A regra de três simples é uma operação matemática utilizada em várias situações do cotidiano, como fazer uma compra. Ela envolve duas grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Esse cálculo possibilita a descoberta de um quarto valor desconhecido a partir de três valores conhecidos. Quer saber como? Continue com a leitura para descobrir.
Como calcular a regra de três
Para grandezas diretamente proporcionais (em que uma aumenta na mesma proporção da outra), separe os valores em duas colunas, de acordo com a grandeza que você quiser identificar. Posicione então os três valores conhecidos e a incógnita (x) nesse cálculo. Multiplique os valores de cima para baixo, no sentido contrário. A seguir, faça a divisão e finalize a operação.
Por exemplo: digamos que estejamos calculando a quantidade de calorias em uma fatia de torta de maçã. Se 1 fatia tem 200 calorias, qual a quantidade (x) de calorias presentes em 5 fatias?
1x = 5 x 200
1x = 1000
x = 1000/1
x = 1000
Assim, cinco fatias de torta de maçã contêm mil calorias.
Cálculo inverso
Caso o cálculo aconteça em uma situação de grandezas inversamente proporcionais (em que uma aumenta ao passo que a outra diminui), você deve inverter uma das razões.
Vejamos agora um segundo exemplo, aplicado a essa situação. Uma torneira enche uma pia em 2 horas. Em quanto tempo (x) uma pia encheria com 6 torneiras, considerando que essas têm a mesma vazão que no primeiro caso?
Perceba que esse problema envolve grandezas inversamente proporcionais, pois quanto mais torneiras existirem nesse contexto, menor o tempo de enchimento. Logo, repita o procedimento da regra de três no primeiro exemplo, só que dessa vez com uma das razões invertidas:
6x = 2 x 1
6x = 2
x = 2/6
x = 0.33h
Desse modo, 6 torneiras enchem uma pia em aproximadamente 1/3 de hora, ou seja, em 20 minutos.
Achou este conteúdo útil? Então, confira também os nossos resumos de Física, como o sobre as leis de Newton.