Como funciona a Teoria de Resposta ao Item no ENEM?

Teoria de Resposta ao Item

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é há anos o método de correção utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Se você quiser ir bem na prova, é essencial entender o seu funcionamento.

Neste artigo, vamos apresentar as características dessa metodologia, qual a estrutura da prova e as suas matrizes de referência. Portanto, prossiga com a leitura para descobrir.

Teoria de Resposta ao Item: conceitos básicos

Primeiramente, a TRI é uma abordagem estatística qualitativa que visa avaliar a habilidade ou competência do candidato em relação a um conjunto específico de itens ou perguntas. Assim, ela leva em consideração não apenas o número de respostas corretas, mas também as características das questões e o “comportamento” dos estudantes. Há de se ressaltar três variáveis fundamentais que essa metodologia aborda:

• capacidade de distinção sobre os estudantes que têm o conhecimento sobre a resposta correta do item;
  • nível de dificuldade da questão;
  • possibilidade de “chute” (resposta ao acaso).

Desse modo, essa Teoria parte do princípio de que as questões do ENEM não têm todas a mesma dificuldade, e os examinandos também não têm todos o mesmo nível de habilidade. Portanto, a TRI busca determinar a habilidade de um examinando com base em como ele responde a um conjunto de itens de diferentes níveis de dificuldade.

Isso significa que dois examinandos que tenham o mesmo número de respostas corretas podem ter notas diferentes, a depender das características das questões que cada um acertou. Enfim, a TRI permite uma avaliação mais precisa das habilidades dos examinandos e uma análise mais sofisticada dos resultados das provas.

Nesse sentido, ela garante uma correção justa e equilibrada do exame, pois penaliza na prática os estudantes que “chutam”. Entra aqui a importância do princípio da coerência, que assume que um aluno que acertou uma questão de nível difícil também deverá acertar a de grau fácil. Além disso, outra vantagem é que o emprego dessa regra permite a elaboração de provas diversas para o mesmo exame, aplicáveis em qualquer data e de dificuldade semelhante.

Estrutura do ENEM

Assim como nos anos anteriores, a Teoria da Resposta ao Item avaliará no total 45 questões de múltipla escolha de linguagens, 45 de ciências humanas, 45 de matemática e 45 de ciências da natureza. As duas primeiras áreas do conhecimento integrarão a prova do primeiro dia (com a redação, que tem método específico de correção), ao passo que as outras duas estarão presentes no segundo dia de exame.

Entretanto, devido às características da TRI explicitadas anteriormente, não existe um limite de nota padrão superior e inferior. Logo, os valores de cada prova irão variar de acordo com o grau de dificuldade das questões. No momento da divulgação do resultado do ENEM, os candidatos receberão as notas separadas de cada uma das áreas do conhecimento, assim como a da redação.

Matriz de Referência do ENEM

Por fim, o conteúdo cobrado na prova consta da Matriz de Referência do ENEM, documento que explicita todos os conhecimentos exigidos para o sucesso no exame em todas as áreas do conhecimento. Sobretudo, estabelecem-se os seguintes cinco eixos cognitivos para todas as disciplinas:

1) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das
linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
2) Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do
conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
3) Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar
dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e
enfrentar situações-problema.
4) Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes
formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir
argumentação consistente.
5) Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para
elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os
valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Gostou desta explicação sobre a Teoria de Resposta ao Item? Continue ligado em nossa Maratona ENEM 2023 para mais notícias sobre o exame!

como mandar bem nas provas

7 dicas de como mandar bem nas provas

Uma das maiores aflições do vestibulando é conseguir boas dicas de como mandar bem nas provas. Afinal, existem diversos fatores que podem determinar a aprovação