Você já ouviu falar de consciência fonológica? É um tema que afeta diretamente a criação de filhos, a educação infantil e a alfabetização. Neste resumo, você vai conferir tudo sobre esse fenômeno e como você pode estimulá-lo. Prossiga com a leitura para conferir.
O que é consciência fonológica?
Primeiramente, é a capacidade humana de dominar e de utilizar os sons oriundos do movimento da nossa língua. Isso significa que a criança passa a ter a consciência de que uma palavra pode se iniciar ou terminar com o mesmo som, além de compreender que elas têm tamanhos diferentes. Por meio dessa operação, ela passa a identificar a possibilidade de formar sílabas, palavras e rimas. Em resumo, veja a seguir a cronologia aproximada desse desenvolvimento:
- 0-3 meses: o bebê percebe o som da voz dos pais.
- 3-6 meses: o bebê mexe a cabeça em direção à fonte de algum som.
- 9-12 meses: começa o processo de composição de sons na fala e de imitação das palavras proferidas pelos adultos.
- 1-2 anos: período de criação de um fluxo com palavras individuais.
- 2-3 anos: fortalecimento do domínio das rimas e utilização mais articulada das palavras.
- 3 anos: início da consolidação da consciência fonológica.
Fonologia e alfabetização
A consciência fonológica se desenvolve na criança antes que ela adentre o processo formal de alfabetização. Desde o nascimento, ela é “bombardeada” pelas diferentes linguagens que a circundam e os conhecimentos advindos do seu círculo familiar e social.
Posteriormente, quando ela iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita, o seu entendimento sobre o som das letras será fundamental. Nessa etapa, ela aprenderá a consciência fonêmica, isto é, o ato intencional de manipular as unidades linguísticas (letra, sílaba, palavra e frase). Em suma, ela irá adquirir de maneira progressiva o conhecimento de que as palavras são compostas por fonemas, os quais são associados aos grafemas (letras). Aqui ela saberá com exatidão o nome e o som representado por todas as letras do alfabeto.
Dicas de estímulo
De fato, a família pode estimular o desenvolvimento da consciência fonológica em seus filhos. As músicas, os trava-línguas e a utilização de rimas são excelentes ferramentas para isso. Por exemplo, os ritmos cantados como “o sapo não lava o pé” e “escravos de Jó” são músicas com palavras curtas e que evidenciam mais facilmente a compreensão das letras e fonemas.
Em seguida, jogos, brincadeiras e brinquedos pedagógicos também trabalham essa característica com eficiência. O ideal é adquirir um conjunto de letras manufaturadas com as quais a criança possa interagir, assim como algum brinquedo sonoro que simule os sons das palavras.
Por fim, a interação verbal com outras pessoas é talvez a melhor maneira de incentivar esse processo. Isso ocorre tanto na convivência com a família quanto com os colegas. Logo, é importante ler com frequência para as crianças e reforçar a sonoridade dos nomes das pessoas próximas.
Sinais de atenção
Embora cada pessoa tenha o seu próprio ritmo de desenvolvimento, é essencial atentar para algumas características que podem atrasar a tomada dessa consciência. Assim, no caso específico do período de alfabetização, destacam-se esses possíveis fenômenos:
- início tardio da fala;
- dificuldade de pronúncia das palavras;
- esforço excessivo para memorizar as músicas;
- linguagem demasiadamente “infantil”;
- dificuldade em associar letra e som;
- bloqueio para a leitura;
- excesso de erros ortográficos;
- dificuldade para compor e decompor sílabas;
- bloqueio para distinguir sons de palavras semelhantes.
Contudo, cabe ressaltar que tudo isso depende da percepção da equipe pedagógica e da família, o que não necessariamente se configura em um transtorno de aprendizagem. Logo, é essencial acompanhar o desenvolvimento da consciência fonológica infantil de perto e contar com apoio especializado caso surja alguma dúvida.
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