Uma das principais vertentes de estudo da química são as funções orgânicas. Neste resumo, você vai descobrir como elas se definem, o que é um composto orgânico e quais são as suas principais categorias. Assim, prossiga a leitura para conferir.
Funções orgânicas: definição
De antemão, o campo da química orgânica pesquisa as características dos compostos que têm o carbono como o seu principal elemento. A saber, isso o diferencia da química inorgânica, a qual possui como elementos majoritários o hidrogênio, os metais e os ametais.
Em suma, a química orgânica estrutura toda a vida humana, pois está presente nas moléculas de todos os organismos vivos, além de também poder ser gerada em condições artificiais.
Nomenclatura
Além disso, as funções orgânicas na química representam grupos de características comuns referentes às propriedades das combinações de elementos. Nesse sentido, cada substância oriunda desse processo tem uma nomenclatura específica que preenche o seguinte modelo, nesta ordem definida pela IUPAC (União internacional da Química Pura e Aplicada):
Por exemplo, podemos citar o butanol: BUT (4 átomos de carbono) + AN (ligação saturada) + OL (álcool – função oxigenada).
Entretanto, antes de apresentarmos as diferentes classificações dessas funções, é importante nos debruçarmos sobre a definição de composto orgânico.
Conceito de composto orgânico
Sobretudo, os compostos orgânicos são moléculas formadas a partir de quatro elementos principais: o carbono, o oxigênio, o hidrogênio e o nitrogênio. Estima-se que existam vinte milhões de compostos no planeta, os quais podem ser encontrados, por exemplo, no petróleo, no plástico, nos remédios, nos polímeros e na borracha.
Além disso, os compostos orgânicos se estruturam a partir de ligações covalentes entre os átomos de carbono, hidrogênio e moléculas diversas. A saber, ele é representado por cadeias carbônicas por meio da notação em bastão e pela sua fórmula molecular, como você pode conferir na imagem abaixo:
Butanol:
Então, agora que você conhece a base dos conhecimentos de química orgânica, confira quais são as suas principais funções orgânicas e as derivações dos seus compostos.
Hidrogenadas
A primeira das funções orgânicas é a dos hidrocarbonetos formados por carbono e hidrogênio. Enfim, ela tem variadas manifestações químicas, tais como os aromáticos, os ciclenos, os alcanos, os alcenos, os alcinos, os ciclanos e os alcadienos.
Exemplo: Metano
Oxigenadas
Ademais, esta função reúne o carbono, o hidrogênio e o oxigênio. Desse modo, ela agrega grupos como o éter, o éster, o álcool, a cetona, o aldeído, os fenóis, o ácido carboxílico, os enóis e os anidridos.
Exemplo: Etoxipropano
Sulfuradas
Adiante, existe ainda uma função de compostos que têm ao menos um átomo de enxofre em sua cadeia carbônica. Por exemplo, os tiocompostos e os ácidos sulfônicos.
Exemplo: Ácido metanossulfônico
Nitrogenadas
Por outro lado, as funções orgânicas nitrogenadas são formadas pelo carbono, hidrogênio e nitrogênio. Então, os seus principais grupos são as amidas, as aminas, os nitrocompostos, os nitrilos, os isonitrilos e os sais de amônio quaternário.
Exemplo: Ureia
Halogenadas
Outra função orgânica é a halogenada, a qual reúne os elementos carbono, hidrogênio e algum tipo de haleto (iodo, astato, flúor, bromo ou cloro). Os seus principais compostos são os haletos de alquila e arila. Neste caso, quando o clero é o elemento halogênico, é comum considerar que ele configura uma função organoclorada.
Exemplo: Bromo-propano
Organometálicas
Existe também uma função orgânica estruturada a partir da combinação de carbono, hidrogênio e algum metal ligado a um halogênio (tal como o zinco, o chumbo, o magnésio e o mercúrio, por exemplo). Assim, os seus principais grupos advêm dos compostos de Grignard e do Tetraetil-Chumbo.
Exemplo: Tetraetil-chumbo
Por fim, cada um desses compostos e as suas funções têm uma representação própria e características específicas, o que torna bastante complexo estudar o campo da química orgânica. Então, uma boa maneira de se situar é ter sempre ao seu lado os quadros das categorias deste campo, em especial os que formam a nomenclatura dos compostos com os seus prefixos, intermediários e sufixos.
Gostou deste resumo sobre as funções orgânicas? Então, não deixe de conferir o nosso material sobre os modelos atômicos na seção de química.