Agora que as duas provas já foram realizadas e o gabarito já está disponível, chegou o momento de refletirmos sobre o Balanço ENEM 2022.
Neste artigo, você vai conferir a nossa análise sobre a prova, os temas de destaque, a proposta de redação e as estatísticas do exame. Logo, continue com a leitura para descobrir.
Balanço ENEM 2022: impressões gerais
Primeiramente, o INEP e o Ministério da Educação já forneceram os dados referentes à esta edição do ENEM de forma pública, na segunda-feira dia 21 de novembro.
Enfim, o primeiro dia de prova (Linguagens, Ciências Humanas e Redação) foi marcado por questões atuais que exigiam muita capacidade de leitura e de contextualização, sob uma estrutura equilibrada de dificuldade. Entretanto, o segundo dia de exame (Matemática e Ciências da Natureza) foi considerado mais difícil e conteudista.
A saber, somente uma questão foi anulada no ENEM 2022, por erro de digitação: a questão de matemática 141 na prova rosa, 175 na prova amarela e 157 nas provas azul e cinza, a qual tratava sobre expressões algébricas.
Temas de destaque
Além disso, a edição deste ENEM agregou diversos temas da atualidade, em uma frequência maior do que nas provas anteriores. Podemos citar como exemplos:
- COVID-19;
- copa do mundo;
- eleições;
- guerra na Ucrânia;
- ocupação da Amazônia;
- inclusão digital;
- fome no Brasil;
- Mercosul;
- movimento dos trabalhadores sem-teto (MTST);
- energia nuclear;
- atuação da ANVISA;
- buracos negros;
- doping;
- dengue;
- desemprego;
- vestibular;
- marketing digital;
- salário dos professores.
Redação
A saber, alguns destes tópicos marcaram um teor progressista no exame, o que surpreendeu a muitos. Principalmente quando consideramos a proposta da redação: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, a qual versou sobre minorias como indígenas e quilombolas.
Dessa forma, existem alguns caminhos argumentativos interessantes que o candidato poderia seguir na redação. De antemão, seria recomendável abordar a herança histórica do passado de escravidão e de opressão desses povos no Brasil, o que gerou um legado perverso de desigualdade, preconceito e dificuldade de inserção dessas minorias no país.
Ademais, dissertar sobre os povos originários é escrever sobre a identidade cultural desses povos ancestrais e a sua relação com a sociedade. Por outro lado, o candidato também poderia fazer uma referência acerca da relação desses grupos com o meio ambiente e com o agronegócio.
Nesse sentido, a proposta de intervenção poderia ter como base a valorização dos direitos humanos por meio de eixos como representatividade política, ações afirmativas e iniciativas educacionais.
Estatísticas
Adiante, as estatísticas sobre o exame são um dos tópicos mais importantes do Balanço ENEM 2022. Então, veja a seguir as mais pertinentes:
- Número de inscritos que realmente compareceram: 2.490.880 candidatos no primeiro dia e 2.351.513 no segundo.
- Quantidade de municípios em que a prova ocorreu: 1747.
- Taxa de abstenção: 32,4% (dois dias de prova).
- Número de candidatos eliminados: 5.126.
- ENEM digital: 32.376 candidatos compareceram no primeiro dia e 29.888 no segundo.
- Candidatos afetados por problemas de logística: 193 (162 na modalidade impressa e 31 na digital).
Considerações finais
Por fim, a taxa de abstenção no exame foi alta quando a comparamos com a média das edições anteriores. Sobretudo, este aspecto foi bastante grave na modalidade digital, a qual teve taxa de abstenção de 51,3% no primeiro dia e 55,1% no segundo. Assim, esse talvez seja um dos grandes alertas do Balanço ENEM 2022: a prova digital ainda não tem uma aceitação expressiva dos candidatos inscritos e precisa ser revista, cenário piorado quando também levamos em consideração a queda no número de inscritos para o exame digital em relação a 2021.
Além disso, cabe reforçar os prazos finais desta edição. O resultado do exame será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2023. Ademais, os candidatos que solicitarem a reaplicação até o dia 25 de novembro e forem atendidos poderão fazer as provas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023 (assim como os inscritos na modalidade Pessoas Privadas de Liberdade – PPL).
Se você quiser ficar 100% informado sobre o ENEM, sugerimos que nos siga nas nossas redes sociais no Instagram e Facebook. Lá colocamos as notícias mais importantes sobre o exame.