O estudo das ciências exatas requer necessariamente a utilização do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a identificação das suas grandezas. Neste resumo, você vai conferir o que é e quais são os elementos principais e secundários dessa padronização. Logo, continue com a leitura para descobrir.
O que é o Sistema Internacional de Unidades?
Primeiramente, uma grandeza é um elemento físico observável na natureza que pode ser mensurado ou quantificado objetivamente pelos cientistas.
Existem sete grandezas fundamentais na física, além de suas derivações. A saber, o SI é o conjunto que agrega todas essas unidades de forma didática. Criado na França em 1960 na Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) e acatado pela comunidade científica internacional, ele abarca constantes fundamentais e seus símbolos, os quais você pode ver a seguir.
Corrente elétrica: ampère (A).
A saber, essa é uma das principais grandezas do campo da eletricidade. Assim, um ampère equivale à transição de 1,602176634.10¹⁹ cargas elementares por segundo. Além disso, ele representa uma corrente elétrica de força de 2.10ˉ⁷ N em dois fios condutores paralelos distantes um do outro em 1 metro.
Massa: quilograma (kg).
Sobretudo, a unidade dessa grandeza se baseia na Constante de Planck, a qual é 6,62607015.10ˉ³⁴ J.s. Além disso, ela está diretamente relacionada ao conceito de peso.
Temperatura termodinâmica: kelvin (K).
Adiante, essa unidade elementar do campo da calorimetria na física tem como fundamento a Constante de Boltzmann, a qual é 1,380649.10²³ J.s.
Comprimento: metro (m).
Em suma, esse é o espaço percorrido pela luz no vácuo em um tempo de 1/299.792.458 segundos. Nesse sentido, essa grandeza é frequentemente utilizada para mensurar distâncias curtas.
Tempo: segundo (s).
A unidade do segundo representa 9.192.631.770 transições hiperfinas de energia de um átomo do elemento Césio-133 no estado fundamental.
Intensidade luminosa: candela (cd).
Essa grandeza tem como base uma frequência monocromática luminosa de 540.10¹² Hz. Em suma, ela representa a quantidade de luz emitida em uma direção específica.
Quantidade de matéria: mol (mol).
Um mol tem como base a Constante de Avogadro, a qual agrega 6,02214076.10²³ partículas. Sobretudo, essa unidade é a base do estudo da química molecular.
Unidades derivadas no Sistema Internacional de Unidades
Como foi dito anteriormente, o SI também reúne elementos derivados das sete grandezas básicas. Então, você pode conferir agora as principais derivações e seus respectivos símbolos e unidades:
- Força: newton (N).
- Velocidade: metro por segundo (m/s).
- Aceleração: metro por segundo ao quadrado (m/s²).
- Volume: metro cúbico (m³).
- Pressão: pascal (Pa).
- Área: metro quadrado (m²).
- Energia: joule (J).
- Potência: watt (W).
- Massa específica: quilograma por metro cúbico (kg/m³).
- Densidade superficial: quilograma por metro quadrado (kg/m²).
- Volume específico: metro cúbico por quilograma (m³/kg).
- Densidade de corrente: ampère por metro quadrado (A/m²).
- Campo magnético: ampère por metro (A/m).
- Concentração: mol por metro cúbico (mol/m³).
- Luminância: candela por metro quadrado (cd/m²).
- Concentração de massa: quilograma por metro cúbico (kg/m³).
- Frequência: hertz (Hz).
- Carga elétrica: coulomb (C).
- Capacitância: farad (F).
- Temperatura: grau Celsius (ºC).
- Resistência elétrica: ohm (Ω).
- Medida angular: radiano (rad).
- Tensão elétrica: volt (V).
- Indução magnética: tesla (T).
Aplicação
Por fim, o Sistema Internacional de Unidades (SI) não existe somente como ferramenta de pesquisa nas ciências exatas. Além disso, ele tem aplicação prática no dia a dia. Por exemplo, você pode percebê-lo na temperatura da sua cidade, na resistência do seu chuveiro, na velocidade do seu carro, na área do seu terreno, etc.
Dessa maneira, muitos países adotam sistemas de padronização para regular esse segmento. A saber, destacam-se no Brasil a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Gostou deste resumo? Então, que tal conferir também o nosso conteúdo sobre as Leis de Newton na seção de física?