Blocos econômicos mundiais

blocos econômicos

A princípio, blocos econômicos são agrupamentos de países em prol de variados tipos de integração, sendo o livre-comércio e o comércio externo como os seus principais. Portanto, essas agremiações são frutos diretos da globalização e do multilateralismo, abrigando negociações sobre:

  • políticas tarifárias;
  • circulação de pessoas pelas fronteiras;
  • saúde, educação e segurança;
  • transferência de tecnologia;
  • união monetária;
  • democracia e direitos humanos.

Desse modo, confira agora quais são os 9 principais blocos do mundo.

1) União Europeia (EU)

Oficialmente proclamada em 1993 pelo Tratado de Maastricht, ela é composta por 27 países europeus. Contudo, cabe ressaltar a saída recente do Reino Unido. Em suma, a UE é um mercado comum definido por uma integração política, monetária e de fronteira, em diferentes níveis, com uma economia de U$15 trilhões.

2) União Africana (AU)

Entidade composta por todos os 55 países da África. Fundada em 2001, ela pretende agir na pacificação do continente e no aumento do comércio regional. Tamanho da economia: U$2.2 trilhões.

3) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS)

Grupo fundado em 2009 pelos maiores países emergentes do mundo. Sobretudo, o BRICS tem uma economia de U$20,3 trilhões e promove a cooperação entre os países-membros a fim de progredir o comércio global e também áreas como energia, segurança e inovação.

4) Parceria Regional Econômica Abrangente (RCEP)

Grupo formado em 2020 por países do sudeste asiático (membros da ASEAN) e pela Austrália, Nova Zelândia, China, Japão e Coreia do Sul. Primordialmente, a RCEP visa facilitar as políticas tarifárias entre os países-membros. Tamanho da economia: U$26 trilhões.

5) Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

Bloco formado pelas nações que compunham a União Soviética (com exceção dos países bálticos). Acima de tudo, a CEI foi fundada em 1991 com o objetivo de promover os interesses econômicos e de defesa da região. A saber, recentemente países como a Geórgia e a Ucrânia se afastaram da governança do bloco devido às discordâncias com a política imperialista russa. Tamanho da economia: U$1,8 trilhões.

6) Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC)

Em síntese, a APEC é o bloco de integração econômica e livre-comércio entre 21 países banhados pelo Oceano Pacífico. Fundada em 1989, ela tem uma economia estimada em U$45 trilhões.

7) Mercado Comum do Sul (MERCOSUL)

Um dos principais blocos econômicos da nossa região. Fundado em 1991, o MERCOSUL tem cinco países-membros e tem como objetivo ampliar a integração econômica da América do Sul. Entretanto, a Venezuela, ingressa no bloco em 2012, está atualmente suspensa por ter rompido com a ordem democrática em seu país. Tamanho da economia do bloco: U$2,4 trilhões.

8) Aliança do Pacífico (AP)

A AP é um bloco de livre-comércio composto pelo México, Colômbia, Chile e Peru. Criado em 2012, ela tem como meta diversificar as exportações da região, em especial para a Ásia. Economia: U$2,8 trilhões.

9) Acordo Estados Unidos, México, Canadá (USMCA)

Em outras palavras, ele é o bloco econômico sucessor do NAFTA fundado em 2018.  Enfim, o USMCA compreende os países da América do Norte e tem o objetivo de estabelecer o livre-comércio na região, com tem uma economia estimada em U$24,2 trilhões.

Então, se você curtiu este conteúdo de geografia sobre blocos econômicos, você com certeza também irá gostar da nossa seção de história! Lá tem um artigo excelente sobre a Inconfidência Mineira para você conferir.

Compartilhe

Gostou deste conteúdo? Para contribuir com a nossa missão de produzir resumos de qualidade para os seus estudos, você pode fazer um PIX para a chave milenioescolar@gmail.com (Banco do Brasil – Philipe).