Many e much

many e much

Um tema que frequentemente gera dúvidas entre os estudantes da língua inglesa é a diferença entre many e much. Neste resumo, você vai conferir as regras para a utilização dessas palavras, com exemplos práticos. Então, prossiga com a leitura para descobrir.

Quando devemos utilizar many e much?

Essas palavras são quantificadoras, ou seja, referem-se à quantidade de objetos ou de pessoas. A saber, podemos traduzir many como “muitos ou muitas” e much como “muito ou muita”. Logo, confira a seguir as regras completas para cada um desses determinantes.

Many

O principal macete para identificar qual é o quantificador correto é verificar se a palavra em questão pode ser contada ou não. Assim, many é utilizado para palavras que são contáveis, sempre no plural. 

Exemplos

  • I have many brothers and sisters (eu tenho muitos irmãos e irmãs);
  • There are many flowers in the garden (existem muitas flores no jardim);
  • She has many cars (ela tem muitos carros).

Much

Por outro lado, much se utiliza para palavras não-contáveis, sempre no singular. Sobretudo, existe uma confusão frequente entre os estudantes sobre esse ponto. Assim, devemos refletir sobre o sentido das frases. Dessa forma, existem algumas palavras que indicam uma ideia de integralidade, que não podem ser contadas e não têm a necessidade de utilização do plural na frase.

Podemos citar como exemplo o substantivo “arroz”. Não soa bem construirmos uma oração com “muitos arrozes”. Ao contrário, quando dizemos a aplicação “muito arroz”, fica evidente que se trata de uma quantidade coletiva desse alimento. Logo, emprega-se esse mesmo princípio para a palavra much. 

Entretanto, é importante fazermos um alerta. As palavras contáveis e não-contáveis da língua inglesa nem sempre correspondem em português. Por exemplo, as palavras “informação” e “conselho” não podem ser contadas em inglês, mas podem na língua portuguesa. Assim, vale a pena prestar atenção ao sentido da frase e conhecer bem o idioma.

Exemplos

  • There is much to be done here (há muito o que se fazer aqui);
  • He hasn’t much money (ele não tem muito dinheiro);
  • There isn’t much food in the fridge (não tem muita comida na geladeira).

Gostou deste resumo sobre many e much? Então, confira também o nosso material produzido sobre os falsos cognatos da língua inglesa.

Compartilhe

Gostou deste conteúdo? Para contribuir com a nossa missão de produzir resumos de qualidade para os seus estudos, você pode fazer um PIX para a chave milenioescolar@gmail.com (Banco do Brasil – Philipe).