Acompanhar a educação dos seus filhos é essencial

educação dos filhos

A princípio, essa frase sobre educação dos filhos parece ser um tanto óbvia.

Mas não é.

Existem várias questões e controvérsias que circundam a discussão sobre o papel da família na educação dos seus filhos.

Vejamos agora esse debate.

Educação ou instrução?

O cerne dessa discussão reside na delimitação da função dos professores e das famílias na educação das crianças e adolescentes.

Você certamente verá e lerá em muitos lugares que a educação cabe aos pais e a instrução aos professores.

Segundo esse ponto de vista, a educação seria a transmissão de valores e práticas que permitem que os filhos vivam de uma maneira digna e construtiva na sociedade.

Por outro lado, a instrução escolar seria o ensino de matemática, português, história e as outras disciplinas, a partir dos seus conteúdos básicos.

A nosso ver, resumir este debate a uma posição dualista é improdutivo e ineficaz para a realidade do sistema escolar brasileiro, o qual convive com vários problemas e desigualdades que afetam esse quadro.

Existem famílias desestruturadas que não conseguem prover a formação humana adequada para os seus filhos.

Igualmente, por deficiências das universidades ou por incompetência pessoal, existem professores que não conseguem ministrar uma boa aula.

Em suma, é uma falsa polêmica, baseada em uma diferença semântica,  que muitas vezes é instrumentalizada por discursos políticos.

Liberdade e diversidade na educação dos filhos

Primeiramente, há de se reconhecer a liberdade das famílias sobre a educação dos filhos.

Inclusive, muitas mães e pais optam por oferecer o ensino das matérias em casa, na modalidade do homeschooling.

Esse aspecto compõe um fator que é fundamental neste debate: a diversidade.

Os alunos, alunas, mães, pais, escolas, cidades e países são diferentes entre si. Igualmente, o universo do conhecimento que pode ser ensinado aos estudantes é vasto, complexo e multifacetado.

Da mesma forma, existem diferentes tipos de metodologias e modelos educacionais adaptados à realidade das comunidades.

Isso nos leva a rejeitar a ideia de uma educação rígida, programada e imposta de “cima para baixo”.

Assim, voltemos para o debate entre educação/instrução. Por que não abordá-lo de maneira complementar?

Isso não significa que o professor deva se intrometer na vida familiar ou que os pais devam atrapalhar o trabalho do professor.

Em suma, ambas as partes podem contribuir para melhorar a aprendizagem dos filhos, de maneira concreta.

O papel das famílias

Nós recomendamos que você converse diariamente com seu filho ou filha a respeito do que aconteceu na escola e que matéria foi ensinada.

Isso trará inúmeras vantagens, como uma boa comunicação familiar, a percepção do nível de retenção do conhecimento pelo aluno e a identificação de em quais matérias ele está com dificuldade (veja mais aqui).

Acima de tudo, a prática de valores familiares no ambiente escolar ajuda bastante o processo de aprendizagem.

É em casa que o estudante aprende:

• A dizer bom dia, boa tarde e boa noite
  • Desculpe, por favor e obrigado
  • Respeito
  • Limites
  • Honestidade

Dentre outras coisas.

O papel dos professores e da escola

Os professores têm uma das responsabilidades mais nobres da sociedade. Projetar sobre eles o dever de aperfeiçoar um ser humano externo em questões que fogem ao ensino é injusto.

Devemos aqui rejeitar o famoso rótulo de “tio” e “tia”.

Tem quer ser professor ou professora.

Cabe ressaltar também que esses profissionais não possuem recursos nem formação suficiente para lidar com todas as necessidades presentes na vida de um jovem estudante.

Entretanto, além do ensino em sala de aula, como eles podem contribuir?

A melhor ferramenta disponível nesse sentido são as reuniões de classe, nas quais professores e pais/mães conversam sobre o desempenho escolar dos seus filhos.

É importante enfatizar que os professores também devem estar abertos ao diálogo com os próprios alunos, para que essas reuniões sejam proveitosas e não “mais do mesmo”.

Todavia, existem outras ferramentas para auxiliar esse processo. Em um mundo digital, por que não dispor da tecnologia para a construção de uma verdadeira comunidade escolar?

Pais, mães, professores, pedagogos, diretores e todos os profissionais envolvidos no processo educacional podem ter um canal online de discussão dos assuntos pertinentes.

Reforço escolar

Outra maneira eficaz de participar da educação dos seus filhos é contratar um serviço de reforço escolar (veja aqui onze benefícios da aula particular).

Como dissemos anteriormente, a educação é marcada pela diversidade e muitas vezes a escola não consegue fazer com que o aluno execute todo o seu potencial.

Além disso, também mencionamos a necessidade dos pais conversarem com os filhos e descobrirem em quais matérias eles têm mais dificuldades.

O professor particular atua para facilitar esse processo e fornecer educação ao estudante, de forma complementar à escola.

Concluindo, nós da Milênio Reforço Escolar temos a expertise nesse ramo de mercado, oferecendo resultados concretos para os nossos clientes.

Ou seja, a nota do seu filho irá aumentar com as aulas com os nossos professores.

Um grande diferencial da nossa empresa é o Relatório de Aula, com o qual você poderá acompanhar a evolução do seu filho ao longo do reforço escolar.

Se você tiver interesse, entre em contato conosco para reservar a sua aula (os nossos canais de atendimento estão abaixo).