MEC prepara mudanças no ENEM

mudanças no ENEM

Um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério da Educação está organizando significativas mudanças no ENEM. Além disso, também participam desses encontros alguns representantes do Conselho Nacional de Educação, das redes estaduais de ensino e entidades da sociedade civil.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as mudanças planejadas, o seu impacto sobre o exame e os desafios para essa implementação. Logo, prossiga com a leitura para conferir.

Quais são as principais mudanças no ENEM?

Primeiramente, há de se ressaltar que as propostas de mudança são preliminares, ainda serão discutidas e só serão divulgadas após a conclusão desses encontros. Nesse sentido, o objetivo é que a transformação no modelo do exame ocorra a partir de 2024, concomitantemente com um processo de adaptação gradual.

No formato atual, o exame é realizado em dois dias. No primeiro, constam as questões de linguagens, ciências humanas e a redação. Já no segundo, as de matemática e ciências da natureza. Logo, de acordo com as alterações propostas, teríamos um novo modelo de ENEM.

Assim, o primeiro dia de exame abarcaria as questões interdisciplinares do conteúdo geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, com ênfase em matemática, língua portuguesa e redação. A saber, uma das novidades propostas que gerou grande repercussão foi a exclusão da língua espanhola da prova.

Por outro lado, o segundo dia seria uma oportunidade para que os candidatos escolham as áreas do conhecimento em que queiram se aprofundar. Eles estariam baseados no curso superior a que almejam e nos itinerários formativos percorridos em suas escolas.

Outros detalhes

Dessa maneira, fica evidente que essas transformações pretendem alinhar o ENEM ao Novo Ensino Médio, o que daria mais segurança para esse processo educacional. A saber, os candidatos que fazem educação profissional também estariam contemplados nessa reforma. Logo, a ideia é que eles ganhem um bônus na nota, a depender da ligação de sua formação com o curso superior ao qual irão concorrer.

Além disso, há ainda a proposta de inserção de questões dissertativas nos dois dias de exame. Certamente, isso qualificaria expressivamente a prova, porém exigiria bem mais dos estudantes a nível de preparação, já que o formato atual é composto somente por perguntas de múltipla escolha.

Exemplos de cursos para as quatro áreas do conhecimento

Como dissemos anteriormente, as mudanças no ENEM preveem um segundo dia temático de prova, no qual o candidato resolveria questões vinculadas às áreas análogas ao curso superior pretendido. A seguir, você pode verificar outros exemplos de graduações ligadas aos diferentes campos do conhecimento, organizados em quatro blocos a serem escolhidos pelo aluno.

Ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas

  • Psicologia
  • Medicina
  • Farmácia

Matemática e ciências da natureza

  • Agronomia
  • Engenharia
  • Odontologia

Ciências humanas e matemática

  • Arquitetura
  • Estatística
  • Economia

Linguagens e ciências humanas e sociais aplicadas

  • Jornalismo
  • Letras
  • Sociologia

Desafios de implementar as mudanças no ENEM

Entretanto, é fato que várias dessas propostas têm uma execução bem desafiadora. Primeiramente, essas mudanças no ENEM correspondem diretamente ao Novo Ensino Médio, o qual não está 100% consolidado no Brasil.

Em seguida, a inserção de questões dissertativas traria obstáculos no que se refere à correção do exame, tanto em termos de dificuldade quanto de isenção e de transparência. Todavia, o grupo de trabalho pretende manter o método da Teoria de Resposta ao Item (TRI), pelo menos a princípio.

Por fim, vale a pena citar uma das principais mudanças no ENEM dos últimos anos: a modalidade digital. Embora tenha sido anunciada como uma grande inovação, esse formato apresentou resultados bem precários, com baixa participação e um número relevante de problemas técnicos.

Então, vale a pena se questionar se essas transformações discutidas pelo Ministério da Educação não são muito prematuras para o atual quadro educacional do Brasil, especialmente em um contexto pós-pandemia.

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