Preparamos para você uma lista de expoentes do Abolicionismo no século XIX. Essas pessoas lutaram pelo fim da escravidão e combateram o racismo de diferentes formas, de acordo com as suas habilidades e possibilidades. Logo, além de aproveitar esse conhecimento para se desenvolver enquanto pessoa humana, você pode utilizá-lo nas suas provas de história e sociologia, assim como reforçar o seu repertório sociocultural. Então, prossiga com a leitura para descobrir.
Lista de expoentes do Abolicionismo
1) André Rebouças (1838-1898)
Baiano e filho de um negro, foi um brilhante engenheiro, além de se formar em Ciências Físicas e Matemática. Em suma, ele foi um dos expoentes do movimento abolicionista, liderando o projeto Docas Dom Pedro II. Ali, Rebouças conseguiu com que nenhum trabalhador que construiu a obra fosse escravizado. Enfim, após a Lei Áurea, ele defendeu que os escravos libertos fossem indenizados com terras.
2) Maria Lima (1826-1902)
De família tradicional cearense, Maria casou-se com o abolicionista Francisco Lima e foi uma das responsáveis por abolir a escravidão no Ceará, cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea.
3) Luís Gama (1830-1882)
Jornalista e escritor baiano, é considerado o Patrono da Abolição no Brasil. A saber, Gama foi escravizado aos dez anos de idade. Autodidata, conseguiu anos depois a sua liberdade na Justiça. Então, tornou-se advogado para defender os direitos dos escravizados. Em outras palavras, Luís é tido como um dos maiores intelectuais do século XIX.
4) Maria dos Reis (1822-1917)
Escritora maranhense, é considerada a primeira romancista negra do Brasil, com o romance “Úrsula”. Filha de ex-escrava, denunciou os horrores da escravidão em suas obras. Por fim, ela compôs o “Hino da Abolição dos Escravos”.
5) José do Patrocínio (1853-1905)
Escritor e jornalista carioca, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Filho de uma escrava, ele fundou um jornal que militava contra a escravidão e organizou o movimento abolicionista por todo o Brasil. Da mesma forma, fundou a Guarda Negra da Redentora, instituição responsável por proteger os escravos libertos.
6) Estêvão Silva (1844-1891)
Pintor carioca. Filho de escravos, foi o primeiro pintor negro a se formar na Academia Imperial de Belas Artes. Além disso, Estêvão Silva presidiu a Sociedade Cooperativa da Raça Negra, instituição que defendia direitos para os escravos libertos.
7) Adelina, a charuteira (século XIX)
Escrava do próprio pai, vendia charutos no Maranhão. Aproveitando-se do seu trabalho, ajudou a organizar fugas de escravos e passava informações da polícia e dos escravagistas para os perseguidos.
8) Francisco Nascimento (1839-1914)
Jangadeiro cearense, ajudou a impedir o tráfico de escravos no litoral da sua cidade. Logo, como foi o expoente abolicionista no seu ofício, ganhou a alcunha de “Dragão do Mar”.
Gostou desta lista de expoentes do Abolicionismo? Então, confira também o resumo sobre a Inconfidência Mineira.