Climatologia

climatologia

O estudo do clima pela climatologia é bastante importante para compreendermos as condições físicas que influenciam a vida no planeta.

Neste resumo, você vai conhecer qual é essa ciência, as suas áreas de atuação, os fatores climáticos e também todos os diferentes tipos de clima no Brasil. Logo, prossiga com a leitura para conferir.

O que é climatologia?

Primeiramente, ela é um ramo da geografia que interpreta o clima e os seus fenômenos associados. Logo, é a partir desse campo que se consegue compreender de forma mais exata as condições atmosféricas que afetam as características dos padrões climáticos, tais como as variações na temperatura. Podemos citar como seus principais objetivos:

  • identificar e analisar as forças naturais e artificiais que alteram o clima nas diversas regiões do mundo;
  • compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem o clima;
  • estudar como o clima varia ao longo do tempo.

Clima e tempo

Ademais, cabe fazer uma importante distinção entre os campos de estudo da climatologia e da meteorologia, os quais são frequentemente objeto de confusão. A título de esclarecimento, a primeira estuda o clima, a segunda o tempo.

Sobretudo, o escopo temporal também ajuda a distinguir essas duas vertentes. A pesquisa climatológica abarca diversos padrões cíclicos e analisa um período de escala média ou longa. Por outro lado, a meteorologia verifica a previsão e as condições do comportamento atmosférico em um determinado momento. 

Desse modo, podemos citar o seguinte exemplo: a análise sobre as estações do ano em uma cidade pertence ao ramo climatológico; a previsão de chuva para a semana ao campo meteorológico.

Áreas da climatologia

  • Aplicada: aplicação dos dados climáticos em prol de solucionar problemas da sociedade.
  • Dinâmica: pesquisa conjunta sobre o clima e o tempo com base nos processos atmosféricos.
  • Histórica: análise da evolução climática ao longo da história.
  • Regional: estudo do clima em uma região específica.
  • Sinótica: análise do padrão circulatório da atmosfera de uma determinada área.
  • Física: estudo dos processos atmosféricos por meio da análise sobre a atmosfera, a energia e o balanço hídrico da terra.
  • Paleoclimatologia: pesquisa sobre as condições do clima nas primeiras eras do planeta.

Fatores climáticos

Adiante, existe uma série de fatores que fundamentam a análise da climatologia. Desse modo, reunimos os principais na lista a seguir.

Latitude

Distância de um ponto em relação à Linha do Equador. A saber, esse elemento está conectado diretamente com os conceitos de radiação solar e temperatura. Nesse sentido, o formato esférico do planeta faz com que os raios solares cheguem na Terra com inclinações diversas, o que configura diferentes zonas climáticas divididas por paralelos. 

Assim, quanto maior for a latitude, maior será a inclinação e menor será a temperatura da área atingida pela radiação solar (pelo fato de o calor se espalhar em uma área mais extensa). Por exemplo, isso pode ser facilmente percebido nas regiões próximas aos polos do planeta. 

Altitude

Altura de uma superfície determinada em relação ao nível do mar, diretamente relacionada com os conceitos de pressão, temperatura e radiação. 

Assim, a pressão será menor em locais de grande altitude. No que se refere à temperatura, ela também será menor em lugares de muita altitude pois o calor emitido pelo sol tem dificuldade em ser absorvido pelo solo.

Massas de ar

Este conceito da climatologia se refere aos grandes volumes de ar que determinam a umidade e a temperatura do local do qual foram formados. Além disso, elas se movimentam por meio da variação da pressão e se encontram com outras massas de ar, com as quais compartilham calor e umidade. Logo, podemos elencar quatro tipos desse elemento:

  • Tropical/equatorial: massas quentes.
  • Polar/temperada: massas frias.
  • Continental: massa seca.
  • Oceânica: massa úmida.

Correntes marítimas

Enormes massas de águas que se movem nos oceanos a partir da rotação do planeta e com a ação do vento. Desse modo, quanto maior for a sua temperatura, mais altos serão os níveis de evaporação e de umidade no ar, o que afeta diretamente a temperatura nas regiões costeiras.

Os fenômenos do El Niño e da La Niña são ótimos exemplos da importância desse fator climático, pois representam anomalias relacionadas ao aquecimento e ao resfriamento das águas do oceano Pacífico.

Relevo

O relevo de uma área influencia uma miríade de fenômenos climáticos. Especialmente, ele pode funcionar como um obstáculo para a migração das massas de ar, no caso de locais de seca e deserto.

Continentalidade

Posicionamento de um local em relação ao continente. A saber, identifica-se uma maior amplitude térmica nos territórios continentais e uma menor umidade, pelo fato de a temperatura do solo variar de maneira mais veloz do que a da água.

Maritimidade

Distância de um ponto em relação ao mar. Sobretudo, este elemento apresenta características contrárias à continentalidade. Assim, a umidade é maior nas regiões marítimas, com menor amplitude térmica.

Vegetações

A flora de um ecossistema tem impacto decisivo para a climatologia. Afinal, se uma área tiver uma grande quantidade de vegetação, é fato que a radiação solar terá mais dificuldade de incidência, e vice-versa.

Climas no Brasil

Adiante, a climatologia também é a responsável por mapear os diferentes tipos de clima no Brasil. Devido à sua enorme extensão territorial, o país tem seis categorias climáticas, as quais você pode ler a seguir.

Tropical

Clima presente em quase todas as regiões do Brasil, caracterizado por verões quentes e chuvosos, e invernos secos e amenos. 

Subtropical

Categoria manifesta na região sul, marcada por um inverno intenso, com probabilidade de registro de neve, e um verão quente.

Tropical de altitude

Este clima é típico das áreas serranas da região sudeste, marcado por baixas temperaturas, especialmente no inverno.

Equatorial

Clima presente nos estados próximos à Linha do Equador, como na Amazônia. Logo, aqui se identificam enorme quantidade de chuva ao longo do ano e temperaturas elevadas.

Semiárido

Categoria típica do interior da região nordeste. Dessa forma, o clima aqui apresenta baixo índice de chuvas e altas temperaturas.

Tropical atlântico

Por fim, este é o clima característico do litoral brasileiro que se estende da região nordeste até o Paraná. Nesta categoria, registram-se temperaturas elevadas e um índice pluviométrico consistente.

Gostou deste resumo sobre climatologia? Então, confira também o nosso material sobre os biomas brasileiros na seção de geografia.

Compartilhe

Gostou deste conteúdo? Para contribuir com a nossa missão de produzir resumos de qualidade para os seus estudos, você pode fazer um PIX para a chave milenioescolar@gmail.com (Banco do Brasil – Philipe).