nos últimos anos: 28,1% no primeiro dia e 32,1% no segundo. Em 2022, essas estatísticas foram, respectivamente, 26,7% e 32,4%.

Em relação aos candidatos que não seguiram as regras previstas no edital, 4293 alunos foram eliminados no primeiro dia e 2217 no segundo. Por outro lado, no que se refere à ocorrência de problemas logísticos por parte da organização (como falta de energia), registraram-se 905 casos no primeiro dia e 859 no segundo. Vale ressaltar que, nesta última situação, os estudantes terão direito a fazer a prova de reaplicação no mês que vem.

Denúncias

Outro fator a se mencionar neste Balanço ENEM 2023 foi o vazamento de imagens do exame nas redes sociais durante a realização do exame, em um horário anterior ao permitido que os estudantes saíssem com o caderno de provas. Enfim, a Polícia Federal já está investigando o caso e promovendo as diligências necessárias.

Questão anulada

Por fim, o ENEM 2023 teve uma questão anulada no segundo dia de prova, a qual abordava a gripe H1N1. Confira nesta imagem:

A anulação ocorreu por sua presença em uma prova anterior, no ENEM PPL de 2010. Ademais, embora esta tenha sido a única questão anulada do exame, também ocorreu o questionamento de outros itens pelos professores por causa da sua semelhança com outras provas. Por exemplo, na prova de matemática do ENEM 2023, existiu uma questão sobre a forma de contagem de um povo indígena que já havia sido cobrada de modo quase idêntico em um vestibular de Goiás em 2003:

Gostou deste Balanço ENEM 2023? Para mais notícias sobre o exame, continue antenado nas nossas redes sociais no Instagram e Facebook.