Dentre os estudiosos da ciência da aprendizagem, um dos tópicos de maior discussão é sobre qual é a melhor forma de aprender.
Existem diferentes formas de adquirir novos conhecimentos. As três maneiras mais utilizadas são a leitura, o vídeo e o áudio.
Portanto, vejamos agora como cada um desses meios pode ajudar você a aprender.
Leitura
Primeiramente, ler é o jeito mais tradicional de se educar a respeito de algo. A humanidade tem o seu legado cultural baseado em livros há quase mil anos. De fato, a leitura traz enormes benefícios para o intelecto e o desenvolvimento humano. Hoje em dia, além dos livros, você pode ler conteúdo de qualidade em revistas, revistas em quadrinhos, jornais, dentre outros.
Porém, um fenômeno revolucionou a leitura nas últimas décadas: a leitura digital por meio de computadores, celulares e a Internet. Agora, você pode ler todo tipo de conteúdo escrito online. O caso dos e-books e dos pdfs é emblemático. Atualmente, cada vez mais alunos estudam por meio desse formato, inclusive em cursos universitários. Um grande diferencial é poder usar o mecanismo de busca dentro do arquivo, o que facilita bastante o estudo. Além disso, existem vários aparelhos de leitura digital (como o Kindle) específicos para esse consumidor.
No debate sobre qual é a melhor forma de aprender, muitas pessoas discutem se é melhor ler na forma física ou na digital. Caso você aprecie ter uma biblioteca cheia de livros, o formato físico é recomendado para você. Ao contrário, se você gosta de economizar espaço em sua casa, a leitura digital é mais recomendada.
O aspecto econômico também influencia essa escolha, pois os livros físicos são mais caros que os digitais. Outro fator que joga a favor do livro digital é a praticidade. Você pode ter ele na “nuvem”, em seu dispositivo eletrônico ou em outra forma de armazenamento eletrônico e acessá-lo onde quiser. No caso do livro físico, você precisa carregá-lo para onde você for se quiser lê-lo.
Apesar disso, para alguns, nada supera o charme do livro físico. Nada é melhor do que cheiro de livro novo e poder ler um livro físico tomando um cafezinho.
Vídeo
Em seguida, outro instrumento bastante popular de aprendizagem é o vídeo. Com ele, você combina vários aspectos em sua aprendizagem: o texto, as imagens e o áudio. Assim, ele é um formato bastante didático e completo.
O sucesso de plataformas de vídeo e streaming como o Youtube é sintomático dessa característica. A cada dia, milhões de vídeos são adicionados nesses sites, versando sobre conteúdos de várias naturezas. Outro tipo de vídeo bastante proveitoso é o nicho de cursos online (conheça os cursos online da Milênio Reforço Escolar). Então, você pode adquirir um nível estruturado de conhecimento com videoaulas e obter inclusive um certificado.
Existe um aspecto que diferencia os vídeos das outras formas de aprendizagem: a possibilidade de interação. Isso pode ocorrer tanto com os criadores do conteúdo quanto com quem visualizou o vídeo. Além disso, esse contato proporcionará um grau bastante profícuo de disseminação do conhecimento e troca de experiências.
Áudio
A terceira maneira de aprendizagem é por meio de áudio. Apesar de só ter um dos elementos do vídeo, ele tem características bastante valiosas. A principal é a versatilidade.
Logo, você pode ouvir um conteúdo por meio do seu celular fazendo as suas tarefas domésticas, no carro, no ônibus, na academia ou em várias outras situações.
No caso dos vídeos, é verdade que você também pode escutar somente o seu áudio e ignorar as imagens. Porém, é preciso que você tenha uma Internet ativa para ver os vídeos. Por outro lado, é mais fácil armazenar os áudios em seu dispositivo eletrônico para escutá-los, inclusive sem precisar se conectar à Internet.
O surgimento de podcasts e o seu sucesso são um fenômeno que agrega bastante à aprendizagem por meio de áudio. Um elemento de destaque é a grande quantidade de podcasts educacionais que oferecem conteúdo de grande valor para quem é estudante. Outro produto interessante são os audiobooks. Você pode escutar a transcrição de um livro inteiro sem ter contato físico com ele!
Qual é a melhor forma de aprender? É a que melhor se encaixa com você.
Em síntese, cada pessoa é diferente, com aptidões e vontades diversas. Assim, a melhor forma de aprender é aquela que proporciona a aprendizagem mais eficiente.
As pessoas que têm mais familiaridade com tecnologias e redes sociais têm uma tendência maior a utilizar os recursos digitais, seja livro, áudio ou vídeo. Todavia, se você preferir ler pelo método tradicional, não tem problema nenhum! O importante é o conhecimento internalizado.
Ainda assim, cabe dizer que o aspecto econômico pode interferir nessa situação. Da mesma forma que a diferença de preços entre livros físicos e digitais que mencionamos anteriormente, o acesso a uma Internet de qualidade é um fator a ser levado em consideração. Principalmente para o acesso aos vídeos.
Por fim, vamos deixar aqui uma última dica. Já pensou em combinar esses três formatos para desfrutar de uma aprendizagem integral? Por exemplo: você pode ler um livro digital ou um pdf sobre um tema, acompanhar vídeos de um canal no Youtube que trate sobre ele e escutar um podcast sobre o assunto em seu tempo livre. Sem dúvida, você se tornará um verdadeiro perito nesse tema!
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e sua família, temos certeza que eles irão adorar. 🙂