Aula online é na Milênio Reforço Escolar

Aula online

O agravamento da pandemia, o novo lockdown e o fechamento das escolas fizeram com que muitos alunos e alunas passassem novamente a ter aula online.

Contudo, existem várias modalidades dela. Você sabe qual é a diferença entre aula online, ensino a distância (EAD), aula remota e ensino híbrido?

Confira a seguir.

Aula online

É o nome-padrão para designar uma aula que acontece pela internet. Ela pode ocorrer por videochamada entre professor e aluno ou alunos, ou por meio de alguma plataforma digital específica.

A utilização da internet não é a única característica dessa modalidade. Os participantes precisam estar distantes, normalmente em seu domicílio, e não em um laboratório na escola.

Ensino a distância (EAD)

Aqui, a aula é gravada previamente pelo professor, que a disponibiliza aos alunos em uma plataforma digital. Eles poderão assistir a aula quando e como quiserem, de acordo com o seu planejamento. Assim, é uma modalidade com ensino focado no aluno.

Muitas escolas oferecem tutores online para complementar o EAD, com o objetivo de tirar as dúvidas dos alunos.

Cabe dizer também que, embora a aula online seja majoritária no ensino a distância, existem outras vertentes dessa modalidade. O caso de maior sucesso desse tipo no Brasil foi o Telecurso 2000, que oferecia ensino a distância por meio da televisão.

Aula remota

Esse tipo de aula ocorre de forma síncrona: a aula é ao vivo, no mesmo tempo em que ocorreria a aula presencial na escola.

Os alunos e o professor podem interagir por meio da plataforma digital utilizada. Por vezes, a aula pode ser gravada e disponibilizada aos estudantes posteriormente. Logo, é um tipo de aula online focada no professor.

A modalidade de aula remota foi a mais comum durante a pandemia, implementada devido às medidas de distanciamento social.

Ensino híbrido

Modelo pedagógico que combina a aula presencial na escola e aulas online para o aluno. É uma categoria de metodologia ativa

Também conhecido como blended learning, o ensino híbrido promove uma aprendizagem mais dinâmica e criativa por você poder complementar os estudos da escola com material pedagógico digital em casa.

Vantagens da aula online

Percebeu que todas essas categorias utilizam alguma forma de aula online? A sua grande vantagem é a flexibilidade e comodidade, pois o aluno pode aprender quando e onde quiser.

Principalmente, o uso de tecnologias é mais palatável às novas gerações, o que é uma característica marcante da educação do século XXI. Assim, essa modalidade de ensino digital poderia despertar melhor o interesse dos alunos.

Contudo, façamos alguns parênteses.

Para que uma aula online seja bem-sucedida, é preciso que o professor tenha um preparo e uma didática específica para esse ensino. Caso contrário, muitos alunos irão perder rapidamente o interesse na aula online.

Existem muitas considerações a serem feitas também no que diz respeito aos alunos. Boa parte deles tem dificuldade em aprender nessa modalidade por não ter um ambiente de estudo adequado em casa. Além disso, é necessário um dispositivo eletrônico e uma velocidade de internet decente para a realização de uma boa aula, coisas que não fazem parte da realidade de milhões de brasileiros.

Além do mais, outro fator a se levar em conta é a idade dos alunos. Geralmente, alunos muito novos, como os do Ensino Fundamental 1, têm mais dificuldade de aprender pela aula online. Assim, é preferível que façam a modalidade presencial. Entretanto, cada aluno tem as suas características e capacidades próprias. Cabe aos pais avaliar isso em sua decisão.

Apesar do que foi dito anteriormente, desde que cumpridas essas condições para o bom funcionamento da aula digital, a aprendizagem online tende a ser uma prática virtuosa para a educação brasileira.

E a Milênio Reforço Escolar?

Se você se sentir mais seguro com os seus filhos em aula particular online, podemos te ajudar. Essa modalidade é corrente em nossa empresa e temos bastante experiência com ela.

Dessa forma, ela funciona por meio de videochamada com o professor particular ao vivo, em horário combinado conosco, no formato de ensino remoto.

Os nossos professores são preparados para essa metodologia e possuem recursos didáticos específicos para prender o interesse dos alunos e potencializar a sua aprendizagem.

Se você também desejar uma plataforma de ensino no formato EAD, também podemos te ajudar. A Milênio Reforço Escolar disponibiliza monitoria online em tempo real para os alunos tirarem as suas dúvidas.

Por fim, entre em contato com a gente para reservar a aula particular dos seus filhos. Ah, se você preferir reforço escolar em domicílio, ele ainda permanece como serviço ativo na nossa empresa. Você escolhe a melhor forma dos seus filhos aprenderem e nós solucionamos o seu problema.