A independência e a vida dos libertadores da América Latina no século XIX são temas frequentes nas provas e vestibulares de história. Além disso, eles são parte importante da cultura desses países, o que os leva a serem homenageados como nomes de rua e terem feriados nacionais em sua memória.
Na imagem acima, você pode conferir o mapa com as datas de independência dos principais países da região, libertos do jugo de suas metrópoles (Portugal, Espanha e França). Adiante, ao longo do texto, apresentaremos os principais líderes desse processo histórico.
Quais foram os libertadores da América Latina?
Símon Bolívar (1783-1830)
Líder militar venezuelano que comandou grande parte das revoltas contra a dominação espanhola na Bolívia, na Colômbia, na Venezuela, no Equador, no Panamá e no Peru. Após a independência, Bolívar buscou fortalecer uma aliança de países latino-americanos, como visto no Congresso do Panamá em 1826. Foi o presidente da recém-nomeada Grã-Colômbia de 1819-1830, que era uma confederação composta pela Colômbia, Venezuela e Equador.
San Martín (1778-1850)
Comandante militar argentino que liderou as revoltas pela independência do Chile, da Argentina e do Peru. San Martín esteve frequentemente em contato com Símon Bolívar para organizar a guerra na região. Em 1821, foi eleito protetor do Peru, no qual aboliu a escravidão indígena.
Toussaint Louverture (1743-1803)
General comandante da revolução que proclamou a independência do Haiti da dominação francesa de Napoleão. Diferentemente dos outros líderes rebeldes e libertadores da América Latina, ligados às elites locais, Louverture era negro e nasceu escravo. Ele foi um brilhante estrategista que colaborou para a erradicação da escravidão no país, chegando a ser aclamado Governador de São Domingos (Haiti) em 1801.
José Martí (1853-1895)
Poeta e político cubano que liderou a revolta na ilha contra a dominação espanhola. Martí ficou conhecido por produzir e divulgar textos favoráveis à libertação da ilha e por ter criado o Partido Revolucionário Cubano. Em 1895, foi morto em meio a uma emboscada de tropas espanholas. É considerado ainda hoje o “mártir da independência de Cuba”.
José Artigas (1764-1850)
Herói nacional da independência do Uruguai. Político, militar e comerciante, Artigas venceu tropas inglesas, portuguesas, espanholas e brasileiras para garantir a autonomia de seu país.
Bernardo O’Higgins (1778-1842)
Político e militar responsável pela independência do Chile. Foi o primeiro chefe de estado do novo país, governando de 1817 a 1823.
Antonio Sucre (1795-1830)
Comandante e político venezuelano que foi um dos líderes da independência do país. Sucre colaborou com Símon Bolívar para derrotar os exércitos hispânicos na região. Foi eleito presidente da Bolívia, exercendo o cargo entre 1825 e 1827.
José Olmedo (1780-1847)
José Olmedo foi um político e advogado equatoriano. Conhecido por sua grande capacidade de oratória, foi um dos líderes da independência do seu país. Exerceu temporariamente a presidência em 1845.
Dom João VI (1767-1826) E Dom Pedro I (1798-1834)
O rei português Dom João VI construiu o processo de independência do Brasil frente à dominação portuguesa. Pressionado pelas cortes portuguesas a retornar ao país, tendo em vista que a corte estava estabelecida há anos no Brasil, o monarca português deixou o seu filho primogênito Pedro nas terras brasileiras. Posteriormente, Pedro liderou o movimento de independência brasileira em 1822, sendo coroado imperador.
Gostou deste resumo sobre os libertadores da América Latina? Então, sugerimos fortemente que você leia sobre os expoentes do abolicionismo na nossa seção de história.