Existem alguns cuidados que você tem de tomar para não ter a sua redação anulada no ENEM 2020. Eles estão descritos no item 15.7 do edital. Em suma, são essas as condições de anulação:
- Fuga ao tema e não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa
- Deixar a redação em branco
- Escrever poucas linhas, o que configura texto insuficiente
- Escrever impropérios ou desenhos
- Apresentar parte do texto de maneira deliberadamente desconectada do tema proposto
- Colocar sua assinatura no espaço destinado ao texto
- Escrever a redação em língua estrangeira
- Utilizar escrita ilegível
Seis dessas oito condições envolvem questões que não atingem alunos e alunas cuidadosos e honestos. Contudo, as outras condições são aspectos que podem realmente atrapalhar a redação, o que levaria à anulação: fuga ao tema, não atender à estrutura dissertativo-argumentativa e apresentar parte do texto desconectada do tema proposto.
Fuga ao tema
Comecemos pela fuga ao tema. Existem dois níveis para se alcançar essa condição. O primeiro é a fuga explícita do tema proposto. Por exemplo: se o tema for ensino a distância e o aluno(a) escrever sobre a importância do futebol na cultura brasileira. Parece óbvio não é? O problema é a segunda dimensão da fuga ao tema. Muitas vezes você vai desenvolver o seu argumento e faz colocações secundárias que você acha que podem ilustrar a sua redação.
Exemplifiquemos novamente com o tema do ensino a distância. Porém, dessa vez, você decide abordar os fracos índices educacionais obtidos pelos brasileiros nos exames de avaliação internacionais. Perceba que também é um tema relacionado à educação. Então, você abordou o ensino a distância no início do texto, depois mencionou os exames internacionais no desenvolvimento e voltou a fazer a conexão com ensino a distância no final da redação. Esse é um jeito clássico de se fugir ao tema achando que fez o correto. Note que a redação anulada pode vir não somente de uma fuga geral ao tema, mas também de desconexão de parte do texto.
Ao contrário, você poderia argumentar no desenvolvimento a desigualdade de acesso à internet entre os alunos, as dificuldades pedagógicas para a escola e os professores e a tendência mundial em implementar tecnologia na educação, acelerada pela pandemia de coronavírus.
É aqui que mora o perigo! Você deve considerar dois aspectos: Às vezes, o jeito que você pensou e montou a redação na sua mente e no rascunho não é exatamente o jeito que ela saiu no final. Além disso, os examinadores podem ter uma percepção diferente da sua. Essas são questões realmente problemáticas. Você sabia que no último ENEM 40.624 candidatos tiveram a sua redação anulada por fuga ao tema?
Estrutura dissertativa-argumentativa
O segundo critério de anulação da redação do ENEM 2020 que desejamos abordar é o desrespeito à estrutura dissertativa-argumentativa do texto. Mas o que é isso exatamente? Um texto dissertativo-argumentativo é uma redação em que você desenvolve e defende o seu ponto de vista relacionado ao tema proposto. Com argumentos! Ademais, exige-se a inserção de uma “proposta de intervenção”, ou seja, de uma solução ao problema proposto na redação. Essa proposta deve conter os seguintes elementos: o que deve ser feito; como deve ser feito; por quem deve ser feito; para quê deve ser feito.
Dessa forma, você não pode escrever um texto simplesmente descritivo ou cheio de achismos (opiniões sem argumentos), pois terá a redação anulada. Usemos novamente o exemplo do ensino a distância como tema. Não adianta você escrever na introdução que ele tem muito potencial, abordar no desenvolvimento os diferentes tipos de software de aula remota e citar na conclusão a paralisação das aulas presenciais. Vamos utilizar agora a sugestão de tópico mencionada anteriormente para montar uma estrutura virtuosa de redação sobre o assunto.
Exemplo de texto
Tendo como tema o ensino a distância, você pode mencionar na introdução a situação da educação na pandemia de coronavírus e a desigualdade de acesso à internet para os alunos no Brasil. Dessa forma, você vai defender uma tese crítica ao modelo de ensino a distância no atual cenário.
Logo depois, você pode citar no desenvolvimento dados de inclusão digital entre os alunos, apontar o preço de pacotes de internet para populações mais pobres e a falta de acompanhamento público e familiar para as aulas remotas. Igualmente, você pode escrever ainda sobre a falta de preparo dos professores para lidar com novas tecnologias educacionais e transmitir sua usabilidade para os alunos, além de uma breve alusão histórica ao programa Telecurso 2000.
Na conclusão, seria interessante propor a seguinte solução: para mitigar os efeitos da desigualdade social no ensino a distância, os prefeitos e governadores devem subsidiar junto às empresas de fornecimento de internet pacotes de dados para as populações mais carentes. Outra medida a ser proposta seria que oferecessem apoio aos gestores escolares para que montem programas de instrução pedagógica digital aos professores. Isso poderia ser feito por meio de uma força-tarefa dos estados e municípios que reivindicasse recursos emergenciais ao Ministério da Educação e pela contratação por esses poderes de consultorias especializadas em educação digital.
De fato, tirar a sonhada Nota Mil na redação não é nada fácil. Mas não é difícil evitar a anulação da sua redação se você seguir essas dicas. Enfim, preparação e treinamento são os principais segredos para atingir esse objetivo, como apontamos aqui. Você pode encontrar conteúdo sobre o ENEM no nosso site e nas redes sociais e, caso você queira realmente ir bem no ENEM e gabaritar a redação, aconselhamos que você reserve uma aula particular conosco. 🙂