Quais são os eixos cognitivos cobrados no ENEM?

eixos cognitivos

A prova do ENEM avalia o conhecimento do seu filho(a) por meio de questões objetivas e a redação. Contudo, esse exame tem um objetivo mais amplo: verificar os eixos cognitivos.

Mas o que é isso exatamente? A cognição é a capacidade mental e psicológica de adquirir e interpretar conhecimentos. Por isso, os seus eixos são as bases necessárias para se completar o processo cognitivo.

No caso do ENEM, os eixos cognitivos são cinco habilidades cobradas em todas as áreas do conhecimento presentes no exame. Assim, veja agora quais são essas competências e a sua explicação:

– Dominar linguagens

O primeiro eixo cognitivo exige que seu filho(a) domine a norma da Língua Portuguesa. Além disso, requer o conhecimento do usufruto das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

– Compreender fenômenos

Formular e aplicar conceitos das diversas áreas do conhecimento com o objetivo de compreender fenômenos naturais. Dentre esses fenômenos, incluem-se os processos históricos e geográficos, e também as manifestações artísticas e a produção de tecnologias.

– Enfrentar situações-problema

Um dos principais eixos cognitivos! Ele implica em relacionar, organizar, selecionar e interpretar informações e dados representados de variadas maneiras. Assim, seu filho(a) estará apto a tomar decisões e encarar situações-problema.

– Construir argumentação

Esse eixo cognitivo é fundamental para a escrita da redação. Ele envolve relacionar informações representadas de diversas maneiras com os conhecimentos disponíveis em situações concretas. Dessa forma, seu filho(a) poderá construir uma argumentação fundamentada.

– Elaborar propostas

Utilizar os conhecimentos adquiridos na escola para elaborar propostas de interferência cidadã na realidade. Esse eixo cognitivo exige o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural.

 

Além desses cinco eixos cognitivos gerais, você pode consultar no site do INEP (link), por meio do documento chamado “Matriz de Referência”, as competências específicas exigidas para as áreas do conhecimento presentes na prova (Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias). Nesse documento, estão também os objetos de conhecimento cobrados no ENEM, ou seja, o conteúdo que seu filho(a) precisa estudar.

Dessa forma, podemos perceber que os cinco eixos cognitivos aqui apresentados compõem a ideia de “educação do século XXI” (veja o nosso artigo sobre esse tema). Logo, esse fato indica que o ENEM exige mais que a simples absorção do conteúdo das disciplinas. Ele desafia o seu filho(a) a explorar as suas habilidades e competências que lhe serão necessárias para ser bem-sucedido no mercado de trabalho, na faculdade e na vida.

Concluindo, “Educação do século XXI” é o lema da Milênio Reforço Escolar. Assim, trabalhamos com esses eixos cognitivos em nossas aulas particulares para que ele(a) esteja bem preparado para o ENEM. Reserve a sua aula particular no site para que ele pontue de maneira espetacular no exame!

 

Compartilhe

Mais posts

como mandar bem nas provas

7 dicas de como mandar bem nas provas

Uma das maiores aflições do vestibulando é conseguir boas dicas de como mandar bem nas provas. Afinal, existem diversos fatores que podem determinar a aprovação