Edital ENEM 2023: guia completo

Edital ENEM 2023

O edital do ENEM 2023 já está disponível para consulta e análise no site do INEP. Desse modo, faltam menos de seis meses para as provas e os candidatos têm de acelerar a sua preparação!

Neste artigo, você vai conferir os principais elementos presentes no edital: regras, calendário, estrutura da prova e horários. Então, continue com a leitura para descobrir.

Edital ENEM 2023: guia básico

O INEP divulgou recentemente o edital da edição do ENEM deste ano, que ocorrerá no mês de novembro. A saber, o Exame Nacional do Ensino Médio é um vestibular aplicado em todo o Brasil que serve como porta de entrada para vários programas de acesso à universidade, tais como o SISU, o PROUNI e o FIES.

Assim, as inscrições para os candidatos que não solicitaram a isenção do pagamento deverão ser feitas na Página do Participante, sob o valor de R$85. Durante este período, o estudante deverá selecionar a língua estrangeira cobrada no exame (inglês ou espanhol) e, caso haja necessidade, requerer atendimento especial no dia da aplicação a depender das condições estabelecidas pelo edital. Além disso, a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição com o local de realização da prova ocorrerá em data posterior a ser comunicada pelo MEC.

Enfim, o método de correção do ENEM será o mesmo das edições anteriores: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste formato, as questões têm peso variado de acordo com o seu grau de dificuldade e o candidato tem o seu desempenho avaliado de forma qualitativa.

Ademais, as regras da reaplicação do ENEM e a modalidade PPL constarão em um edital próprio a ser divulgado posteriormente. De antemão, sabe-se que as inscrições para esta modalidade ocorrerão de 9 a 27 de outubro, ao passo que as suas provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Segundo o edital da prova regular, terão direito a reaplicá-la os candidatos que estiverem com doenças infectocontagiosas ou que sofrerem problemas logísticos específicos que lhes impeçam de comparecer no local do exame. Cabe ressaltar que a reaplicação deverá ser requerida ao INEP em até 5 dias úteis após o segundo dia do exame normal (12 de novembro).

Calendário

  • Inscrições: 05/06 – 16/06.
  • Pagamento da taxa de inscrição: 05/06 – 21/06.
  • Primeiro dia da prova regular: 05/11.
  • Segundo dia da prova regular: 12/11.
  • Divulgação do gabarito: 24/11.
  • Resultado: 16/01/24.

Horários de aplicação das provas

Além disso, o edital do ENEM 2023 já determinou os horários referentes aos procedimentos nos dias de aplicação das provas. Eles não apresentam alterações em relação aos anos anteriores, como você pode ver a seguir:

  • Abertura dos portões: 12h.
  • Fechamento dos portões: 13h.
  • Início das provas: 13h30.
  • Término da prova no primeiro dia: 19h.
  • Fim da prova no segundo dia: 18h30.

Em suma, o primeiro dia de aplicação tem uma duração levemente superior ao segundo por causa da necessidade da produção da redação pelo candidato.

Estrutura da prova

Igualmente, o ENEM 2023 segue a estrutura do exame presente em sua Matriz de Referência disponibilizada pelo INEP. Assim, o candidato encontrará na primeira prova 45 questões objetivas de múltipla escolha da área de conhecimento das linguagens e 45 das ciências humanas, assim como deverá redigir uma redação de cunho dissertativo-argumentativo. Por outro lado, ele se deparará com 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza no segundo dia de prova.

No caso da redação, a sua avaliação abarcará uma nota de até 1000 pontos de limite máximo, a partir de cinco competências cobradas (cada uma valendo 200 pontos):

1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sobretudo, estes critérios constam na Cartilha de Redação disponível no site do INEP. Dessa maneira, o edital do ENEM 2023 também aponta os tradicionais comportamentos que podem levar à anulação da sua redação, tais como:

  • fuga ao tema;
  • redação de palavrões;
  • escrita ilegível;
  • rubrica ou identificação do candidato na folha de redação;
  • não-atendimento da estrutura dissertativo-argumentativa;
  • desrespeito aos direitos humanos na redação;
  • escrita insuficiente.

Regras

Por fim, você percebeu que o edital do ENEM 2023 não apresentou muitas mudanças em relação às provas dos anos anteriores. Isso se aplica também às regras determinadas para a realização do exame. Assim, os candidatos continuam tendo de fazê-lo com caneta esferográfica de tinta preta, de portar documento oficial de identificação e de guardar os objetos pessoais (especialmente aparelhos eletrônicos) em um envelope a ser lacrado pelo chefe de sala antes da prova. Ademais, o edital também prevê algumas condições de eliminação do candidato no ENEM, tais como:

  • portar objetos proibidos;
  • “colar” ou se comunicar com outros candidatos;
  • perturbar o local da prova;
  • recusar a vistoria pelos fiscais de sala;
  • ter um aparelho eletrônico ligado e emitindo sons na sala (mesmo que no envelope lacrado);
  • não entregar a Folha de Rascunho e o Cartão-Resposta ao fiscal após a realização da prova.

Se você quiser ficar plenamente preparado para a prova do ENEM, sugerimos fortemente que navegue pela seção de resumos do nosso site. Lá você encontrará conteúdos de qualidade de todas as disciplinas cobradas no exame.

Compartilhe

Mais posts

como mandar bem nas provas

7 dicas de como mandar bem nas provas

Uma das maiores aflições do vestibulando é conseguir boas dicas de como mandar bem nas provas. Afinal, existem diversos fatores que podem determinar a aprovação