Edital do ENEM 2022: guia completo

edital do ENEM 2022

Saiu o edital do ENEM 2022! Agora, é ler atentamente todas as suas informações para organizar o seu planejamento para o exame. Neste artigo, vamos dissecar tudo o que você precisa saber sobre esse edital: a estrutura do exame, o cronograma, os horários e as principais regras. Dessa maneira, continue com a leitura para descobrir.

Guia do edital do ENEM 2022

De antemão, você poderá fazer a sua inscrição na Página do Participante a partir do dia 10 de maio. O valor requerido é de R$85 para os candidatos que não solicitaram a isenção do pagamento.

A saber, você terá basicamente duas escolhas durante o processo de inscrição. Primeiramente, é necessário selecionar a modalidade do exame: impresso ou digital. A seguir, chegará a hora de escolher a língua estrangeira cobrada no ENEM: inglês ou espanhol. Todas essas informações constarão no seu Cartão de Confirmação de Inscrição, a ser disponibilizado em data próxima à realização do exame.

Estrutura da prova

O edital do ENEM 2022 prevê que a estrutura do exame será a mesma dos anos anteriores. Logo, o primeiro dia de prova consiste em 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e uma redação. Por outro lado, o segundo dia abarcará 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Sobretudo, todas as questões são de múltipla escolha e terão a correção fundamentada na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além disso, o conteúdo cobrado consta na Matriz de Referência disponibilizada no site do INEP.

Enfim, embora algumas notícias recentes tenham aventado a hipótese desta edição do ENEM conter itens repetidos de exames anteriores, o INEP confirmou que todas as questões do atual certame serão inéditas.

Cronograma (versão impressa e digital)

• 10-21 de maio: período de inscrições.
  • 10-27 de maio: pagamento da inscrição.
  • 10-21 de maio: pedido de atendimento especializado.
  • 23-28 de junho: solicitação de tratamento pelo nome social.
  • 13 de novembro: primeiro dia de exame.
  • 20 de novembro: segundo dia de exame.

Além disso, cabe mencionar também que está registrado no edital do ENEM 2022 que a divulgação do gabarito ocorrerá até três dias úteis após o segundo dia de exame. Em relação ao resultado, o INEP ainda divulgará uma data no futuro, assim como o edital da modalidade da reaplicação.

Horários no dia da prova

• Abertura dos portões: 12h.
  • Fechamento dos portões: 13h.
  • Início do exame: 13h30.
  • Término do exame no primeiro dia: 19h.
  • Término do exame no segundo dia: 18h30.

Regras

Definitivamente, uma novidade presente no edital do ENEM 2022 é a possibilidade de apresentação dos documentos digitais de identificação para acesso ao local de prova, tais como E-Título, CNH Digital e RG Digital. Por outro lado, os candidatos só poderão utilizá-los por meio dos aplicativos oficiais do governo, o que exclui necessariamente fotos e capturas de tela.

Em seguida, existe outra regra bastante relevante para os candidatos: a utilização de máscaras sanitárias. Para o ENEM 2022, prevê-se a obrigatoriedade do seu uso durante a prova, exceto para as cidades que já as desobrigaram em recintos fechados. Então, vale a pena conferir qual será a regra atual do seu município na época da realização do exame.

Entretanto, permanece a regra de proibição de feitura da prova para os estudantes que estejam com doenças infectocontagiosas, tais como COVID-19, influenza, varíola, tuberculose, sarampo, dentre outras presentes no edital. Nessa situação, os candidatos deverão solicitar a reaplicação em até cinco dias úteis após o segundo dia do exame.

Por fim, para mais informações sobre o edital do ENEM 2022 e as notícias do exame, vale a pena acompanhar as nossas redes sociais no Facebook e no Instagram. É conteúdo educacional de qualidade para vestibulandos.

como mandar bem nas provas

7 dicas de como mandar bem nas provas

Uma das maiores aflições do vestibulando é conseguir boas dicas de como mandar bem nas provas. Afinal, existem diversos fatores que podem determinar a aprovação