9 dicas para montar um bom ambiente de estudo em casa

Ambiente de estudo

Para a aprendizagem ser eficiente, é necessário que se tenha um bom ambiente de estudo. A retenção do conteúdo estudado não depende somente de aspectos cognitivos. Ela também é influenciada por elementos materiais e psicológicos relacionados ao local no qual você estuda.

Quer montar em sua casa o setup de estudos perfeito? Então este artigo é para você! Confira a seguir a lista dos 9 fatores que se deve levar em consideração ao escolher um lugar para estudar. Prossiga com a leitura.

1) Ambiente de estudo sem barulho

Barulhos e ruídos são as principais causas de perturbação da aprendizagem, pois você não consegue se concentrar com eles. Se possível, o ideal é escolher um recinto silencioso, distante da sala de televisão e da porta do vizinho. Caso isso fuja ao seu controle, recomendamos fortemente que você adquira fones de ouvido potentes para bloquear o barulho.

Por outro lado, é fato que a maioria das pessoas não mora sozinha em casa. Assim, você precisa encontrar um espaço reservado que não perturbe o seu estudo nem atrapalhe a rotina da sua família.

2) Boa iluminação

Ter um ambiente claro com iluminação adequada e com cortinas ou persianas que você possa regular é importante para que os seus olhos não cansem durante o estudo. Principalmente no período da noite, deve-se preferir por lâmpadas do tipo LED ou fluorescente. Porém, tome cuidado com luzes muito fracas, pois elas podem lhe induzir à sonolência.

3) Temperatura agradável

Tanto o calor quanto o frio podem ser inimigos da sua aprendizagem. Assim, a temperatura do ambiente pode lhe incomodar a ponto de atrapalhar a sua concentração. Desse modo, privilegie locais arejados e ventilados. Se você puder estudar em um recinto com ar-condicionado, melhor ainda.

4) Ambiente organizado

Jamais coloque o seu computador, os seus livros e os seus cadernos de forma desorganizada em cima da mesa. Isso gerará um efeito psicológico que estimulará uma sensação de agonia e desconcentração. Além disso, você pode perder um tempo precioso de estudo ao procurar por algo que não encontra por causa do espaço bagunçado. Então, arrume com antecedência o seu ambiente de estudos, designando locais específicos e práticos para deixar o seu material.

5) Lugar sem distrações

A distração é outra grande inimiga da aprendizagem. Com ela, você não conseguirá manter um ritmo frequente de estudo e ficará disperso. Existem várias coisas que podem tirar o seu foco: a televisão, o celular, o videogame… Acima de tudo, se discipline para não acessar as suas redes sociais durante o estudo. Essa dica é bastante importante, principalmente pelo fato de que o algoritmo desses programas tem uma configuração específica para prender a sua atenção e te deixar viciado.

6) Decoração temática

Como dissemos anteriormente, o fator psicológico influencia a retenção do conteúdo. Um local bonito, colorido, limpo e agradável gerará um efeito positivo sobre a sua disposição. O ideal é decorar esse ambiente com quadros motivacionais, frases na parede e com livros em uma estante. Enfim, um verdadeiro “cantinho do estudo”.

7) Mesa grande

Esse fator está diretamente relacionado ao aspecto organizativo mencionado previamente. O seu estudo precisa ocorrer em uma mesa ou bancada que seja grande o suficiente para caber o seu computador, um livro, um caderno e uma garrafa de água. Isso lhe dará liberdade e flexibilidade para manusear o seu material.

8) Cadeira confortável

Estudar sentado na mesma posição por várias horas pode ser danoso para a sua coluna. Assim, é fundamental investir em uma cadeira grande e confortável que escore as suas costas. Porém, fica aqui um alerta: um móvel no qual você se sinta extremamente à vontade pode acabar proporcionando um efeito reverso que propicie a sensação de sono.

9) Quadro de lembretes

Uma preparação correta para uma prova escolar ou vestibular requer um bom planejamento das matérias e conteúdos a serem estudados. Uma boa solução é ter um quadro de lembretes com post-its, no qual você anotará o que será lido naquele dia. Para quem prefere recursos digitais, existem diversos aplicativos de notas e calendário que podem suprir essa função.

Por fim, é muito difícil abarcar esses 9 fatores em único ambiente de estudo. Assim, reúna a maior quantidade possível deles na hora de organizar o seu espaço. De fato, o aspecto financeiro tem grande influência sobre esse planejamento. Caso você não consiga de jeito nenhum estudar em casa de forma adequada, sugerimos fazer isso na sua escola ou em uma biblioteca da cidade.

Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais (quadro abaixo) para mais conteúdo educacional de qualidade!