A arte contemporânea é uma corrente cultural de grande destaque na nossa civilização, com muitas décadas de história. Dessa forma, você vai conferir neste resumo tudo sobre esse movimento. Então, prossiga com a leitura para descobrir.
Contexto histórico da arte contemporânea
A corrente artística contemporânea surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. Assim, esse conflito realmente dividiu a periodização com o estilo artístico anterior, o moderno (das vanguardas europeias).
Ademais, a queda do nazismo e a ascensão da Guerra Fria, na qual as ideologias capitalistas e socialistas se confrontavam, foram o principal quadro político que influenciou a produção artística contemporânea. Além disso, podemos apontar ainda a consolidação da cultura de massa, do questionamento dos valores tradicionais e os efeitos da globalização, com o surgimento de novas tecnologias advindas da terceira fase da Revolução Industrial.
Conceito e características
A arte contemporânea, assim como a corrente moderna anterior, é essencialmente inovadora e disruptiva. Assim, o afastamento da representação realista se tornou cada vez mais frequente, agora substituído pela valorização da arte enquanto experiência (sensorial, reflexiva, motora, etc) e até do próprio questionamento dos conceitos do campo artístico. Logo, podemos falar aqui de uma arte menos “estética” e mais subjetiva, crítica e abstrata. Então, o propósito da composição do artista se torna mais relevante do que o próprio objeto apresentado.
Essa característica favoreceu as ideias de experimentação, interação com o público e de utilização de diferentes materiais e mídias para o “ato artístico”. Sobretudo, o emprego do plástico, da escultura de ferro e aço, de aquarelas com cores diferenciadas, das gravuras e outros itens do cotidiano.
De fato, a liberdade de criação e o subjetivismo são aspectos marcantes desse movimento. Ademais, o seu caráter “subversivo” a aproxima das camadas mais populares por meio de novas linguagens e da releitura de temas que são sensíveis à sociedade. A título de exemplo, podemos citar o racismo, a contracultura, as relações de gênero e a desigualdade social.
Dessa maneira, a produção artística contemporânea se libertou definitivamente do paradigma tradicional e expandiu profundamente os seus limites. Isso significou a manifestação em diferentes áreas, tais como a pintura, a dança, a escultura, o teatro, a literatura, a fotografia, dentre outros. Nesse sentido, grande parte dessas produções podem ser vistas em museus de renome em todo o mundo. No Brasil, destaca-se ainda o papel da Bienal de São Paulo na promoção dessas obras.
Movimentos artísticos
A saber, podemos considerar que ainda vivenciamos a produção da arte contemporânea. Desde o seu despontar na década de 40 do século XX, foi possível identificar diversas formas de expressão dos seus valores, em vários movimentos culturais. Assim, veja a seguir a lista das suas principais manifestações.
Minimalismo
Body Art
Pop art
Instalação artística
Performance artística
Arte povera
Arte conceitual
Land art
Hiperrealismo
Street art
Arte de novas mídias
Fotorrealismo
Arte digital
Op art
Arte cinética
Neoconcretismo
No Brasil, destacou-se a corrente do Neoconcretismo na década de 50. Essa iniciativa foi um grande marco na história das artes visuais no país. Em suma, ela propunha o rompimento com o racionalismo e o cientificismo na arte. Em seu lugar, deveriam-se privilegiar temáticas subjetivistas e uma sensibilidade que ultrapasse os padrões tradicionais.
O Neoconcretismo foi liderado por vários artistas, como Ferreira Gullar e Lygia Clark. Além disso, deve-se citar ainda a oposição desse movimento à corrente concretista no Brasil de Décio Pignatari, a qual ainda demonstrava a influência do cubismo europeu e a ênfase na precisão das formas geométricas.
Principais artistas
O caráter democrático e “subversivo” da arte contemporânea proporcionou nesse campo o surgimento de muitos artistas de destaque no Brasil e no mundo. Então, veja a seguir a seleção dos autores contemporâneos mais influentes:
- Banksy
- Andy Warhol
- Roy Lichtenstein
- Cildo Meireles
- Willys de Castro
- Richard Serra
- Hércules Barsotti
- Keith Haring
- Bill Viola
- Rebecca Horn
- Jean-Michel Basquiat
- Anselm Kiefer
- Franz Weissmann
- Hélio Oiticica
- Damien Hirst
- Lygia Clark
- Marina Abramovic
- Gerhard Richter
- Lygia Pape
- Amílcar de Castro
- Aluísio Carvão
- Robert Smithson
- Romero Britto
- Ferreira Gullar
- Jeff Koons
- Takashi Murakami
- Lucian Freud
- Reynaldo Jardim
- Theon Spanudis
- Rosana Paulino
Gostou deste resumo sobre arte contemporânea? Então, recomendamos que você também confira o Repositório Online de Artes para conhecer visualmente várias obras desses artistas.