Camadas da Terra

camadas da Terra

A estrutura geológica do nosso planeta é diretamente impactada pelas características das camadas da Terra. Neste resumo, você vai descobrir quais são essas regiões e as suas informações referentes. Assim, continue com a leitura para conferir.

Camadas da Terra: introdução

O nosso planeta é composto por três camadas principais: a crosta, o manto e o núcleo. Primeiramente, é importante dizer que as condições naturais (como temperatura e pressão) para a observação dessas áreas são extremamente inóspitas e impraticáveis para o atual nível da tecnologia humana.

Por exemplo, o núcleo da Terra se encontra a aproximadamente 2900 quilômetros da superfície. A profundidade máxima atingida por um equipamento humano foi de 12.2 quilômetros em 1989, na península russa de Kola. Desse modo, a maioria dos conhecimentos relativos às camadas advém de:

• estudo de atividades sísmicas;
  • sondagens subterrâneas;
  • meteoritos;
  • simulações laboratoriais de pressão e temperatura;
  • modelos computacionais.

Assim, conheça adiante as informações mais atualizadas sobre cada uma dessas zonas e as suas faixas geológicas de descontinuidade.

Crosta terrestre

A crosta é a camada da Terra mais externa e geograficamente próxima à vida animal e vegetal. Em suma, ela é descontínua e representa a superfície do planeta, a qual se divide em continental e oceânica. Também chamada de litosfera, ela é composta majoritariamente de materiais rochosos ricos em alumínio, silício e magnésio, os quais compõem os blocos conhecidos como “placas tectônicas”.

A saber, os movimentos dessas placas são os responsáveis pela geração a curto prazo de maremotos, de terremotos e de erupções vulcânicas. Igualmente, eles afetam a longo prazo a formação de novas montanhas, fossas oceânicas e o deslocamento dos continentes.

Ademais, a área de transição entre a crosta terrestre e a próxima camada terrena (manto) tem o nome de Descontinuidade de Mohorovičić.

Continental

A crosta continental, também conhecida como siálica, encontra-se sob a extensão dos continentes do planeta e possui uma espessura de 30 a 70 quilômetros. Sobretudo, os valores mais elevados nessa escala estão presentes nas cordilheiras e nas grandes montanhas.

Oceânica

Naturalmente, a crosta oceânica se encontra sob os oceanos do planeta. Ela possui uma espessura relativamente fina, entre 4 e 7 quilômetros. Além disso, ela tem como componentes principais o diabásio e as rochas basálticas, os quais advêm de uma origem ígnea ou magmática.

Manto

A segunda camada da Terra é o manto. Ele é a zona intermediária entre a crosta e o núcleo do planeta, cuja espessura é de até 2900 quilômetros de profundidade (com início a partir de 100 quilômetros da superfície).

Classificado entre manto superior e inferior, essa camada regida por altas temperaturas (chegam a atingir 2000ºC) é principalmente composta pelo magma viscoso, o qual é rico em ferro, magnésio e silício. É esse material rochoso derretido que sobe até a superfície e provoca as erupções vulcânicas.

Além disso, cabe apontar que a zona de transição entre o manto e o núcleo é chamada de Descontinuidade de Gutenberg.

Superior

O manto superior é a camada mais externa do manto, a qual tem temperatura e densidade menores que a do inferior. É nessa estrutura que existe a astenosfera – região sob as placas tectônicas na qual ocorrem as suas correntes de convecção (ciclo de subida e descida do magma).

Inferior

Por outro lado, o manto inferior se encontra entre 1000 e 2900 quilômetros de profundidade a partir da superfície. Enquanto o magma tem uma característica mais pastosa na zona superior, ele é mais líquido na inferior por causa das temperaturas mais elevadas.

Núcleo

A terceira e última das camadas da Terra é o núcleo. Essa é a região mais interna e densa do planeta, com profundidade de até 6380 quilômetros da superfície e diâmetro de 3480 quilômetros. Ademais, o núcleo tem um formato esférico e se divide entre as áreas externa e interna, o que corresponde a um terço de toda a massa terrestre.

Entretanto, esta é a camada terrena mais difícil de se obter informações concretas acerca das suas características. As pesquisas científicas mais atuais apontam que o núcleo é uma liga metálica composta por ferro e níquel, cuja temperatura pode chegar a 6000ºC. Ou seja, ele apresenta temperaturas próximas às registradas na superfície do sol. Outro recurso natural presente nesta faixa é o enxofre, o qual agrega aproximadamente 90% de todo esse elemento no planeta.

De fato, é a quantidade de metal presente no núcleo e a sua flutuação que determinam o magnetismo e os polos magnéticos da Terra, assim como influenciam o movimento de rotação do planeta. Em último lugar, é relevante mencionar que a zona de transição entre as duas áreas do núcleo se chama Descontinuidade de Bullen.

Externo

O núcleo externo se encontra a 2900 quilômetros da superfície e está basicamente em estado líquido. Em média, a sua temperatura oscila entre 3000 e 3800ºC.

Interno

Por fim, o núcleo interno existe em estado sólido, ao contrário do externo. Esse fenômeno ocorre devido à massiva pressão existente nessa área, a qual solidifica os metais líquidos ali existentes. Assim, ele é uma esfera densa e metálica, com um raio de aproximadamente 1220 quilômetros.

Curtiu este resumo sobre as camadas da Terra? Então, confira também o nosso material sobre climatologia na seção de resumos de geografia.

(Crédito da imagem: Todamateria)

Gostou deste conteúdo? Para contribuir com a nossa missão de produzir resumos de qualidade para os seus estudos, você pode fazer um PIX para a chave milenioescolar@gmail.com (Banco do Brasil – Philipe).