Músicas sobre o meio ambiente

músicas sobre o meio ambiente

Uma forma valiosa de compreender a natureza é se familiarizar com músicas sobre o meio ambiente. Desse modo, é possível refletir com propriedade sobre assuntos como mudanças climáticas, poluição, desmatamento e desperdício.

Neste resumo, você conhecerá 32 canções que tratam sobre este tema. A saber, aqui apresentamos obras de diferentes gêneros e nacionalidades, classificadas pelo nome da banda e o título da música. Logo, prossiga com a leitura para conferir.

Lista de músicas sobre o meio ambiente

1) Chico Science – “Manguetown”

A primeira canção desta lista foi composta por Chico Science em 1996, na qual o cantor retrata a vida difícil nas periferias envoltas pelos mangues no Brasil, especialmente no que se refere ao saneamento básico.

2) Guilherme Arantes – “Planeta Água”

Naturalmente, a água é o tema desta música criada em 1983. Logo, Guilherme Arantes narra a importância desse elemento natural para a civilização humana em todo o seu ciclo, do rio à chuva à terra.

3) Will.I.Am – “SOS”

Outra canção importante desta lista é “SOS” de 2007, na qual a letra expõe um pedido de socorro à “mãe natureza”. Desse modo, são feitas referências aos vulcões, tornados, emissões de gás carbônico, terremotos e variações na temperatura global, em conjunto com uma crítica às classes dominantes.

4) Sepultura – “Guardians of Earth”

Nesta canção de 2020, a banda Sepultura expõe os perigos da ganância e do consumismo para o mundo, os quais podem colocar o futuro do planeta em risco.

5) Marvin Gaye – “Mercy Mercy Me”

Nesta famosa canção de 1971, Marvin Gaye discute vários problemas ecológicos tais como a poluição do ar, a superpopulação do planeta, a contaminação dos mares e a radiação do subsolo.

6) Luiz Gonzaga – “Xote Ecológico”

Adiante, esta é uma das músicas sobre o meio ambiente mais famosas do Brasil. Composta em 1989 por Luiz Gonzaga, ela denuncia os efeitos da poluição e da seca sobre a terra, o que impede o sustento da população agrária. Além disso, esta canção faz uma importante referência ao ativista ambiental Chico Mendes.

7) Paul McCartney – “Despite Repeated Warnings”

O cantor britânico Paul McCartney é um relevante ativista pelo direito ambiental no mundo. Por outro lado, ele também expressou o seu pensamento por meio desta canção de 2018, na qual traça uma metáfora sobre a passividade humana diante das mudanças climáticas.

8) Beto Guedes – “O Sal da Terra”

Nesta música de 1981, Beto Guedes defende a necessidade da união e da solidariedade entre as pessoas a fim de preservar a natureza. Nesse sentido, o autor utiliza metáforas como “arrumar a casa” e “recriar o paraíso” em suas letras.

9) Jorge Ben Jor – “Curumim Chama Cunhantã Que Eu Vou Contar”

A palavra “curumim” significa “criança” na língua tupi-guarani. Desse modo, o cantor Jorge Ben Jor produziu esta música em 1981 para cantar a harmonia que a população indígena desfrutou com a natureza ao longo da história do Brasil.

10) Jack Johnson – “The 3 Rs”

Ademais, esta música de 2006 versa sobre sustentabilidade. Sobretudo, este tema está explícito em seu refrão: “reduzir, reutilizar e reciclar”. Por exemplo, Jack Johnson incentiva o ouvinte a utilizar sacolas ecológicas nos supermercados.

11) Toquinho – “Herdeiros do Futuro”

Ademais, o cantor Toquinho buscou nesta música de 2012 apontar que devemos preservar a natureza para garantir o futuro do planeta. Assim, o autor se questiona se a terra continuará dando frutos nos próximos anos e se ainda existirão peixes no mar.

12) Iron Maiden – “Total Eclipse”

Nesta música de 1982, a banda Iron Maiden imprime um teor apocalíptico na narrativa presente na letra. Logo, um cenário distópico é descrito no qual a natureza se vinga da humanidade com furacões e outras catástrofes naturais.

13) Talking Heads – “Nothing But Flowers”

Nesta inteligente canção de 1988, podemos perceber as dualidades entre campo e cidade, natureza e vida urbana. Por exemplo, a letra apresenta as contradições entre flora e gasolina, montanha e fábrica, árvore e estrada, carro e agricultura, comida industrializada e caça.

14) Sá e Guarabyra – “Sobradinho”

Esta canção composta em 2001 denuncia os problemas ambientais existentes na região nordeste, especialmente os efeitos da construção de usinas hidrelétricas sobre os rios, tal como o São Francisco.

15) Emicida – “Passarinhos”

O rapper Emicida compôs esta instigante canção em 2015, na qual canta sobre problemas ambientais tais como a escassez de água, a poluição, o desmatamento e os agrotóxicos.

16) Michael Jackson – “Earth Song”

O ídolo do pop mundial Michael Jackson compôs em 1995 esta música em defesa do meio ambiente. Em sua letra, constam críticas à ação humana na natureza, como nos mares, nos céus, nos campos e nas florestas.

17) Chico Buarque – “Passaredo”

Ademais, Chico Buarque expõe nesta música de 1976 a ameaça que os seres humanos representam para os animais na natureza, tais como as aves da floresta.

18) João Nogueira e Paulo César Pinheiro – “As Forças da Natureza”

Das músicas sobre o meio ambiente, esta canção de 1978 também retrata um cenário distópico no qual a natureza se vinga da humanidade. Assim, expõe-se que a mata vai renascer e o mato cobrirá todas as grandes cidades.

19) Mariana Aydar – “Tá”

Nesta música composta em 2009, a cantora Mariana Aydar critica com veemência a exploração predatória do meio ambiente pelo homem. Assim, podemos identificar na letra desta canção algumas referências à destruição das florestas, à poluição dos mares e à morte dos corais.

20) Chitãozinho e Xororó – “Planeta Azul”

Neste clássico da dupla sertaneja de 1991, narram-se os possíveis efeitos nocivos das mudanças climáticas no planeta, tais como a inversão das estações do ano, a poluição, a seca e as variações na temperatura.

21) Luiz Gonzaga – “Asa Branca”

Sobretudo, esta música de 1947 é uma das mais importantes da história do Brasil, o que marcou definitivamente o seu lugar na cultura nordestina. Nesse sentido, a sua letra versa sobre as agruras da seca no sertão e os efeitos desse fenômeno sobre a população.

22) The Beach Boys – “Don’t Go Near the Water”

A água é o grande tema desta canção de 1971, na qual se denuncia a poluição dos rios, lagos e mares, além da consequente destruição causada por esses fenômenos. Assim, a música se encerra com uma súplica para que a população se conscientize sobre a preservação deste recurso natural.

23) Disturbed – “Another Way to Die”

Como você pôde perceber, a narrativa apocalíptica de uma vingança da natureza é um tema frequente nesta lista de músicas sobre o meio ambiente. Dessa forma, esta canção de rock de 2010 perpetua essa mensagem, com referências sobre o derretimento das calotas polares, a poluição dos céus e a extinção das espécies.

24) Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho – “O Autor da Natureza”

Adiante, esta música de 1996 foi criada pelos cantores do grupo “Grande Encontro”. Enfim, a canção aborda as curiosidades referentes à fauna e à flora, o que tornaria a natureza como uma entidade “divina”.

25) Roberto Carlos – “O Progresso”

Nesta música de 1976, Roberto Carlos lamenta os males feitos contra o meio ambiente, tais como as manchas de óleo nos mares e a caça às baleias. No desfecho da canção, o autor ainda advoga pelo bom-senso da sociedade para superar esse cenário.

26) Dori Caymmi – “Alguma Voz”

Ademais, temos aqui outra canção que descreve a natureza como algo divino. Composta em 2013, esta música faz referências sobre as belezas do vento, dos pássaros e dos mares.

27) Erasmo Carlos – “Panorama Ecológico”

Em prosseguimento à lista de músicas sobre o meio ambiente, você também pode conferir esta canção de 2015, na qual Erasmo Carlos descreve os diferentes elementos do ecossistema, tais como as flores, os pássaros, os peixes e os homens.

28) Tom Lehrer – “Pollution”

Esta canção de 1965 integra a lista de músicas sobre o meio ambiente devido à crítica contra a poluição urbana nos Estados Unidos presente na letra. Além disso, Tom Lehrer menciona questões como o sistema de esgoto e a qualidade da água.

29) Bob Dylan – “Hard Rain’s A-Gonna Fall”

Esta canção de 1962 é um verdadeiro “hino” ao meio ambiente. Nesse sentido, Bob Dylan apresenta aqui um cenário simbólico de destruição dos mares, das florestas e da fauna, assim como as terríveis consequências que isso acarretará para a humanidade.

30) Depeche Mode – “The Landscape is Changing”

A banda inglesa de música eletrônica Depeche Mode criou esta obra de forte teor ambientalista em 1983. Logo, podemos conferir em sua letra referências ao desmatamento e à contaminação das águas, assim como um apelo para que as pessoas cuidem bem do mundo.

31) The Cranberries – “Time is Ticking Out”

Em seguida, esta canção de 2001 da banda The Cranberries desafia as pessoas a refletir sobre os seus hábitos de produção e consumo. Dessa maneira, a letra aborda questões como o buraco na camada de ozônio, a radiação e o desperdício.

32) Jackson Browne – “Before the Deluge”

Por fim, esta música de rock do ano 1974 retrata um cenário distópico no qual a natureza se vinga do excesso de industrialização da sociedade e do abuso sobre a terra.

Curtiu esta lista de músicas sobre o meio ambiente? Então, confira também o nosso resumo sobre canções com temática educacional.

Compartilhe

Gostou deste conteúdo? Para contribuir com a nossa missão de produzir resumos de qualidade para os seus estudos, você pode fazer um PIX para a chave milenioescolar@gmail.com (Banco do Brasil – Philipe).