Proposta de intervenção

proposta de intervenção

Um importante quesito cobrado na redação do ENEM é a proposta de intervenção. Mais do que uma curta exposição de ideias, os formuladores do exame têm a intenção de estimular os alunos a pensarem por conta própria e a resolverem situações-problema.

Neste artigo, você vai conferir tudo sobre esse tema: o que é, quantos pontos vale, dicas de como fazer e exemplos de redação. Então, continue com a leitura para descobrir.

O que é a proposta de intervenção?

Primeiramente, seguindo a linha mencionada anteriormente, o ENEM instiga os concorrentes a formularem argumentos construtivos, ou seja, que defendam ideias que teriam impacto direto na transformação da nossa realidade.

Nesse sentido, cobra-se que o estudante proponha uma solução para o problema, com base em argumentos concretos, a qual tem a nota variável de 0 a 200 na contagem final da redação. A saber, essa é a Competência 5. De antemão, cabe dizer que não se espera que o aluno saiba como resolver integralmente questões complexas. Tampouco que ele tenha a “versão correta” da situação. Ao contrário, exige-se que ele tenha pensamento crítico e consiga defender um ponto de vista com ideias embasadas e aplicadas ao tema do texto.

Dicas para construir uma boa proposta

De fato, a coesão e a coerência são elementos essenciais para a produção de uma boa redação. Assim, há de se tomar cuidado para a proposta de intervenção não estar “solta” no texto e desconectada com a estrutura narrativa. Você deve se fazer as seguintes perguntas:

• O que deve ser feito?
  • Quem irá fazer?
  • Como isso será feito?
  • Quais são os resultados e benefícios esperados?
  • Que outra informação pode ser acrescentada para embasar a proposta?

Todavia, cabe aqui fazer uma observação sobre um erro que afeta muitos candidatos. Naturalmente, o “governo” é bastante citado como ente responsável pela resolução de um problema. Contudo, esse é um termo deveras genérico. A estrutura dos poderes públicos brasileiros envolve Executivo, Legislativo e Judiciário, além de União, estados e municípios. Igualmente, termos como “mídia” (impressa? televisão? digital? jornalismo?) e polícia (estadual? militar? federal? rodoviária? ambiental?) devem ser melhor explicados. Logo, seja o mais específico possível. A Cartilha de Redação do ENEM aponta possíveis esferas de atuação para os agentes competentes para solucionar os problemas referentes ao tema:

• Individual
  • Familiar
  • Social
  • Político
  • Governamental
  • Comunitário
  • Mundial

Direitos humanos

Além disso, outra dica importante é não escrever algo que desrespeite os direitos humanos em sua proposta, o que pode levar à nota zero na redação. Ou seja, de modo algum utilize argumentos sexistas, racistas, homofóbicos e/ou discriminatórios contra minorias e outros grupos socialmente excluídos.

Exemplo de redação: ENEM 2020

A título de exemplo, veja a seguir uma proposta de intervenção que levou a nota máxima no último exame, a qual foi escrita pela aluna Isabella Gadelha e teve como tema a saúde mental:

“Portanto, faz-se imprescindível que a mídia – instrumento de ampla abrangência – informe a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas redes sociais e debates televisivos, a fim de formar cidadãos informados. Paralelamente, o Estado – principal promotor da harmonia social – deve promover a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fato de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade do Brasil”.

Observações finais

Naturalmente, a proposta de intervenção é geralmente colocada no final da redação, pois viria após o desenvolvimento dos argumentos. Isso não é uma regra geral, mas caso você a coloque no meio do texto, tome cuidado para não fugir do tema ou deixar a redação confusa.

Desse modo, a sua proposta deve ser factível e explícita no texto. Uma boa dica é ler muito, acompanhar as atualidades e ter um repertório sociocultural forte o suficiente para enfrentar temas de difícil compreensão e solução.

Gostou deste conteúdo sobre a proposta de intervenção? Então, você vai adorar outro resumo que produzimos sobre redação, o qual trata sobre os últimos temas cobrados nos textos do ENEM.

Gostou deste conteúdo? Para contribuir com a nossa missão de produzir resumos de qualidade para os seus estudos, você pode fazer um PIX para a chave milenioescolar@gmail.com (Banco do Brasil – Philipe).