Mitose e meiose

mitose e meiose

Quando estudamos o tema da divisão celular, logo surge o tópico da diferença entre mitose e meiose. Porém, esses fenômenos são complexos e têm características distintas. Assim, neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Prossiga com a leitura para descobrir!

Qual é a diferença entre mitose e meiose no ciclo celular?

Mitose

Primeiramente, o processo de mitose consiste em uma divisão celular na qual as células-filhas têm a mesma quantidade de material genético (número de cromossomos) que a célula-mãe. Nessa operação, formam-se duas células-filhas por meio de uma reprodução assexuada. A saber, cada uma dessas células pode ser diplóide (2n) ou haplóide(n), de tipo somático:

– Primeiro caso: uma célula diplóide (2n) que passa pelo processo de mitose gera duas células-filhas diplóides (2n);

– Segundo caso: uma célula haplóide (n) que passa pelo processo de mitose gera duas células-filhas haplóides (n).

Esse tipo de divisão celular assegura o crescimento e a substituição das células, o que permite a recuperação dos tecidos, a cicatrização e a reprodução de organismos unicelulares. Logo, veja a seguir as diferentes etapas desse processo.

Estágios

1) Interfase: período de crescimento celular que antecede a mitose, com duplicação dos cromossomos.

2) Prófase: o nucléolo desaparece com a fragmentação da carioteca, os centrossomos se afastam e se inicia o desenvolvimento do fuso mitótico, o que facilita o deslocamento no citoplasma.

3) Prometáfase: os microtúbulos do centrossomo se conectam ao cinetócoro.

4) Metáfase: a condensação dos cromossomos atinge o maior nível com eles dispostos no centro da célula. A saber, os centrossomos se encontram em lados opostos na estrutura celular com grau máximo de espiralização nessa etapa.

5) Anáfase: as cromátides irmãs se separam a partir da divisão do centrômero e se deslocam para os polos da célula, a qual se alonga e contém o material genético de forma integral.

6) Telófase: novos núcleos e envelopes nucleares são gerados. Além disso, a condensação dos cromossomos é reduzida, eles se desespiralizam e o nucléolo volta a aparecer.

7) Citocinese: nesse estágio final, a célula se divide em duas.

mitose
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-mitose.htm

Meiose

Por outro lado, a meiose consiste na geração de quatro células-filhas por meio de uma reprodução sexuada. Nesse sentido, ocorrem duas divisões celulares em células de tipo germinativo (produtora de gametas). Em resumo, ocorre aqui a transformação de uma célula diplóide (2n) em quatro células haplóides (n).

Logo, a quantidade de material genético (número de cromossomos) das células-filhas é a metade da constituída pela célula-mãe. A saber, o fenômeno da meiose contribui para a diversidade genética na natureza. Assim como a mitose, esse processo também é estruturado por etapas. Porém, elas são tradicionalmente chamadas de 1 e 2, como você pode ver a seguir.

Meiose 1

1) Prófase 1: os cromossomos se condensam e o envelope nuclear é destruído. Além disso, ocorrem o deslocamento dos centrossomos e o desenvolvimento do fuso.

2) Metáfase 1: os cromossomos homólogos se encontram na placa metafásica de forma alinhada. Dessa maneira, as cromátides se conectam aos microtúbulos dos polos e a membrana celular desaparece.

3) Anáfase 1: os cromossomos homólogos se afastam e se deslocam para os polos opostos. Além disso, inicia-se o processo de descondensação.

4) Telófase 1: os cromossomos se distinguem em dois conjuntos em cada um dos polos. A seguir, acontece a citocinese com a formação de duas células-filhas e a divisão do citoplasma.

meiose 1
Meiose 2

1) Prófase 2: geram-se as fibras do fuso e começa o deslocamento dos cromossomos para a placa metafásica. Ademais, a carioteca se rompe e os nucléolos desaparecem.

2) Metáfase 2: os cromossomos se organizam na placa metafásica em grau máximo de condensação.

3) Anáfase 2: ocorre a separação das cromátides-irmãs, na qual elas se deslocam rumo aos polos.

4) Telófase 2: novo desenvolvimento do núcleo e descondensação dos cromossomos. Adiante, acontece a citocinese com a divisão da célula em duas. Assim, também considerando a divisão ocorrida na meiose 1, ficam no final quatro células-filhas.

meiose 2
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/mitose-meiose.htm

Resumo sobre a divisão celular

divisao celular
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/mitose-meiose.htm

Afinal, gostou deste resumo sobre mitose e meiose? Então, não deixe de conferir o nosso material sobre os tipos sanguíneos na seção de Biologia.

Gostou deste conteúdo? Para contribuir com a nossa missão de produzir resumos de qualidade para os seus estudos, você pode fazer um PIX para a chave milenioescolar@gmail.com (Banco do Brasil – Philipe).