O desenvolvimento infantil é um processo complexo que envolve diversos fatores, dentre eles a motricidade. Afinal, a coordenação motora é fundamental para o crescimento da criança em todas as suas esferas.
Neste resumo, você vai conhecer o que é este conceito, como ele é aplicado na educação infantil, quais os seus benefícios e as dicas para desenvolvê-lo em sua família. Logo, prossiga com a leitura para conferir.
Motricidade: definição
De antemão, esta é a capacidade do ser humano relativa ao controle e à execução do movimento dos seus músculos em sincronia com a sua atividade cerebral. A saber, ela pode ser classificada em dois tipos: grossa e fina. O primeiro diz respeito aos movimentos dos principais membros corporais que proporcionam práticas como andar, correr e pular. Ao contrário, o segundo se refere aos movimentos mais firmes e precisos, tais como escrever, desenhar e manipular ferramentas.
Naturalmente, o domínio dos movimentos corporais é central para o desenvolvimento humano, especialmente para a aprendizagem. Isso ocorre pois a destreza adquirida com as práticas motoras proporciona ao indivíduo novas possibilidades de interação com o mundo e com o outro. Desse modo, ele adquire novos conhecimentos e se abre à aquisição de competências que poderão transformar positivamente a sua vida.
Entretanto, o ser humano não pode ser compreendido a partir de uma dualidade básica entre o corporal e o mental. Ao contrário, o manejo das habilidades motoras faz parte de um processo tanto biológico quanto cultural, o qual envolve ainda características sociais, cognitivas e emocionais que se inter-relacionam.
Desenvolvimento na educação infantil
A saber, a motricidade desempenha um papel fundamental na educação infantil, pois está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento global da criança. Logo, por meio da interação com o ambiente físico, as crianças exploram, experimentam, aprendem sobre si mesmas e o mundo ao seu redor.
Além disso, ela envolve habilidades motoras grossas a partir de movimentos amplos e coordenados como correr, saltar e se equilibrar. Igualmente, ela abarca as habilidades finas e mais precisas como desenhar, recortar, encaixar peças, controlar o lápis para a escrita e manipular objetos.
Sobretudo, o amadurecimento da criança está diretamente relacionado a este desenvolvimento das funções motoras, o qual é ancorado nas transformações do seu sistema nervoso. Este processo evolui a cada mês em um período que integra toda a primeira infância, desde o nascimento.
Ademais, a Base Nacional Comum Curricular estrutura estes estágios do desenvolvimento motor em seu Campo de Experiência “corpos, gestos e movimentos” (BNCC, p. 47). Assim, estabelecem-se as aprendizagens básicas que estruturarão as competências necessárias para a futura alfabetização e a prática da disciplina da educação física.
Benefícios
Ademais, o desenvolvimento da motricidade das crianças traz benefícios em diversas esferas além da motora, tais como a cognitiva, emocional e social. Nesse sentido, confira algumas de suas vantagens:
- desenvolvimento do raciocínio lógico;
- melhora na atenção e na memória;
- capacidade de resolução de problemas;
- planejamento e organização espacial;
- coordenação visual e motora;
- capacidade de experimentar e testar hipóteses;
- melhor socialização com atividades físicas em grupo;
- valorização do compartilhamento e da cooperação;
- respeito às regras;
- comunicação não-violenta;
- resolução de conflitos;
- desenvolvimento da empatia;
- construção de relacionamentos positivos com os colegas;
- melhor expressão das emoções;
- liberação adequada da energia;
- redução do estresse;
- bem-estar e autoconfiança;
- reforço da autoestima;
- desenvolvimento da linguagem;
- estímulo da criatividade e da imaginação;
- tolerância com a divergência;
- equilíbrio mais apurado;
- saúde e combate ao sedentarismo.
Dicas para trabalhar a motricidade dos seus filhos
Dessa forma, a importância da motricidade na educação infantil reside no fato de que o movimento é um meio essencial para a criança explorar, experimentar e aprender sobre si mesma e o mundo.
Então, proporcionar um ambiente rico em oportunidades de movimento e atividades físicas adequadas às suas habilidades é fundamental para promover um desenvolvimento integral e saudável das crianças. É aqui que a família pode ajudar significativamente os educadores escolares.
Nesse sentido, é essencial que pais e mães promovam exercícios lúdicos que estimulem a coordenação motora das crianças. Por exemplo, corrida, salto, dança e atividades com corda e bola, assim como brincadeiras clássicas no estilo esconde-esconde, pique-pega e amarelinha. Da mesma forma, a depender da idade dos seus filhos, você já pode inseri-los nas práticas esportivas como futebol, natação, vôlei, basquete e ginástica.
Por fim, como dito anteriormente, as habilidades motoras finas também são fundamentais. Logo, você pode praticar com os seus filhos brincadeiras que envolvam desenho, pintura, colagem, pontilhados, brinquedos de montar e todo tipo de atividade de pré-escrita.
Gostou deste artigo sobre a motricidade infantil? Então, confira também nosso resumo sobre a consciência fonológica das crianças.