O Brasil é composto diversos biomas de características diferentes. A seguir, preparamos um resumo sobre este tema para esclarecer todas as suas dúvidas. Então, continue com a leitura para descobrir.
O que são biomas?
Primeiramente, segundo a classificação do IBGE, bioma é “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria”. Assim, como você pode ver na imagem acima, existem seis biomas continentais no país, os quais apresentamos a seguir.
Amazônia
Ocupando 49,5% do território brasileiro, o bioma amazônico é a maior floresta tropical do mundo, assim como abarca a maior bacia hidrográfica. Com uma imensa biodiversidade de fauna e flora, ele possui clima quente e úmido, com três tipos principais de vegetação: mata de terra firme, mata de igapó e mata de várzea. Estados integrantes: Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas e Pará.
Caatinga
Esse bioma ocupa 10,1% do território, sendo o mais seco de todo o país por causa de seus baixos índices pluviométricos. A saber, o clima dessa região é semiárido e sua vegetação se constitui por arbustos de porte médio. Estados integrantes: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
Cerrado
O cerrado ocupa 23,3% do Brasil. Ele é um bioma de tipo “savana”, localizado em região de clima tropical sazonal. Em outras palavras, a sua vegetação agrega majoritariamente árvores pequenas de troncos retorcidos. Estados integrantes: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais e Tocantins.
Mata atlântica
Esse bioma ocupa 13% do território e se situa principalmente na faixa litorânea de norte a sul do Brasil. Nesse sentido, a mata atlântica tem um clima tropical úmido, com alto índice pluviométrico, altas temperaturas e árvores de grande porte. Estados integrantes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará e Goiás.
Pampa
Ocupando 2,3% do território nacional, o bioma dos pampas se localiza no extremo sul do país. Com clima de tipo subtropical, ele possui uma vegetação campestre uniforme, com gramíneas e árvores de pequeno porte. Estado integrante: Rio Grande do Sul.
Pantanal
O bioma do pantanal ocupa 1,8% do país. Pertencente à bacia hidrográfica do rio Paraguai, ele é uma das maiores planícies alagadas do mundo. O seu clima é tropical continental e a sua vegetação é predominantemente marcada por gramíneas e árvores de médio porte. Estados integrantes: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Sistema costeiro-marinho
Além disso, o Brasil é banhado pelo Sistema Costeiro-Marinho, que é um “bioma de transição” que interage com os outros biomas, ocupando 1,7% do território. Logo, com uma enorme biodiversidade presente em diferentes ecossistemas, esse Sistema abarca mangues, mares, oceano, dentre outras manifestações geográficas.
Por fim, se você gostou deste resumo sobre biomas, sugerimos conferir nosso post de geografia sobre blocos econômicos mundiais.